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Título da Dissertação: O PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA – CAMPUS ALEGRETE: INCLUSÃO OU EXCLUSÃO? DESAFIOS NA EPT.
Produto Educacional: Guia de Inscrição e Acompanhamento das etapas do Processo Seletivo dos Cursos Técnicos Integrados do IFFar - Campus Alegrete
Orientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz
Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dra. Carmen Rejane Flores
Resumo: A presente pesquisa foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, área de concentração Educação Profissional e Tecnológica, linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional, Macroprojeto 6 – Organização de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica. Como objetivo temos analisar o Processo Seletivo dos Cursos Técnicos Integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus Alegrete, as condições de acesso e a burocratização envolvidas nas etapas do processo seletivo e se estas podem estar contribuindo para a exclusão dos estudantes, o que caracteriza o problema de pesquisa. Os dados analisados foram coletados junto aos candidatos inscritos no Processo Seletivo 2024 e servidores que compõem as comissões permanentes de Processo Seletivo da instituição. Após a coleta e análise dos dados, chegamos à conclusão que as etapas do atual Processo Seletivo para os Cursos Técnicos Integrado ao Ensino Médio do Campus Alegrete, pode estar contribuindo para a exclusão de estudantes e dificultando seus acessos às vagas ofertadas. Diversas dificuldades foram apontadas, tais como: a burocratização do processo seletivo, a questões de divulgação, e oferta dos cursos, ao grande volume de informações contidas nos editais que regem o processo, a dificuldade dos candidatos em realizar suas inscrições (sistema de inscrições), a escolha de sua reserva de vaga, ao acompanhamento das etapas (cronograma) e ao desafio de realizar a prova de seleção. Levantamos o questionamento com relação ao sorteio como opção de forma de seleção, baseado na ideia inicial, defendida pela SETEC/MEC, na época da criação dos Institutos, pode-se perceber que a ideia do sorteio como forma de seleção foi avaliado de forma positiva pelos participantes da pesquisa, para os cursos técnicos integrados ao ensino médio. O produto educacional desenvolvido, intitulado Guia de Inscrição e Acompanhamento das etapas do Processo Seletivo dos Cursos Técnicos Integrados do Campus Alegrete, foi aplicado junto a estudantes do primeiro ano dos três cursos técnicos integrados ao ensino médio do Campus e avaliado de forma muito positiva.
Palavras-chave: Processo Seletivo; Educação Profissional e Tecnológica; Ensino Integrado.
Data da defesa: 13 de maio de 2025
Horário: 14h
Local: Videoconferência
* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Publicado em Notícias
- 05/05/25
- 10h00
Título do projeto: O CURRÍCULO INTEGRADO NA REALIDADE DE UM CURSO BINACIONAL
Orientador: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani
Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dr. Gill Velleda Gonzales
Resumo: O trabalho tem como objetivo investigar a efetivação do currículo integrado no Curso Binacional Técnico em Informática para Internet, forma integrada. Trata se de uma pesquisa qualitativa, delineada em forma de estudo de caso, que irá se desdobrar em análise documental, bibliográfica e de campo. Os dados construídos ao longo da pesquisa serão analisados a partir da Análise de Conteúdo. Como produto educacional, pretende-se elaborar um ebook composto de imagens da Instituição contendo as percepções dos docentes e dos discentes que atuam no Curso Binacional Técnico em Informática para Internet sobre a efetivação do currículo integrado no curso. Como resultados parciais, foi realizada a construção do estado do conhecimento através de uma pesquisa bibliográfica, junto à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, utilizando como descritores na FICHA 1-Descritor: Currículo Integrado, filtro 1- Currículo Integrado Efetivação, filtro 2-Últimos 5 anos; FICHA 2-Descritor: Currículo Integrado, filtro 1- Currículo Integrado Espaços e momentos, filtro 2-Últimos 5 anos e FICHA 3- Descritor: Currículo Integrado, filtro 1- Currículo Integrado Binacional, que após uma análise nos trabalhos encontrados, resultou na seleção de 9 trabalhos da Ficha 1; 5 trabalhos da Ficha 2 e nenhum trabalho da Ficha 3, totalizando 14 trabalhos que se referem diretamente com o tema central da pesquisa. Também já foi iniciada a pesquisa documental.
Palavras-chave: Currículo, Currículo integrado, Curso Binacional
Data da qualificação: 15 de maio de 2025
Horário: 16h
Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari
* A qualificação será realizada via Videoconferência devido a questões de saúde

Publicado em Notícias
- 30/04/25
- 16h20
Título do projeto: Protagonismo juvenil e práticas educativas: o papel do Grêmio Estudantil na gestão democrática e participativa de uma escola pública estadual
Orientador: Dr. Mauricio Ramos Lutz
Banca: Dra. Letícia Ramalho Brittes, Dra. Mariglei Severo Maraschin
Resumo: Este estudo está inserido na linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional Tecnológica (EPT) do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Jaguari. Seu objetivo principal é analisar os efeitos da criação, do processo eleitoral e da atuação do Grêmio Estudantil em uma escola pública estadual como prática educativa, no que se refere à cultura escolar, ao desenvolvimento do protagonismo juvenil e à gestão democrática e participativa da instituição. Para isso, será adotada uma abordagem qualitativa, com a realização de um estudo de caso, utilizando como procedimento uma entrevista semiestruturada. A técnica empregada será uma “Roda de Conversa”, na qual estudantes do Grêmio Estudantil serão convidados a participar, totalizando 12 alunos de diferentes modalidades de ensino da escola. A análise dos dados será realizada por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). O desfecho do estudo será a produção de uma Cartilha Digital, cuja protagonista será a professora Maria Rocha, que apresentará aos estudantes o funcionamento do Grêmio Estudantil de uma escola pública estadual. Na Cartilha, serão oferecidas orientações sobre a organização estudantil, esclarecimentos acerca dos Grêmios Estudantis e da Lei Nº 7.398, de 4 de novembro de 1985, conhecida como Lei do Grêmio Livre, que assegura a livre organização dos estudantes do ensino secundário dentro das instituições de ensino.
Palavras-chave: Protagonismo juvenil; Grêmio Estudantil; Educação Profissional e Tecnológica; Gestão democrática e participativa.
Data da qualificação: 15 de maio de 2025
Horário: 15h30min
Local: Videoconferência
* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Publicado em Notícias
- 30/04/25
- 14h44
Título do projeto: Desafios e avanços nas práticas educativas no curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio: impacto das legislações na formação profissional
Orientador: Dr. Mauricio Ramos Lutz
Coorientador(a): Dra. Taniamara Vizzotto Chaves
Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani, Dr. Vitor Hugo Chaves Costa
Resumo: A educação profissional no Brasil tem raízes em um modelo assistencialista, voltado à inserção dos menos favorecidos no mundo do trabalho. Com a criação dos Institutos Federais a partir de 2002, as políticas educacionais passaram a priorizar uma formação mais integrada e abrangente. Esta pesquisa visa analisar o impacto das mudanças nas legislações que regulamentam as atividades práticas no curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus São Vicente do Sul (IFFar-SVS), destacando as implicações pedagógicas na formação profissional dos estudantes. A pesquisa pretende investigar como essas normas afetaram as práticas educativas e, consequentemente, a preparação dos estudantes para o mundo do trabalho. A pesquisa é exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, e inclui entrevistas com docentes e técnicos administrativos que vivenciaram os diferentes momentos da educação técnica no IFFar-SVS, além de pesquisa documental sobre as legislações que regulamentam as atividades práticas. A análise de conteúdo será utilizada para identificar as percepções dos participantes sobre as transformações nas práticas educativas e seu impacto na formação dos discentes. Também são analisadas as restrições impostas por normativas, como o Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990, a Lei nº 11.788/2008 (sobre estágios de menores de idade) e as mudanças no Ensino Técnico Agrícola no Brasil após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996. Ao comparar os períodos anteriores e posteriores à implementação das legislações, o estudo busca entender as transformações nas práticas educativas, destacando avanços, retrocessos e desafios. O estudo está vinculado ao Macroprojeto 3, que trata das práticas educativas no currículo integrado, e à Linha de Pesquisa: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Os resultados esperados incluem a compreensão do impacto das mudanças legislativas na formação profissional dos estudantes e nas práticas dos educadores. Como produto educacional, será desenvolvido um guia para a implementação de atividades práticas no curso Técnico em Agropecuária, servindo como ferramenta de apoio para a formação dos estudantes. Além disso, esta pesquisa pode contribuir para a reflexão sobre as transformações no Ensino Técnico no Brasil e auxiliará na construção de soluções para os desafios identificados, aprimorando a formação profissional dos alunos em um contexto educacional em constante transformação.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Institutos Federais; Técnico em Agropecuária; Práticas Educativas; Formação profissional.
Data da qualificação: 12 de maio de 2025
Horário: 15h30min
Local: Videoconferência
* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Publicado em Notícias
- 28/04/25
- 09h38
Título do projeto: Biblioteca: Autonomia no hábito de pesquisa dos estudantes do IFFar - Campus Santa Rosa
Orientador: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos
Coorientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz
Banca: Dr. Adão Caron Cambraia, Dra. Lenir Basso Zanon
Resumo: A biblioteca, enquanto espaço pedagógico não formal, exerce papel significativo no apoio ao processo de ensino e aprendizagem nos Institutos Federais. No entanto, observou-se, nos últimos anos, uma diminuição no uso desse ambiente por parte dos estudantes do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Santa Rosa, o que motivou a formulação da presente investigação. Diante desse cenário, o estudo propõe-se a analisar de que forma os recursos disponibilizados pela biblioteca contribuem para o desenvolvimento da autonomia dos estudantes, especialmente no que diz respeito à formação do hábito de pesquisar. Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), inserindo-se na Linha 2 – Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos, e articulando-se ao Macroprojeto 6: categoria de pesquisa e desenvolvimento. Tem como objetivo geral analisar como os recursos da biblioteca contribuem para a autonomia no hábito de pesquisa dos estudantes do Curso Superior de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, egressos de cursos técnicos integrados do IFFar – Campus Santa Rosa. O aporte teórico que fundamenta a investigação contempla autores como Pacheco (2015), Frigotto (2009) e Ramos (2008), ao abordarem a historicidade e a constituição dos Institutos Federais; bem como Marques (2001), Freire (2019) e Demo (2005), ao tratarem da importância do hábito de pesquisa e da construção da autonomia no processo educativo. A metodologia adotada é qualitativa, com delineamento de estudo de caso. Como instrumento de dados será utilizada a entrevista semiestruturada, tendo como técnica de análise dos dados identificados a Análise Textual Discursiva (ATD), embasada nos estudos de Moraes e Galiazzi (2016). Como resultado, espera-se não apenas compreender o papel da biblioteca na formação dos estudantes com trajetória acadêmica verticalizada, mas também desenvolver um produto educacional fundamentado nos dados emergidos das entrevistas, buscando valorizar a utilização dos recursos da biblioteca no contexto da Educação Profissional e Tecnológica.
Palavras-chave: Institutos Federais; Biblioteca; Autonomia; Hábito de pesquisa.
Data da qualificação: 09 de maio de 2025
Horário: 09h
Local: Videoconferência
* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Publicado em Notícias
- 25/04/25
- 15h35
Na tarde do dia 24 de maio, os mestrandos do ProfEPT IFFAR participaram de uma pequena visita técnica junto ao setor de Produção do Campus Jaguari, buscando conhecer a diversidade de setores que compõe as unidades do IFFAR e reconhecer a importância destes espaços formativos junto ao processo de formação integral dos estudantes.
A visita foi organizada e conduzida pela equipe da DEPEP do Campus Jaguari, coordenada pela Professora Dr. Tatiana Rodrigues. Ao logo das visitações foram exploradas temáticas relacionadas as questões formativas, sociais, culturais, econômicas e sociais pertencentes as instituições e ao público da Educação Profissional e Tecnológica.
https://iffar.edu.br/noticias-profept?start=40#sigProId4f96c09281
Publicado em Notícias
- 25/04/25
- 08h02
O IFFar – Campus Jaguari deu início ao ano letivo do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) com uma programação especial de recepção à 8ª turma do curso. As atividades, realizadas nos dias 10 e 11 de abril, contaram com a presença de autoridades institucionais, docentes, coordenação e dos novos mestrandos, reforçando o compromisso da instituição com a formação crítica e integral dos profissionais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

Nova turma do Mestrado ProfEPT durante atividade de acolhimento no IFFar – Campus Jaguari. Foto: Divulgação
A recepção oficial aconteceu na tarde do dia 10 de abril e reuniu membros da Direção-Geral, das direções sistêmicas do campus, da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, além da coordenação do curso e dos docentes das linhas de pesquisa. Em um ambiente acolhedor, os novos mestrandos puderam conhecer a estrutura do curso, os grupos de pesquisa, os docentes e os espaços do campus. A noite contou com a aula inaugural, ministrada pela professora Mariglei Severo Maraschin, docente do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, vinculado à UFSM, que abordou o tema “Educação Profissional e Tecnológica e os desafios do pesquisador”.
De acordo com a coordenadora do curso, professora Vanessa de Cássia Pistóia Mariani, o ProfEPT tem como missão formar, em nível de pós-graduação, profissionais da EPT que atuem em espaços formais e não formais, com foco no trabalho como princípio educativo. “Esse programa fomenta a formação de trabalhadores em EPT que formam outros trabalhadores, buscando um mundo do trabalho mais justo, coerente e próspero para a coletividade”, afirmou. A coordenadora destaca ainda que, ao longo das oito turmas do curso, mais de 110 dissertações e produtos educacionais foram desenvolvidos a partir de demandas locais e regionais, impactando positivamente os territórios de atuação dos mestrandos.
Vanessa também ressalta os diferenciais do programa: “O ProfEPT é um programa em rede, com atuação conjunta de 40 instituições federais, o que garante um suporte colaborativo na organização curricular e nas práticas pedagógicas. Além disso, o curso promove um espaço dialógico e reflexivo, pautado na formação integral dos sujeitos”, explica.
A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFFar, professora Thirssa Helena Grando, enfatiza a relevância institucional do programa. “O ProfEPT representa um avanço significativo para o IFFar, pois promove a qualificação dos servidores e contribui diretamente para os indicadores institucionais, como o Índice Geral de Cursos (IGC), além de apresentar excelente taxa de conclusão e baixíssima evasão”, afirma.
A programação de acolhimento seguiu no dia 11, com a apresentação das linhas de pesquisa e dos grupos de pesquisa, visita ao campus e confraternização entre os participantes. A programação de acolhimento seguiu no dia 11, com a apresentação das linhas de pesquisa e dos grupos de pesquisa, visita ao campus e confraternização entre os participantes. A recepção aos novos discentes do ProfEPT terá continuidade nos dias 24 de abril e 8 de maio, com novas atividades voltadas à integração e ao fortalecimento do vínculo acadêmico.
Confira a programação completa do acolhimento no anexo.
Fonte: Secom
Publicado em Notícias
- 23/04/25
- 14h26
Título do projeto: TRABALHO PEDAGÓGICO NUM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: IMPLICAÇÕES NA EVASÃO E PERMANÊNCIA
Orientador: Dr. Adão Caron Cambraia
Banca: Dra. Catiane Mazocco Paniz, Dra. Mariglei Severo Maraschin
Resumo: Este estudo visa analisar as concepções de trabalho pedagógico desenvolvido pelos docentes no curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha - Iffar, campus Alegrete para entender as possíveis implicações na evasão ou permanência dos estudantes. A pesquisa está vinculada ao curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT – do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), campus Jaguari, na Linha de Pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica, no Macroprojeto 6 – Organização de espaços pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica. Apresenta como questão de pesquisa: Quais concepções docentes de trabalho pedagógico interferem na evasão ou permanência no Curso Superior de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha - campus Alegrete? Assim, o objetivo geral é analisar como as concepções dos docentes sobre o trabalho pedagógico, desenvolvido no Curso Superior de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha - campus Alegrete, interferem na evasão ou permanência dos discentes do curso. Trata-se de pesquisa orientada pela abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com o objetivo exploratório. Quanto aos procedimentos metodológicos, serão adotados a pesquisa bibliográfica e a análise documental e pesquisa de campo. Para obtenção dos dados realizaremos entrevistas com professores da Licenciatura em Matemática. Para análise dos dados a Análise Textual Discursiva. Como resultados esperamos desencadear um processo reflexivo que possibilite qualificar a formação de professores e, por conseguinte, estanque a evasão do curso.
Palavras-chave: Evasão e Permanência; Trabalho Pedagógico; Licenciatura;
Data da qualificação: 08 de maio de 2025
Horário: 14h
Local: Videoconferência
* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Publicado em Notícias
- 23/04/25
- 14h19
O IFFar – Campus Jaguari deu início ao ano letivo do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) com uma programação especial de recepção à 8ª turma do curso. As atividades, realizadas nos dias 10 e 11 de abril, contaram com a presença de autoridades institucionais, docentes, coordenação e dos novos mestrandos, reforçando o compromisso da instituição com a formação crítica e integral dos profissionais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

Nova turma do Mestrado ProfEPT durante atividade de acolhimento no IFFar – Campus Jaguari. Foto: Divulgação
A recepção oficial aconteceu na tarde do dia 10 de abril e reuniu membros da Direção-Geral, das direções sistêmicas do campus, da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, além da coordenação do curso e dos docentes das linhas de pesquisa. Em um ambiente acolhedor, os novos mestrandos puderam conhecer a estrutura do curso, os grupos de pesquisa, os docentes e os espaços do campus. A noite contou com a aula inaugural, ministrada pela professora Mariglei Severo Maraschin, docente do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, vinculado à UFSM, que abordou o tema “Educação Profissional e Tecnológica e os desafios do pesquisador”.
De acordo com a coordenadora do curso, professora Vanessa de Cássia Pistóia Mariani, o ProfEPT tem como missão formar, em nível de pós-graduação, profissionais da EPT que atuem em espaços formais e não formais, com foco no trabalho como princípio educativo. “Esse programa fomenta a formação de trabalhadores em EPT que formam outros trabalhadores, buscando um mundo do trabalho mais justo, coerente e próspero para a coletividade”, afirmou. A coordenadora destaca ainda que, ao longo das oito turmas do curso, mais de 110 dissertações e produtos educacionais foram desenvolvidos a partir de demandas locais e regionais, impactando positivamente os territórios de atuação dos mestrandos.
Vanessa também ressalta os diferenciais do programa: “O ProfEPT é um programa em rede, com atuação conjunta de 40 instituições federais, o que garante um suporte colaborativo na organização curricular e nas práticas pedagógicas. Além disso, o curso promove um espaço dialógico e reflexivo, pautado na formação integral dos sujeitos”, explica.
A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFFar, professora Thirssa Helena Grando, enfatiza a relevância institucional do programa. “O ProfEPT representa um avanço significativo para o IFFar, pois promove a qualificação dos servidores e contribui diretamente para os indicadores institucionais, como o Índice Geral de Cursos (IGC), além de apresentar excelente taxa de conclusão e baixíssima evasão”, afirma.
A programação de acolhimento seguiu no dia 11, com a apresentação das linhas de pesquisa e dos grupos de pesquisa, visita ao campus e confraternização entre os participantes. A programação de acolhimento seguiu no dia 11, com a apresentação das linhas de pesquisa e dos grupos de pesquisa, visita ao campus e confraternização entre os participantes. A recepção aos novos discentes do ProfEPT terá continuidade nos dias 24 de abril e 8 de maio, com novas atividades voltadas à integração e ao fortalecimento do vínculo acadêmico.
Confira a programação completa do acolhimento no anexo.
Secom
Publicado em Notícias IF Farroupilha
- 22/04/25
- 10h57
Título da Dissertação: O SETOR DE ASSESSORIA PEDAGÓGICA E AS PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO ÀS APRENDIZAGENS NA EPT
Produto Educacional: APRENDIZAGEM, MEDIAÇÃO E O SETOR DE ASSESSORIA PEDAGÓGICA
Orientador(a): Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio
Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani, Dra. Jane Teresinha Donini Rodrigues
Resumo: O Setor de Assessoria Pedagógica está presente nos campi do Instituto Federal Farroupilha, com atribuições diretamente relacionadas aos processos que envolvem o ensino e a aprendizagem. É nesse contexto que a presente pesquisa se insere, tendo como objetivo compreender e analisar as práticas de mediação às aprendizagens desenvolvidas pelos Setores de Assessoria Pedagógica do IF Farroupilha, junto aos estudantes do Ensino Médio Integrado. Desenvolvida sob uma abordagem qualitativa, a investigação compreende a elaboração do referencial teórico, a realização de entrevistas com Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) atuantes no SAP e a análise dos dados coletados. O processo de coleta e de análise das informações foi orientado pelos procedimentos metodológicos trabalhados por Szymanski (2018). Este estudo aborda conceitos que envolvem os processos de mediação e desenvolvimento cognitivo a partir da teoria Histórico-Cultural de Vygotsky. Como elemento essencial do mestrado profissional, foi elaborado o produto educacional textual denominado artigo, considerando os resultados da pesquisa e a importância do compartilhamento de saberes e práticas educativas na EPT. Os resultados demonstraram que o SAP executa práticas diversas que englobam a mediação, o assessoramento e acompanhamento ao trabalho docente, discente, à gestão e às famílias, voltadas a assegurar o desenvolvimento das políticas institucionais, contribuindo para as aprendizagens dos estudantes dos cursos técnicos integrados. Ainda que não expressas diretamente, essas práticas revelam proximidades com a teoria de Vygotsky, com pressupostos teóricos que embasam a criação dos Institutos Federais e com a proposta pedagógica do IFFar. No entanto, a pesquisa também aponta desafios significativos para otimizar suas funções e priorizar o desenvolvimento educacional dos estudantes, demandando a transição para uma forma menos atrelada ao burocrático, ampliação da parceria com as gestões, docentes e demais profissionais, atuação na formação continuada e fortalecimento da identidade pedagógica do setor. Esta pesquisa está vinculada a linha 1 -Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, Macroprojeto 3 - Práticas Educativas no Currículo Integrado, do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT.
Palavras-chave: Assessoria Pedagógica; Mediação; Práticas Educativas; Ensino Médio Integrado.
Data da defesa: 08 de maio de 2025
Horário: 14h
Local: Videoconferência
* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.
Publicado em Notícias
- 17/04/25
- 10h00

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