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Título da Dissertação: A BIBLIOTECA COMO ESPAÇO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA
Produto Educacional: Calendário Literário
Orientador(a): Dra. Ana Cláudia de Oliveira da Silva
Banca: Dra. Letícia Ramalho Brittes, Dr. Vantoir Roberto Brancher e Dra. Renata Braz Gonçalves
Resumo: A motivação para a realização deste trabalho surgiu da atividade profissional como bibliotecária no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar); bem como, por entender que a biblioteca além de comportar o acervo da instituição é um espaço a ser explorado para práticas educativas. A investigação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e encontra-se vinculado à linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no macroprojeto 3 - Práticas Educativas no Currículo Integrado. De modo amplo, a pesquisa tem como objetivo investigar as ações de incentivo à leitura realizadas no âmbito das Bibliotecas do IFFar, com vistas a favorecer e ampliar a comunidade leitora, contribuindo, assim, na formação integral dos estudantes do ensino médio integrado. Já em termos de objetivos específicos, procurou-se: identificar em distintas bases de dados a produção científica sobre as ações e práticas de incentivo à leitura realizadas em bibliotecas da rede EPT direcionadas para os estudantes do ensino médio integrado; investigar nos Plano de Desenvolvimento Institucional do IFFar o que consta sobre bibliotecas, livros e incentivo à leitura; compreender como os bibliotecários percebem o seu papel e o papel da biblioteca no processo de formação integral dos estudantes do ensino médio, em especial no que tange o incentivo à leitura; mapear as ações e práticas educativas realizadas nas bibliotecas do IFFar que visam incentivar o hábito da leitura; e, por fim, desenvolver um produto educacional elaborado a partir dos dados adquiridos nesta dissertação. A pesquisa é de natureza qualitativa e apresenta como percurso metodológico a coleta e análise de dados em documentos, bases de dados e realização de entrevistas semiestruturadas. A pesquisa documental verificou-se que o PDI concebe a biblioteca como um espaço físico, ignorando seu potencial formativo. A pesquisa bibliográfica realizada em bases de dados específicas permitiu identificar o que já foi produzido, evitando assim, a duplicação de pesquisas. Por fim, para complementar a investigação foi realizada uma entrevista semiestruturada com os bibliotecários de cada Campus do Instituto Federal Farroupilha, a partir da qual foram identificadas as ações realizadas nas bibliotecas do IFFar que contribuíram para formação de novos leitores e que auxiliaram no fortalecimento dessa prática. Os resultados apresentados mostram que as bibliotecas do IFFar são espaços educativos e culturais essenciais para a formação completa dos estudantes do Ensino Médio Integrado. As entrevistas revelaram que a maioria dos bibliotecários atuam como mediadores e curadores da informação, mas é necessário organizar as ações e práticas de incentivo à leitura ao longo do ano. Com base nisso, foi elaborado um calendário literário com propostas de temáticas e atividades, que visa auxiliar os profissionais que atuam na biblioteca a planear tais práticas.
Palavras-chave: Biblioteca; Leitura; Práticas educativas; Ensino médio integrado; Educação profissional e tecnológica.
Data da defesa: 01 de agosto de 2025
Horário: 14h
Local: Videoconferência
* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Publicado em Notícias
- 23/07/25
- 09h39
Título da Dissertação: O currículo integrado na Educação Profissional e Tecnológica: uma análise a partir da abordagem do ciclo de políticas no Curso Técnico Integrado de Agricultura do IFFar Campus Jaguari/RS.
Produto Educacional: Refletindo sobre o currículo integrado na prática docente
Orientador(a): Dra. Laila Azize Souto Ahmad
Banca: Dra. Letícia Ramalho Brittes, Dr. Gabriel dos Santos Kehler
Resumo: A presente dissertação de mestrado está vinculada a Linha de pesquisa 2 - Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Mestrado Profissional em Educacão Profissional e Tecnológica - PROFEPT, articulando-se ao macroprojeto “Organizações dos Espaços Pedagógicos da EPT” e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Gestão Educacional, Currículo e Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica– GECPOL. Essa dissertação tem como objetivo geral analisar as concepções do currículo integrado nos documentos legais da EPT, PPC e no contexto da prática docente no Curso Técnico Integrado de Agricultura no Instituto Federal Farroupilha Campus Jaguari/RS. Especificamente, objetivou-se: a) investigar as políticas de EPT que tratam do currículo integrado, buscando visualizar seus efeitos no documento legal do Curso- o PPC do curso Técnico Integrado de Agricultura; b) analisar as micro e macro relações entre a legislação do currículo integrado e seu desenvolvimento nas práticas docentes; c) compreender como essas políticas e o PPC influenciam o contexto da prática docente em relação ao currículo integrado no curso de Técnico Integrado de Agricultura; d) elaborar um guia de orientação como produto educacional. A metodologia teve como abordagem qualitativa, e o método de Estudo de caso. Os instrumentos para a produção de dados foram os documentos legais que tratam do currículo integrado, especificamente o Decreto nº 5.154/2004; a Resolução CONSUP nº 28/2019; e o Projeto Pedagógico do Curso Técnico Integrado em Agricultura do Instituto Federal Farroupilha, Campus Jaguari/RS. Para produção de dados no contexto da prática utilizou-se entrevistas semiestruturadas com os professores do Ensino Médio Integrado em Agricultura, da área de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e os professores da área técnica que essas disciplinas se integram, tendo como locus da pesquisa o Instituto Federal Farroupilha Campus Jaguari/RS. A análise de dados ocorreu a partir de dois tipos: Análise documental nos documentos legais (Decreto nº 5.154/2004, Resolução CONSUP nº 28/2019 e PPC do Curso), buscando analisar o contexto de influência e produção de texto. Já no contexto da prática foi utilizada a Análise do Discurso sob inspiração nos trabalhos foucaultianos, através das entrevistas semiestruturadas. Considera-se que os documentos legais da EPT analisados ora orientam para a possibilidade da integração, trazendo elementos constituintes para uma formação humana, ora para a continuidade do dualismo histórico entre Educação Básica e Educação Profissional, visualizados a partir dos estudos dos contextos de influência e produção de texto da abordagem do ciclo de políticas. No contexto da prática, os discursos foram no sentido da valorização do currículo integrado, porém reconheceu-se por parte dos entrevistados a impossibilidade do desenvolvimento de tal perspectiva curricular em suas práticas docentes, atralados a diversas questões. A partir dessas análises foi confeccionado, aplicado e avaliado um guia de orientação, que servisse como ferramenta de reflexão em torno do currículo integrado.
Palavras-chave: Abordagem do Ciclo de Políticas; Currículo Integrado; Educação Profissional e Tecnológica.
Data da defesa: 10 de julho de 2025
Horário: 09h30min
Local: Videoconferência
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- 27/06/25
- 10h03
Título da Dissertação: Verticalização do Ensino e a Intensificação do Trabalho Docente nos Institutos Federais de Ensino da Região Sul: Exigências, Complexidades e Adoecimento Mental
Produto Educacional: Ensino Verticalizado na EBTT: Guia Instrucional Sobre Desafios e Práticas na Docência Integrada
Orientador(a): Dra. Ana Cláudia de Oliveira da Silva
Coorientador(a): Dr. Vantoir Roberto Brancher
Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dra. Karla Aparecida Zucoloto
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), dentro da Linha de Pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, macroprojeto 3 - Práticas Educativas no Currículo Integrado. Sabe-se que os Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia foram criados para promover inovação na educação brasileira, dando oportunidades para as classes sociais menos abastadas de terem acesso ao ensino público de qualidade desde a educação básica até o ensino superior e/ou a pós-graduação em locais próximos da sua residência. Sua estrutura multicampi e o ensino verticalizado possibilitam que isso ocorra, mas por se tratar de algo novo no meio educacional, a atuação docente em diferentes níveis de ensino pode produzir uma sobrecarga de trabalho, incluindo agendas ocultas, que impedem a mensuração do tempo dedicado pelo professor. Isso exige do profissional um período maior de atividade laboral, podendo impedi-lo de ter qualidade de vida, tempo para o lazer e convívio em família, ou gerar sofrimento e, até mesmo, adoecimento mental. Sendo assim, o presente trabalho buscou conhecer as consequências da política de verticalização do ensino diante da intensificação do trabalho e suas implicações na qualidade de vida dos professores de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico dos Institutos Federais de Educação do Rio Grande do Sul, em especial aqueles vinculados ao Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. Para isso, foi realizada uma pesquisa através da aplicação de questionários a docentes que atuam no âmbito do ProfEPT, nos três Institutos Federais localizados no estado do Rio Grande do Sul: IFFar, IFSul e IFRS. Os dados obtidos foram analisados seguindo o método de Análise de Conteúdo de Bardin, percebendo-se que o modelo de ensino verticalizado dos Institutos Federais é valorizado pelos docentes por promover a continuidade na formação dos estudantes. No entanto, na percepção desses participantes muitos docentes ingressam nos IFs sem conhecimento prévio sobre essa política, o que evidencia uma lacuna na sua formação inicial e continuada. Embora a amostragem seja restrita, a maioria dos docentes respondentes demonstrou boa saúde emocional, motivação, satisfação profissional e empatia no trabalho com os alunos. A pesquisa indicou a necessidade de maior divulgação do modelo verticalizado e de investigações mais aprofundadas sobre os impactos das demandas institucionais na saúde e no bem-estar dos professores. Baseando-se nesses resultados, elaborou-se como produto educacional um guia instrucional voltado para informar acerca da verticalização do ensino e dos desafios da docência por ele implicados.
Palavras-chave: Verticalização do Ensino; Intensificação do Trabalho Docente; Saúde Mental; Qualidade de Vida no trabalho.
Data da defesa: 26 de junho de 2025
Horário: 15h
Local: Videoconferência
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- 06/06/25
- 14h01
Docentes do IFFar participaram, entre os dias 28 e 30 de maio, do VIII Seminário Nacional do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), realizado no Campus Tijuca II do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro.
Publicado em Notícias IF Farroupilha
- 06/06/25
- 12h03
Título do projeto: A REPRESENTATIVIDADE FEMININA NA GESTÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA
Orientador: Dra. Letícia Ramalho Brittes
Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio, Dra. Cláudia Schiedeck Soares de Souza
Resumo: O presente trabalho analisa a trajetória histórica da desigualdade de gênero no mercado do trabalho, com ênfase nos principais obstáculos ou desafios enfrentados pelas mulheres, como preconceito estrutural, a sobrecarga da dupla jornada de trabalho e a persistente desigualdade salarial em relação aos homens. No contexto do Instituto Federal Farroupilha, observa-se desafios relacionados à equidade de gênero e à inclusão de mulheres em posições de liderança. A presença e participação feminina em cargos de gestão podem desempenhar um papel crucial na criação de ambientes mais inclusivos e na formulação de políticas que promovam a equidade. A pesquisa é desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) na linha de pesquisa 2, Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica. O objetivo geral da pesquisa é analisar como acontece a representatividade feminina na gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, identificando os desafios e oportunidades para a equidade de gênero e o impacto dessa representatividade na administração pública e na cultura institucional. A metodologia qualitativa proposta para esta pesquisa está alicerçada em uma abordagem exploratória e descritiva, com foco na compreensão das relações de gênero em um ambiente educacional, no que tange à organização da representatividade feminina na gestão. O estudo será realizado no âmbito do Instituto Federal Farroupilha, tendo como universo mulheres servidoras da instituição, com amostragem intencional voltada às gestoras que ocupam ou ocuparam cargos como reitoras ou pró-reitoras. O instrumento utilizado para coleta de dados será através de questionário semiestruturada, cuja análise será conduzida com base na análise foucaultiana. A pesquisa busca identificar os desafios e oportunidades enfrentados pelas mulheres em posições de liderança, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias eficientes que promovam a equidade de gênero na gestão do Instituto Federal Farroupilha, estimulando, assim, um ambiente institucional mais justo e representativo.
Palavras-chave: Representatividade Feminina; Gestão Educacional; Equidade de Gênero.
Data da qualificação: 18 de junho de 2025
Horário: 14h
Local: Videoconferência
* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Publicado em Notícias
- 03/06/25
- 08h13
No dia 29 de maio de 2025, durante a programação do VIII Seminário Nacional do ProfEPT, realizado no Colégio Pedro II, Rio de Janeiro/RJ, a professora Taniamara Vizzotto Chaves, docente do Instituto Federal Farroupilha, coordenadora adjunta e integrante da Comissão Acadêmica Local do ProfEPT/IFFar, representou o polo em uma importante mesa-redonda intitulada:"As bases conceituais da EPT como referência para as Linhas de Pesquisa, Macroprojetos e Disciplinas".
O debate, realizado das 10h20 às 12h, contou também com a participação da Profª Drª Roberta Pasqualli (IFSC), Profª Drª Luciana Loponte (IFSul) e Profº Dr. Marcelo Rythowem (IFTO), sob mediação da Profª Drª Viviane Grimm (IFC).
Na ocasião, foram discutidos os fundamentos teórico-conceituais que sustentam o ProfEPT enquanto programa de pós-graduação em rede, com ênfase na coerência entre as linhas de pesquisa, macroprojetos institucionais e as disciplinas ofertadas. A professora Taniamara contribuiu com a perspectiva do IFFar e com reflexões a partir da sua trajetória no programa, destacando a importância da articulação entre prática docente, pesquisa e desenvolvimento de produtos educacionais na EPT.
A participação da docente reafirma o protagonismo do IFFar no cenário nacional da pós-graduação voltada à Educação Profissional e Tecnológica e evidencia o compromisso com a consolidação dos princípios que norteiam o ProfEPT em seus diversos polos.
Publicado em Notícias
- 30/05/25
- 07h52
Entre os dias 28 e 30 de maio de 2025, docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) – Polo IFFar participaram do VIII Seminário Nacional do ProfEPT, realizado no Colégio Pedro II- Campus Tijuca II, na cidade do Rio de Janeiro/RJ. O evento é promovido anualmente pela coordenação nacional do programa e reúne representantes de todos os polos da rede, com o objetivo de discutir avanços, desafios e ações estratégicas para o fortalecimento do ProfEPT em todo o país.
O Instituto Federal Farroupilha foi representado pelos(as) docentes Adão, Daniela, Maurício, Ricardo, Taniamara e Vanessa, que participaram de mesas temáticas, discussões por componentes curriculares e momentos de socialização das práticas desenvolvidas nas diferentes instituições associadas (IAs)
Durante o evento, temas como: produção técnica e tecnológica, avaliação quadrienal da CAPES e impactos sociais do programa foram debatidos, fortalecendo o alinhamento entre as IAs e a consolidação do mestrado em rede como referência na formação de profissionais que atuam na Educação Profissional e Tecnológica.
Publicado em Notícias
- 30/05/25
- 07h49
Evento acontecerá entre os dias 28 a 30 de maio e será sediado no Colégio Pedro II
O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) realiza, de 28 a 30 de maio, a oitava edição do seu seminário nacional. O evento é organizado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em conjunto com as instituições associadas ao programa, e será realizado no Campus Tijuca II do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro.
O seminário tem o objetivo de garantir unidade ao mestrado em rede, visando propiciar aprofundamentos teóricos de bases conceituais que sustentam o programa, bem como facilitar o planejamento conjunto de componentes curriculares. Os seminários nacionais foram concebidos como proposta de articulação, alinhamento conceitual e planejamento em rede e vem se consolidando como um espaço de formação contínua dos docentes, sobretudo considerando a interação entre os professores do Programa de todas as 40 instituições associadas.
O evento reunirá os membros do comitê gestor, da comissão acadêmica nacional e da comissão organizadora do ENA; 40 coordenadores locais do ProfEPT nas instituições associadas; da equipe de apoio do ProfEPT; e, docentes permanentes que compõem o Programa. A programação prevê reuniões de trabalho, além de conferências, palestras e mesas-redondas com temas pertinentes às pesquisas e produtos educacionais desenvolvidos no ProfEPT.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
28/05/2025 - Quarta-feira
Local: Teatro Libâneo Guedes - Campus Tijuca II
12h às 14h – Credenciamento
14h30 – Cerimônia de Abertura
15h30 às 16h – Apresentação Cultural
16h30 às 18h30 – Conferência de Abertura - Profº. Dr. Luiz Antônio Cunha
Mediação : Profº Dr. Davi Silva da Costa (IFBA)
29/05/2025 - Quinta-feira
Local: Teatro Libâneo Guedes - Campus Tijuca II
8h30 às 10h – Palestra: “O ProfEPT no cenário da Pós-Graduação stricto sensu: desafios e perspectivas”
Convidada: Profª. Drª. Pollyana dos Santos - Coordenadora Geral do ProfEPT (IFES)
10h às 10h20 – Intervalo
10h20 às 12h – Mesa-redonda: "As bases conceituais da EPT como referência para as Linhas de Pesquisa, Macroprojetos e Disciplinas"
Convidados(as): Profª. Drª. Roberta Pasqualli (IFSC), Profª. Drª. Taniamara Vizzotto Chaves (IFFAR), Profª. Drª Luciana Loponte (IFSul) e Profº. Dr. Marcelo Rythowem (IFTO)
Mediação: Profª. Drª Viviane Grimm (IFC)
14h às 16h30 - Reuniões de Grupos de Trabalho de Disciplinas Obrigatórias
16h45 às 18h- Mesa-redonda: "A aderência das disciplinas eletivas com as Bases Conceituais, Linhas de Pesquisa e Macrocroprojetos"
Convidadas: Profª. Drª. Maria Adélia da Costa (CEFET-MG) e Profª. Drª. Maria Cristina Caminha de Castilhas França (IFRS)
Mediação: Profª. Drª. Clarice Monteiro Escott (IFRS)
30/05/2025- Sexta-feira
Local: Teatro Libâneo Guedes - Campus Tijuca II
8h30 às 10h30 – “Planejamento Estratégico em Foco: Desafios e Perspectivas para o ProfEPT no Ciclo Avaliativo 2025-2028 da Capes”
Convidados(as): Profº. Dr. Wanderley Azevedo de Brito (IFG), Profª. Drª. Clarice Monteiro Escott (IFRS) e Profº. Dr. Airton José Vinholi Júnior (IMS)
11h às 12h30 – Palestra de encerramento: “Formação humana integral e os desafios da pesquisa em educação profissional e tecnológica” - Prof.ª Dr.ª Marise Ramos
Mediação: Profª. Drª. Michele Waltz Comarú (IFRJ)
Fonte: https://profept.ifes.edu.br/noticias/16511-viiiseminarioprofept
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- 22/05/25
- 09h22
Título do projeto:
CAMPEREANDO NOS TEXTOS E RIMAS GAUCHESCOS: práticas de letramento no Ensino Médio Integrado como forma de desenvolver a consciência emancipatória social
Orientador: Dra. Ana Cláudia de Oliveira da Silva
Banca: Dr. Vantoir Roberto Brancher, Dr. Pedro Brum Santos
Resumo: O letramento literário é o tema desta investigação e apoia-se no fato de que os adolescentes que chegam ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) - campus Alegrete na busca de formação profissional demonstram considerável carência nas competências linguísticas e na compreensão do seu lugar no mundo. Sendo assim, a discussão proposta neste trabalho tem como objetivo central investigar o impacto das práticas de letramento literário relacionadas à cultura literária sul-rio-grandense com alunos de 1o ano de um curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do referido campus, no que tange ao domínio das práticas de leitura e produção textual e a tomada de consciência emancipatória social do indivíduo. Este objetivo dialoga com Macroprojeto 1: Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na Educação Profissional e Tecnológica, inserido na linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica”, vinculada ao Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal Farroupilha - campus Jaguari. Busca-se também identificar em distintas bases de dados a produção científica sobre práticas de letramento literário realizadas no âmbito do ensino médio integrado; delinear o perfil socioeconômico e cultural dos alunos do 1o ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio; compreender quais são as principais dificuldades dos alunos ingressantes no ensino médio integrado em termos de compreensão leitora e produção escrita; contribuir para o domínio das competências e valorização da Língua Portuguesa Brasileira; desenvolver, por meio de diferentes práticas de uso da leitura e da escrita com foco na cultura literária rio-grandense, o pensamento crítico e a reflexão do aluno sobre o mundo e o seu lugar nele. Para alcançar isso, realizar-se-á uma pesquisa de abordagem qualitativa com caráter exploratório-descritivo. O percurso metodológico compreenderá um levantamento bibliográfico gerador do Estado do Conhecimento acerca do tema, aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas para delinear o perfil sócio-econômico e cultural do grupo participante, seguido do desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) baseada no modelo de Círculos de Leitura, de Rildo Cosson (2023), aqui, neste estudo, denominada “Tertúlia Literária”, na qual serão desenvolvidas práticas de apreciação crítica de diferentes textos com a temática gaúcha. Os dados obtidos serão analisados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD), com o intuito de orientar para a compreensão e interpretação do fenômeno. Como Produto Educacional, pretende-se elaborar um “e-book” apresentando o processo da SD como prática educativa que conduzirá à produção de textos autorais dos participantes.
Palavras-chave: Letramento; Letramento literário; Consciência emancipatória social.
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Data da qualificação: 06 de junho de 2025
Horário: 14h
Local: Gabinete da Reitora - IFFar

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- 21/05/25
- 16h27
Título do projeto: Adaptações curriculares para alunos com deficiência na educação profissional e tecnológica - desafios e possibilidades
Orientador: Dr. Vantoir Roberto Brancher
Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani, Dra Leandra Bôer Possa
Resumo: No intuito de refletir sobre o processo de inclusão da pessoa com deficiência na educação profissional e tecnológica, assim como na possibilidade destes estudantes, terem acesso, permanecerem e concluírem o curso escolhido, nasce esta investigação. Com o objetivo de investigar como os professores das disciplinas do curso técnico em informática da rede estadual do Rio Grande Sul entendem o processo de construção das adaptações curriculares para alunos com deficiência. O estudo tem como objetivos específicos: Mapear a produção científica sobre o processo de inclusão e a construção das adaptações curriculares dos alunos com deficiência na rede estadual de ensino; entender o processo de construção das adaptações curriculares do aluno público alvo da educação especial; conhecer o trajeto formativo dos professores do curso técnico em informática da Rede Estadual do Rio Grande do Sul atuantes com alunos deficiência; problematizar sobre o processo de construção das adaptações de curriculares necessárias para a inclusão do aluno com deficiência na Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul; organizar um produto educacional que reflita sobre a construção das adaptações curriculares, de forma que contemple as necessidades dos alunos com deficiência inseridos no curso técnico de informática do sistema estadual de ensino do estado do Rio Grande do SUL. A proposta é oportunizar uma análise reflexiva das representações que fazem parte do contexto educacional investigado. A proposta final é a criação de um produto educacional relevante e aplicável, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos professores e para a melhoria do processo de inclusão. Este produto será construído com base nas narrativas de dificuldades e potencialidades trazidas pelos participantes no decorrer da pesquisa, contribuindo para a inclusão de estudantes na EPT. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, vinculada à linha de pesquisa Práticas Educativas em EPT, e que terá como base na condução investigativa de coleta de dados a análise de conteúdo, a partir de entrevista semiestruturada. A hipótese, a partir da pesquisa desenvolvida é de que os professores compreendam e valorizem a construção das adaptações curriculares para o processo de inclusão na EPT da rede estadual, porém ainda encontram significativas dificuldades na organização, seleção de habilidades e conceitos que são importantes constar neste documento.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica - Educação Especial - Adaptações curriculares.
Data da qualificação: 06/06/2025
Horário: 10h
Local: Sede da Reitoria IFFAR Santa Maria
Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=eLrakRduNR8

Publicado em Notícias
- 21/05/25
- 15h21




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