Ir direto para menu de acessibilidade.

Tradução Portal

ptendeites

Opções de acessibilidade

Página inicial > Inovação > Inovação
Início do conteúdo da página
Pesquisa, Pós Graduação E Inovação

Inovação

Publicado em Segunda, 03 de Mai de 2021, 16h38 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

As atividades de inovação tecnológica e empreendedorismo inovador no IFFar são coordenadas pelo Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NIT). O NIT do IFFar possui uma estrutura descentralizada, com uma equipe gestora vinculada à PRPPGI na Reitoria e unidades estruturadas nas unidades, chamadas NIT campus.

O NIT possui a finalidade de incentivar ações que tenham por fundamento o desenvolvimento tecnológico, a inovação e o empreendedorismo inovador, além de promover a integração do Instituto com empresas e comunidade, buscando o desenvolvimento econômico, tecnológico e social do país, principalmente na região de abrangência do Instituto.

Se você quer saber com quem conversar no seu campus, acesse a relação completa das equipes do NIT e NITs campus nos anexos.

Propriedade intelectual

O NIT realiza a gestão das ações relacionadas com a propriedade, a transferência e a gestão dos direitos de propriedade industrial, o direito de proteção a cultivares e as normas e procedimentos relativos ao registro de programas de computador, bem como orientações sobre questões de direitos autorais, inerentes ou vinculados à criaçe Pão ou à produção científica do IF Farroupilha.

Mais informações sobre quais criações são passíveis de proteção podem ser encontradas na página de Perguntas Frequentes do INPI.

Os pedidos para registro de proteção podem ser realizados por qualquer servidor responsável pela invenção e o primeiro passo é realizar a notificação de invenção por meio do Sistema Integrado de Gestão - SIG (veja o tutorial de como realizar o pedido nos anexos). Além disso, os inventores poderão contar com o apoio dos NITs Campus para auxílio na elaboração e juntada da documentação necessária.

Inventores independentes e parceiros externos

A Inovação no IFFar tem como objetivo gerar impacto positivo no desenvolvimento econômico, social e ambiental das regiões onde atuamos, através dos resultados de projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação que atendam as demandas da sociedade.

Se você é um inventor independente, pode buscar o apoio dos pesquisadores do IFFar para apoiá-lo na qualificação do seu invento. Já se você é um empresário, gestor ou membro de qualquer entidade do setor produtivo e quer saber como podemos ajudá-lo a melhorar o seu negócio, empresa ou entidade, o IFFar possui pesquisadores altamente qualificados e uma infraestrutura de pesquisa e inovação de excelência nas diversas áreas do conhecimento.

Acesse o Portal Integra e descubra todas as oportunidades de colaboração com o IFFar. E se ainda ficar com dúvidas, você pode entrar em contato conosco diretamente pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Captação de recursos e Prestação de Serviços via Fundação de Apoio

O NIT oferece suporte e acompanhamento para projetos de inovação tecnológica e social em parceria com instituições públicas e privadas, além de apoiar a elaboração de chamadas públicas para captação de recursos e patrocínios para eventos e projetos, realizando a interlocução com Fundações de Apoio.

Caso algum laboratório da sua unidade tenha interesse, também oferecemos apoio na elaboração e estruturação de projetos que visem a oferta de prestação de serviços à comunidade com a internalização de recursos via Fundação de Apoio.

Acesse o Portal Integra e descubra todas as possibilidades de colaboração entre o IFFar e instituições públicas e privadas. E se ainda ficar com dúvidas, você pode entrar em contato conosco diretamente pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica

A Incubadora tem por finalidade estruturar o processo de Incubação de empresas de base tecnológica por meio do desenvolvimento da cultura empreendedora, estando também incumbida de apoiar empreendedores de base tecnológica, nas fases de pré-incubação, incubação e pós-Incubação, propiciando ambiente e condições de funcionamento apropriado.

A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do IFFar está estruturada fisicamente por meio de unidades de incubação nos seus campi denominadas Incubadoras Campus.

Maiores informações sobre a incubadora de empresas de base tecnológica podem ser acessadas no Portal da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do IFFar.

Desafio de Empreendedorismo ByeByeBoss

O Desafio de Empreendedorismo e Inovação é uma ação conjunta dos campi do IFFar que busca alavancar as atividades de empreendedorismo e inovação. Visa inspirar, instigar e fomentar ideias de negócios e de produtos/serviços inovadores, estimulando a cultura empreendedora entre os estudantes da Instituição.

Se você tem uma ideia de negócio e quer maiores informações, acesse o site do ByeByeBoss ou entre em contato conosco pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Normativas vigentes

As normativas vigentes relacionadas inovação e transferência de tecnologia no IFFar estão listadas abaixo:

  • Resolução Consup nº 65/2013 (Regulamento do Comitê Avaliador para a Propriedade Intelectual do IF Farroupilha)
  • Resolução Consup nº 132/2015 (Regulamento das relações do IF Farroupilha e as Fundações de Apoio autorizadas pelo MEC e pelo MCTI)
  • Resolução Consup nº 041/2016 (Regulamento do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia do IF Farroupilha)
  • Resolução Consup 002/2020 (Regulamento da incubadora de empresas de tecnológica do IF Farroupilha)

Os textos das resoluções podem ser encontrados neste link, bastando informar o número e ano da resolução.

Fim do conteúdo da página