Todas as Noticias
Título da Dissertação: Verticalização do ensino: concepções e memórias de estudantes egressos do IFFar Campus Santa Rosa
Produto Educacional: Construindo caminhos no IFFar Campus Santa Rosa: da formação técnica em Móveis e em Edificações ao ensino superior de Arquitetura e Urbanismo
https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742921
Orientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos
Coorientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz
Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani e Dra. Roseli Adriana Blümke Feistel
Resumo: O presente estudo foi desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), inserido na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica e pertencente ao Macroprojeto 6 - Organização de Espaços Pedagógicos na EPT. Teve como objetivo analisar as concepções e memórias dos estudantes egressos do Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo do IFFar-SR provenientes do Curso Técnico Integrado em Edificações e do Curso Técnico Integrado em Móveis da Instituição quanto a sua experiência formativa e inserção no mundo do trabalho dentro da perspectiva da verticalização do ensino. Nosso propósito foi resgatar a trajetória de criação do IFFar-SR, caracterizar os cursos envolvidos na pesquisa com base em seus cenários formativos e eixos tecnológicos, e compreender as concepções de verticalização do ensino nos IFs e sua relevância na formação integral dos educandos. A metodologia caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, através de estudo de caso utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada e a análise dos dados obtidos por meio da Análise Textual Discursiva, com base nos estudos de Moraes e Galiazzi (2016). Como principais resultados da pesquisa observamos a importância da infraestrutura disponível às atividades educacionais, a contribuição relevante das ações assistenciais e de inclusão implementadas, e a aprovação, por parte dos egressos, da estrutura educacional oferecida. Mas também, a existência de questões a serem discutidas e aperfeiçoadas com relação a conteúdos e metodologias adotadas. Percebemos a verticalização do ensino como sendo um diferencial na formação acadêmica dos educandos e na sua posterior inserção no mundo do trabalho, sem, entretanto, ter consciência de que ainda há muito o que evoluir. A partir dos dados obtidos com a pesquisa, elaboramos como produto educacional o ebook intitulado “ Construindo caminhos no IFFar Campus Santa Rosa: da formação técnica em Móveis e em Edificações ao ensino superior de Arquitetura e Urbanismo”, visando uma maior divulgação e conhecimento das oportunidades formativas oferecidas pelo IFFar-SR na busca pela constante melhoria na educação profissional e tecnológica ofertada.
Palavras-chave: Verticalização do ensino. Memórias. Experiência formativa.
Data da defesa: 27 de março de 2024
Horário: 14h30min
Local: Laboratório Interdisciplinar de Formação Educacional, IFFar - Campus São Vicente do Sul
Publicado em Notícias
- 12/03/24
- 11h46
Título do projeto:
A POLÍTICA DE VERTICALIZAÇÃO DO ENSINO E A INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE ENSINO DO RIO GRANDE DO SUL: EXIGÊNCIAS, COMPLEXIDADES E ADOECIMENTO MENTAL
Orientador: Dra. Ana Cláudia de Oliveira da Silva
Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dra. Karla Aparecida Zucoloto
Resumo: Os Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia foram criados para promoverem uma inovação na educação brasileira, dando oportunidades para as classes sociais menos abastadas de terem acesso a um ensino público de qualidade desde o ensino médio até o ensino superior e/ou a pós-graduação em locais próximos da sua residência. Sua estrutura multicampi e o ensino verticalizado possibilitam que isso ocorra, mas por se tratar de algo novo no meio educacional, a atuação docente em diferentes níveis de ensino pode produzir uma sobrecarga de trabalho, incluindo agendas ocultas, que impedem a mensuração do tempo dedicado pelo professor. Isso exige do profissional um período maior de atividade laboral, impedindo-o de ter qualidade de vida, tempo para o lazer e convívio em família, e gera sofrimento e até mesmo adoecimento mental, como a Síndrome de Burnout. Sendo assim, o presente trabalho objetiva conhecer as consequências da política de verticalização do ensino em função da intensificação do trabalho docente e suas implicações quanto ao grau de sobrecarga de trabalho, de desgaste emocional e de adoecimento mental dos professores de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico dos Institutos Federais de Educação do Rio Grande do Sul, em especial aqueles vinculados ao Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. Para isso, realizar-se-á uma pesquisa por meio de questionários com alguns docentes que atuam junto ao ProfEPT nos três IF’s do Rio Grande do Sul.
Palavras-chave: Ensino Verticalizado; Intensificação do Trabalho Docente; Síndrome do Esgotamento Profissional - Burnout
Data da qualificação: 15 de março de 2024
Horário: 14h
Local: Videoconferência
* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.
Publicado em Notícias
- 28/02/24
- 15h17
Título da Dissertação: A ORGANIZAÇÃO NA OFERTA E DISTRIBUIÇÃO DE KITS DE ALIMENTOS DURANTE A PANDEMIA AOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL DO SUL DO PAÍS
Produto Educacional: Organização e Memórias da Distribuição de Kits de Alimentos a Estudantes do Instituto Federal Farroupilha Durante a Pandemia da Covid-19.
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742571
Orientador(a): Dra. Daniela Copetti Santos
Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani e Dra. Maristela Borin Busnello
Resumo: A garantia da alimentação como um direito, previsto no artigo 6º pela Constituição Federal, é assegurar a universalidade do atendimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar aos estudantes da educação básica. Em abril de 2020, logo após ter iniciado o isolamento social decorrente da pandemia da covid-19, a Lei nº 13.987 autorizou, em caráter excepcional, a distribuição de gêneros alimentícios aos alunos que estavam afastados devido à suspensão das aulas. O Instituto Federal Farroupilha (IFFar) proporcionou, aos discentes dos cursos médios integrados e beneficiados através de edital, doações de Kits de Alimentos adquiridos pelo Programa Nacional da Assistência Estudantil. Portanto, objetivou-se analisar como aconteceu a organização e a distribuição dos kits de alimentos pelo IFFar durante esse momento de adversidades, às famílias dos discentes do ensino médio integrado. De forma mais específica os seguintes objetivos conduziram o nosso trabalho: Analisamos os documentos que ampararam e regulamentaram a distribuição dos kits de alimentos durante a pandemia, pelo IFFar; Verificamos como ocorreu a organização e a distribuição dos kits de alimentos durante a pandemia da Covid-19 na percepção das nutricionistas do IFFar; Verificamos a importância da distribuição dos kits de alimentos para as famílias e discentes no tempo da pandemia e por fim construímos o produto educacional, referente ao tema que embasou a dissertação. A metodologia aplicada caracterizou-se como qualitativa, por ser a mais apropriada para os estudos sociais. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas gravadas, transcritas e analisadas através do método de Análise de Conteúdo de Bardin. Com os conhecimentos gerados neste estudo, elaboramos uma cartilha sobre “A organização e memórias da distribuição de kits de alimentos a estudantes do IFFar durante a pandemia da covid-19”, com a intenção de contribuir com a construção da memória dessa instituição, possibilitando conhecer a história de como aconteceu a oferta da alimentação escolar nesse momento de adversidades.
Palavras-chave: Kits de Alimentos; Pandemia; Educação Integrada
Data da defesa: 12 de março de 2024
Horário: 19h
Local: Videoconferência
* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.
Publicado em Notícias
- 28/02/24
- 10h28
O ProfEPT oferta 654 vagas, em 39 institutos federaisinstituições associadas de todo o Brasil.
As inscrições para o ProfEPT – Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica até o dia 9 de janeiro e o pagamento da taxa de inscrição para o dia 10 de janeiro de 2024. Este ano, são ofertadas 654 vagas, distribuídas entre 39 instituições associadas de todo o Brasil. As vagas são destinadas à ampla concorrência e aos servidores do quadro permanente ativo da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e Colégio Pedro II.
A inscrição será feita pela internet, no endereço https://profept.selecao.net.br/index/abertos/. A taxa de inscrição é de R$ 150. É possível pedir a gratuidade da taxa até o dia 1° de dezembro. Têm o direito à gratuidade os candidatos que preencherem os requisitos previstos no edital, dentre os quais está ser inscrito no CadÚnico.
A seleção será feita por meio de uma prova, marcada para 25 de fevereiro. Acesse a página do edital para ver todas as informações.
O ProfEPT
O curso tem como objetivo proporcionar formação na área, visando tanto à produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos. Isso é feito por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado pertinentes à educação profissional, técnica e tecnológica em espaços formais ou não-formais.
São duas linhas de pesquisa: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
Publicado em Notícias
- 04/01/24
- 12h02
No período de 23 de novembro a 21 de dezembro de 2023, o ProfEPT do IFFar teve a realização de 10 bancas de trabalhos de conclusão de curso. Neste período, foram apresentados relatórios de dissertação e produtos educacionais desenvolvidos por mestrandos ingressantes no programa no ano de 2021 e de 2022.
Dos trabalhos apresentados, 6 estão centrados na Linha de Pesquisa Práticas Educativas em EPT e 4 na linha de pesquisa Organização e Memórias dos Espaços Pedagógicos na EPT.
Esse é um momento importante para o programa pois representa a finalização de um ciclo onde a grande maioria da turma 2021 apresenta seus trabalhos e em que o primeiro trabalho da turma 2022 é apresentado.
A seguir estão listados os trabalhos apresentados, com título da dissertação e do produto educacional destacando seus autores e orientadores.
Também são apresentados alguns registros fotográficos dos momentos das bancas, os quais foram extraídos das redes sociais dos mestrandos e docentes.
- Mestranda Luciana Paslauski Knebel, orientador Dr. Adão Caron Cambraia
Título da Dissertação: Formação pedagógica para educação profissional e tecnológica - EAD do IFFar: desafios e potencialidades para o desenvolvimento do currículo integrado
Produto Educacional: Curso de Formação MOOC sobre Currículo Integrado na Educação Profissional e Tecnológica
- Mestranda Carina Deolinda da Silva Lopes, orientadora Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio
Título da Dissertação: A qualificação permanente para as formas alternativas de resolução de conflitos no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
Produto Educacional: A qualificação permanente para as formas alternativas de resolução de conflitos no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
- Mestrando Sebastião Saraiva Neto, orientadora Dra. Catiane Mazocco Paniz e Coorientadora Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos.
Título da Dissertação:Contribuições, historicidade e memórias do Campus São Vicente do Sul.
Produto Educacional: Linha do Tempo do Campus São Vicente do Sul - IFFAR
- Mestrando Jonatan Jean Silveira da Silva, orientadora Dra. Catiane Mazocco Paniz e coorientadora Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos
Título da Dissertação: Estratégias educativas em saúde no Instituto federal Farroupilha: desafios e possibilidades a partir do ensino médio integrado.
Produto Educacional: A utilização dos três momentos pedagógicos na educação em saúde: um guia didático para o ensino médio integrado.
- Mestranda Rosinara Ribeiro dos Santos Cornelio, orientadora Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio
Título da Dissertação: COVID-19 e o retorno às atividades escolares presenciais: protocolos e orientações na percepção dos estudantes do Ensino Médio Integrado.
Produto Educacional: COVID 19: Práticas de Prevenção
- Mestranda Susi Mara da Silva Alves, orientador Dr. Vantoir Roberto Brancher
Título da Dissertação: Processos e práticas educativas para estudantes surdos nos cursos técnicos integrados na EPT
Produto Educacional: Práticas Educativas de Inclusão e o Sujeito Surdo
- Mestranda Adriana Andrade Bastos, orientadora Dra. Taniamara Vizzotto Chaves
Título da Dissertação: Desafios e possibilidades do ensino de matemática na perspectiva do ensino híbrido na Educação Profissional e Tecnológica
Produto Educacional: Desafios e possibilidades do ensino híbrido na Educação Profissional e Tecnológica
- Mestranda Eliane Teresinha Sousa, orientador Dr. Vantoir Roberto Brancher
Título da Dissertação: Práticas educativas na EPT: Processos de ensino e aprendizagem dos estudantes com deficiência intelectual.
Produto Educacional: Práticas Educativas na Educação Profissional Tecnológica para Estudantes com Deficiência Intelectual
- Mestranda Verlaine Denise Brasil Gerlach, orientadora Dra. Daniela Copetti Santos e Coorientadora Dra. Letícia Ramalho Brittes
Título da Dissertação: O desenvolvimento do processo pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica: o papel dos dirigentes em contextos desafiadores.
Produto Educacional: Gestão Educacional: Histórias e Memórias de Dirigentes da Educação Profissional e Tecnológica em Tempos de Adversidades
- Mestrando Cristian Ericksson Colovini, orientador Dr. Vantoir Roberto Brancher
Título da dissertação: Docência na Educação Profissional: saberes docentes e significações na educação prisional
Produto educacional: Curso Educação Profissional em Contextos Prisionais
https://iffar.edu.br/noticias-profept?start=60#sigProId9f2b6289c5
Publicado em Notícias
- 21/12/23
- 15h49
O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) iniciou o Processo Seletivo para o Curso de Mestrado Profissional. As inscrições vão de 27 de novembro a 4 de janeiro de 2024.
O curso de mestrado do ProfEPT é oferecido por diversas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O IFFar oferece 24 vagas no Campus Jaguari, sendo que 50% delas são reservadas para servidores de Institutos Federais.
As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, através do site do ProfEPT, de 27 de novembro a 4 de janeiro de 2024. A taxa de inscrição tem o valor de R$150,00. A seleção se dá por meio de uma prova, denominada Exame Nacional de Acesso. Ela será aplicada presencialmente no dia 25 de fevereiro de 2024 nas instituições que oferecem vagas, como o IFFar – Campus Jaguari. A bibliografia da prova está disponível neste link.
De acordo com o Edital de Seleção, o ProfEPT é um Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, reconhecido pela Capes/MEC. Visa a produção de conhecimento e o desenvolvimento de produtos por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado pertinentes à educação profissional, técnica e tecnológica em espaços formais ou não-formais.
As pesquisas desenvolvidas no curso de mestrado do ProfEPT devem estar em consonância com uma de suas duas linhas de pesquisa: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica; e Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica.
As informações completas estão disponíveis Edital ProfEPT nº 02/2023.
Fonte: Secom
Publicado em Notícias
- 15/12/23
- 09h09
Do dia 20 a 24 de maio de 2024, o ProfEPT do IFFar realizará em parceria com diversas intituições os eventos XXIII ENACED, III SIEPEC e o V ENTECI, na UNIJUI, na cidade de Ijuí-RS.
Em breve serão publucadas mais informações.
Publicado em Notícias
- 07/12/23
- 18h38
Título da Dissertação: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA – EAD DO IFFAR: DESAFIOS E POTENCIALIDADES PARA DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO INTEGRADO
Produto Educacional: Curso de Formação MOOC sobre Currículo Integrado na Educação Profissional e Tecnológica
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740211
Orientador(a): Dr. Adão Caron Cambraia
Banca: Dr. Vantoir Roberto Brancher e Dra. Patrícia Grasel da Silva
Resumo: A presente pesquisa intitulada “Formação Pedagógica para Educação Profissional e Tecnológica – EAD do IFFar: desafios e potencialidades para desenvolvimento do currículo integrado”, é oriundo do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional ProfEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. A pesquisa tem como objetivo analisar as concepções de Currículo Integrado dos professores formadores do Curso de Formação Pedagógica de Professores para Educação Profissional - EAD do IFFar. Está inserida na linha de Pesquisa “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)” e no Macroprojeto 5 – Organização do currículo integrado na EPT. Com isso, a pergunta de pesquisa é: Quais as concepções de currículo integrado possuem os professores formadores do curso da Formação Pedagógica EAD? Trata-se de um estudo de característica qualitativa, cuja produção dos dados utilizou-se a técnica de entrevistas semi-estruturadas com os professores formadores. Para análise dos dados recorremos a Análise Textual Discursiva (ATD), que cria espaços de reconstrução, envolvendo-se nisto diversificados elementos, especialmente a compreensão da produção de significados sobre os fenômenos investigados e a transformação do pesquisador. Para produção dos dados, primeiramente, identificamos os professores formadores que atuam no curso de formação pedagógica e realizamos as entrevistas. Nas análises iniciais, definimos categorias anteriores e posteriores à entrevista. As categorias anteriores foram definidas na seleção dos excertos selecionados da entrevista e que reforçavam o referencial teórico (com as concepções da pesquisadora sobre o currículo integrado no contexto estudado). As categorias posteriores foram produzidas depois da análise das entrevistas, ou seja, foram produzidos novos entendimentos sobre o Currículo Integrado. Com isto contribuir com a formação de professores e como produto educacional foi desenvolvido um curso de formação MOOC sobre o Currículo Integrado na Educação Profissional e Tecnológica no ambiente virtual da plataforma de modo a facilitar e subsidiar a compreensão do que é visando privilegiar a Formação Pedagógica e a importância no contexto da educação na EPT/EAD.
Palavras-chave: Formação Pedagógica; EAD; Currículo Integrado.
Data da defesa: 21 de dezembro de 2023
Horário: 14h
Local: Auditório, IFFar - Campus Santo Augusto
* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.
Publicado em Notícias
- 06/12/23
- 13h04
Título da Dissertação: A QUALIFICAÇÃO PERMANENTE PARA AS FORMAS ALTERNATIVAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NO ÂMBITO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA
Produto Educacional: A QUALIFICAÇÃO PERMANENTE PARA AS FORMAS ALTERNATIVAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NO ÂMBITO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740207
Orientador(a): Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio
Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves e Dra. Elenise Felzke Schonardie
Resumo: A pesquisa desenvolvida visa colaborar com os conhecimentos a respeito das formas alternativas de resolução de conflitos junto do ambiente educacional do Instituto Federal Farroupilha, por meio da criação de uma Cartilha específica e informativa das formas alternativas de resolução de conflitos, um material textual para favorecer o trabalho dos atuantes no ambiente do Instituto. O trabalho busca saber se é possível alcançar as melhorias junto das resoluções de conflitos a partir do desenvolvimento de um material compilado específico para fomentar o apoio dos mediadores e conciliadores auxiliares do IFFar? A delimitação e organização dos estudos se dá a partir da mediação e conciliação dos conflitos, perpassando ainda pelo entendimento conceitual da Justiça Restaurativa, a fim de dar ênfase a diferenciação existente entre as várias formas de resolução de conflitos. O estudo pautou-se da teoria de Luis Alberto Warat e debruçou-se sobre as legislações que operam com as formas resolutivas de conflitos em especial e Lei especial da Mediação, documentos legais institucionais e o Regulamento de Convivência dos Estudantes do Instituto Federal Farroupilha, visando observar dentro deste viés disciplinar a possibilidade de concretização e efetividade da de um espaço de atuação de todas as formas resolutivas de conflitos a fim de garantir qualidade e desenvolvimento da educação profissional. O contorno da pesquisa está baseado na linha de pesquisa Prática Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para o presente estudo a metodologia adotada tanto para o trabalho de pesquisa como para elaboração do produto educacional foi de abordagem qualitativa, aplicada com objetivo explicativo. No campo do procedimento a pesquisa se deu através de análise bibliográfica e documental, com fim de possibilitar concretização da referida cartilha com produção textual apresentada como produto educacional, contribuindo então para a capacitação permanente da comunidade acadêmica do referido Instituto.
Palavras-chave: Conflitos; Formas alternativas; IFFar; Qualificação permanente.
Data da defesa: 15 de dezembro de 2023
Horário: 13:30h
Local: Videoconferência
* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.
Publicado em Notícias
- 05/12/23
- 08h25
Título da Dissertação: CONTRIBUIÇÕES, HISTORICIDADE E MEMÓRIAS DO CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL
Produto Educacional: Linha do Tempo do Campus São Vicente do Sul - IFFAR
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740180
Orientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz
Coorientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos
Banca: Dr. Adão Caron Cambraia e Dra. Mariglei Severo Maraschin
Resumo: O Campus São Vicente do Sul, em sua trajetória de constituição formativa e educacional, viveu inúmeras etapas, as quais foram demarcadas com significativas transformações estruturais e legais. Essas mudanças, desde a sua origem, sempre estiveram ligadas à qualidade do ensino ofertado e ao empenho de toda a comunidade escolar, tornando- se, assim, uma instituição referência para a região. Relembrar e reviver o passado é buscar resgatar as memórias, a história, os fatos marcantes e relevantes, de maneira que, trazer para o presente, tem uma importância muito maior, para se ter um futuro com melhores condições de vida. Nesse sentido, é preciso escutar, dialogar, buscar dados com as pessoas partícipes dessa história, com a comunidade do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul (IFFar-SVS) e demais sujeitos, pois a história institucional está ligada à vida, às relações e aos trajetos formativos dos sujeitos, das pessoas que passaram pela instituição. Nesse sentido, levantou-se o seguinte problema de pesquisa: como o Instituto Federal Farroupilha - campus SVS na sua constituição histórica, tem contribuído para o desenvolvimento social e econômico local e regional? Como objetivo geral: Analisar a trajetória do Campus Iffar – SVS, suas diferentes fases e transformações e suas contribuições para a comunidade local e regional. Para obtenção dos dados utilizou-se questionários e para análise dos dados Análise Textual Discursiva (ATD).
Palavras-chave: Memória Institucional; Educação Profissional; Desenvolvimento Regional
Data da defesa: 15 de dezembro de 2023
Horário: 9h
Local: Videoconferência
* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.
Publicado em Notícias
- 04/12/23
- 11h21
Redes Sociais