Ir direto para menu de acessibilidade.

Tradução Portal

ptendeites

Opções de acessibilidade

Página inicial > Gestão de Pessoas > Ação de Desenvolvimento em Serviço
Início do conteúdo da página
×

Mensagem

Sorry - this event cannot be viewed using the link provided. Its possible the item may have been updated while you have been viewing the webpage.
Gestão de Pessoas

Ação de Desenvolvimento em Serviço

Publicado em Sexta, 05 de Abril de 2024, 15h11 | por Administrador | Voltar à página anterior
Definição: 
 
Participação dos servidores em curso de educação formal em nível de graduação ou pós-graduação strictu sensu, não caracterizada nos tipos de afastamentos previstos no Decreto nº 9.991, de 2019, mediante a concessão de carga horária semanal para estudo de modo a contemplar a elevação de escolaridade.  
 
Requisitos:
 

Conforme Art. 19 do Decreto nº 9.991/2019:

I - estivar previsto no PDP do órgão ou da entidade do servidor;

II - estivar alinhada ao desenvolvimento do servidor nas competências relativas: a) ao seu órgão de exercício ou de lotação; b) à sua carreira ou cargo efetivo; e c) ao seu cargo em comissão ou à sua função de confiança; e

  III – quando as atividades inerentes à qualificação não puderem ser realizadas mediante compensação horária, nos termos do art. 98 da Lei nº 8.112, de 1990, e do §2º do art. 12 da Instrução Normativa SEGEP/MPDG nº 2, de 12 de setembro de 2018, e desde que atendidas as condições estabelecidas nesta normativa.

A carga horária semanal será concedida para cursos cujas atividades acadêmicas excedam de 8h a 16h semanais, considerado o tempo de deslocamento.     

 A concessão da carga horária para estudo poderá ocorrer em dia fixado com antecedência durante a semana ou em dias distintos, de acordo com a disponibilidade organizacional da unidade.   

Procedimento:
 
A solicitação de afastamento deverá ser oficializada no Campus/reitoria, por meio de abertura de processo digital e preenchimento do requerimento próprio, direcionado à Coordenação de Gestão de Pessoas,  com os seguintes documentos anexados:
I - comprovante de matrícula de aluno regular/matrícula ativa, atendendo à carga horária disposta no Art. 32;
II - matriz curricular; 
III - comprovante de que o programa de pós-graduação é recomendado pela CAPES (conceito do curso) expedido pela coordenação do programa ou ficha com informação de que o curso é recomendado pela CAPES, incluindo a situação de reconhecimento no CNE/MEC e em funcionamento. a) A consulta deverá ser realizada na Plataforma Sucupira através do link https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/; e
IV - escala especificando os horários em que estará na instituição de ensino e no local de trabalho.   
Após a formalização do pedido, é de responsabilidade da chefia imediata avaliar a solicitação conforme os critérios de concessão deste regulamento.   
A autorização do afastamento está condicionada ao:
I - atendimento aos pré-requisitos exigidos no Capítulo V. 
II - parecer favorável da chefia imediata   
a) no caso dos docentes: a chefia imediata deverá reunir-se com os profissionais da área de atuação para verificar, em conjunto, a viabilidade da concessão, considerando o impacto do afastamento no atendimento das demandas. b) no caso dos técnico-administrativos em Educação: a chefia imediata deverá reunir-se com os servidores do setor onde o requerente exerce suas atividades para verificar, em conjunto, a viabilidade da concessão, considerando o impacto do afastamento no atendimento das demandas. 
III - parecer da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), no caso dos docentes; 
IV - parecer da Comissão Interna de Supervisão (CIS), no caso dos técnico-administrativos em educação.  
 
Importante:
 
Os servidores que estiverem em afastamento por ação de desenvolvimento em serviço deverão apresentar, semestralmente, na CGP de sua unidade, o comprovante de matrícula ou rematrícula, para juntada ao processo de concessão, sob pena de suspensão do afastamento concedido e análise de eventual reposição ao erário.  
A portaria de autorização do afastamento para realização de ação de desenvolvimento em serviço será semestral.  
 
Base Legal:
Decreto nº 9.991/2019
 
 
Anexos:

registrado em:
Fim do conteúdo da página