Ir direto para menu de acessibilidade.

Tradução Portal

ptendeites

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Pesquisa, Pós Graduação E Inovação

Pesquisa

Publicado em Terça, 12 de Abril de 2016, 15h59 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A Pesquisa - através da utilização de métodos e técnicas de investigação científica - visa fornecer respostas aos problemas que são propostos, tanto de ordem intelectual quanto de ordem prática.

Sendo assim, as atividades de pesquisa fazem parte do processo formativo do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). Com o objetivo de estimular o pensamento científico e o desenvolvimento de soluções técnicas, tecnológicas, sociais, culturais e ambientais, essas atividades são desenvolvidas por meio de programas e projetos coordenados por servidores docentes e técnicos administrativos do instituto.

Tais atividades são desenvolvidas em sintonia com os interesses da comunidade acadêmica e da sociedade em geral, pautada no compromisso com a ética e buscando parcerias com as diferentes entidades públicas e privadas, além da aproximação com os setores produtivos e sociais.

Por meio da iniciação científica e tecnológica os estudantes compõem as equipes dos projetos e lhes é oportunizado acesso a novos conhecimentos e oportunidades para complementar a sua formação. Nesse sentido são estimulados a participar de grupos de pesquisa, publicar artigos em periódicos, além de participar e apresentar seus trabalhos em congressos e eventos acadêmico-científicos.

Projetos

Os projetos de pesquisa (científicos e/ou tecnológicos) desenvolvidos na instituição possuem duas figuras básicas: o servidor e o estudante. Suas atividades são voltadas com o interesse em colaborar com a descoberta e geração de conhecimento, bem como com o desenvolvimento e produção de algo novo.

O cadastro de projetos de pesquisa ocorre em regime de fluxo contínuo ao longo do ano, por meio de chamadas específicas, permitindo o seu registro na Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPGI).

Para saber mais sobre os projetos em desenvolvimento e suas equipes, acesse a lista de projetos de pesquisa registrados na PRPPGI, clicando aqui.

Financiamento e prestação de contas

Anualmente são lançados três editais de financiamento: uma chamada para classificação e distribuição de cotas de bolsas a projetos de pesquisa (bolsas institucionais e de agências de fomento, como FAPERGS e CNPq), uma chamada de apoio para concessão de recursos financeiros a projetos de pesquisa (para itens de custeio e capital) e uma chamada para concessão de recursos financeiros para grupos de pesquisa (para itens de capital).
Após o uso dos recursos, o pesquisador deve realizar a prestação de contas, que é avaliada pelos órgãos competentes estabelecidos no edital. Após a avaliação, os bens de capital adquiridos são patrimoniados e estarão disponíveis para o campus.

Se você tem interesse ou quer mais informações sobre as possibilidades de financiamento para projetos de pesquisa, entre em contato pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Grupos de pesquisa

Os grupos e as linhas de pesquisa se constituem em formas de organização vertical dos envolvidos em atividades de pesquisa no IFFar. Além disso, agregam pesquisadores experientes e iniciantes, bem como estudantes, permitindo a consolidação das experiências de pesquisa já existentes e também novas iniciativas, a fim de obter-se a tradição investigativa necessária para fundamentar propostas de pós-graduação stricto sensu.

Para maiores informações sobre os grupos de pesquisa é possível realizar acesso diretamente ao DGP – Diretório de Grupos de Pesquisa, do CNPq, bastando seguir os seguintes passos:

  1. Acessar o site do DGP CNPq (http://lattes.cnpq.br/web/dgp);
  2. Clicar em Buscar Grupos;
  3. Clicar na opção “Filtros”;
  4. Selecionar as opções Região/UF/Instituição;
  5. Clicar na opção “Pesquisar”.

Infraestrutura para pesquisa

O Instituto Federal Farroupilha possui infraestrutura de excelência para desenvolver projetos de pesquisa junto aos seus estudantes, servidores e setores produtivos. A infraestrutura para pesquisa está distribuída nas diversas unidades do IFFar, podendo ser compartilhada entre pesquisadores. Além de estar disponível para a realização de projetos de pesquisa internos ou em parceria com instituições públicas ou privadas, também é objetivo desses espaços a prestação de serviços junto às comunidades e empresas onde estão situados.

Para conhecer quais laboratórios de pesquisa o IFFar possui, clique aqui.

Normativas vigentes

As normativas vigentes do interesse da pesquisa no IFFar estão relacionadas abaixo:

  • Resolução Ad referendum nº 006/2020 (Cômputo de carga horária em projetos)
  • Resolução Consup nº 051/2022 (Atividades do Comitê de Ética na Pesquisa)
  • Resolução Consup nº 079/2013 (Regulamento de Fomento a Projetos)
  • Resolução Consup nº 078/2019 (Regulamento de Atividades)
  • Resolução Consup nº 075/2018 (Comissão de Ética no Uso de Animais, CEUA)
  • Resolução Consup nº 092/2015 (Credenciamento de líderes e certificação de grupos de pesquisa)
  • Resolução Consup nº 132/2015 (Relações do IFFar e as Fundações de Apoio)
  • Resolução Consup nº 053/2022 (Comitê Institucional de Pesquisa do IF Farroupilha) 

Os textos das resoluções podem ser encontrados neste link, bastando informar o número e ano da resolução.

Tutoriais da Pesquisa - IFFar

Formulários 

Edital 409/2023 Apoio Financeiro a Projetos de Pesquisa e Edital 424/2023 Apoio Financeiro aos Laboratórios (LEPEPs)

Formulários de Substituição de Bolsistas 

Bolsistas CNPq

Anexo I - Formulário_Substituição_ou_ Cancelamento Bolsista - CNPq

Bolsistas FAPERGS

Anexo II - FAPERGS - Formulario-substituição-cancelamento-bolsista

Anexo III - FAPERGS - TO IFFARROUPILHA

Anexo IV - FAPERGS - Relatório_Tecnico-Probic-Probiti

Bolsistas IFFAR

Anexo V - IFFar - Formulario_Substituição_ou_Cancelamento Bolsista - IFFAR

 

 

 

 

Anexos:

Fim do conteúdo da página