Ir direto para menu de acessibilidade.

Tradução Portal

ptendeites

Opções de acessibilidade

Página inicial > PIIQP e PIIQPPE
Início do conteúdo da página
Desenvolvimento Institucional

PIIQP e PIIQPPE

Publicado em Quarta, 03 de Novembro de 2021, 10h42 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

PIIQP

O PIIQP (Programa Institucional de Incentivo à Qualificação Profissional) surgiu no ano de 2013 e se caracteriza como uma política institucional que disponibiliza auxílio financeiro aos servidores em três modalidades, visando estimular a participação destes em programas de qualificação profissional, em consonância com o disposto no Decreto nº 9.991/2019, que dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da Administração Pública. Ainda, objetiva proporcionar oportunidades de desenvolvimento dos servidores, impulsionando a qualificação das atividades de administração, ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento institucional.

Os recursos de auxílio financeiro destinados ao PIIQP serão fracionados de forma igualitária entre as três modalidades existentes, em caráter de ressarcimento, sendo as modalidades caracterizadas como:

  • a) Bolsa de Estudo (PIIQP-BE): Destinado a todos os servidores matriculados no ensino médio, em cursos de graduação e programas de pós-graduação em instituições nacionais;
  • b) Auxílio Mensalidade (PIIQP-AM): Destinado aos servidores matriculados no ensino médio, cursos de graduação e em programas de pós-graduação em instituições nacionais e privadas;
  • c) Auxílio Deslocamento (PIIQP-AD): Destinado aos servidores matriculados no ensino médio, cursos de graduação e em programas de pós-graduação em instituições nacionais localizadas em municípios diferentes ao de sua residência.

Valores investidos no PIIQP:

PIIQP Programa Institucional de Incentivo à Qualificação VALORES

PIIQPPE

O PIIQPPE (Programa Institucional de Incentivo à Qualificação Profissional em Programas Especiais) possui caráter e proposição institucional com objetivo de atender a qualificação, em nível de Pós-graduação strictu sensu, em áreas prioritárias ao desenvolvimento da instituição, realizado em serviço em instituições de ensino conveniadas no exterior e no país.

A primeira oferta do PIIQPPE contemplou 50 (cinquenta) servidores os quais cursaram Mestrado em Estudos Profissionais Especializados em Educação, especializações em Administração de Organizações Educativas e em Educação e Formação de Adultos, conveniado com o Instituto Politécnico do Porto, Portugal. Já a segunda oferta está em andamento através do Doutorado Interinstitucional (Dinter) na área de Computação, convênio entre IFFar e a Universidade Federal de Pelotas e que possui 23 servidores cursando desde março de 2020.

Valores investidos no PIIQPPE:

PIIQPPE VALORES

Periodicidade

O PIIQP possui edital semestral onde os servidores interessados habilitam-se. Já o PIIQPPE depende dos convênios firmados entre a PRPPGI e outras Instituições de Ensino, não existindo uma periodicidade fixa, mas ocorrendo sob demanda.

Previsão legal

Anexos:

Fim do conteúdo da página