Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
A pesquisa e a pós-graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha constituem processos educativos voltados para a investigação e para produção do conhecimento, estando necessariamente atrelados à produção científica, à inovação tecnológica, à difusão de conhecimentos científicos, tecnológicos, artístico-culturais e conectados ao ensino e à extensão.
Por meio da iniciação científica e tecnológica os estudantes compõem as equipes dos projetos e lhes é oportunizado acesso a novos conhecimentos e oportunidades para complementar a sua formação. Nesse sentido são estimulados a participar de grupos de pesquisa, atuar em projetos de pesquisas, publicar artigos em periódicos, além de participar e apresentar seus trabalhos em congressos e eventos acadêmico-científicos.
Grupos de Pesquisa
Os grupos e as linhas de pesquisa se constituem em formas de organização vertical dos envolvidos em atividades de pesquisa no IFFar. Além disso, agregam pesquisadores experientes e iniciantes, bem como estudantes, permitindo a consolidação das experiências de pesquisa já existentes e também novas iniciativas, a fim de obter-se a tradição investigativa necessária para fundamentar propostas de pós-graduação.
Veja, nos anexos (final desta página), os Grupos de Pesquisa do Campus São Vicente do Sul registrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.
Projetos de Pesquisa
Os projetos de pesquisa (científicos e/ou tecnológicos) desenvolvidos na instituição possuem duas figuras básicas: o servidor e o estudante. Suas atividades são voltadas com o interesse em colaborar com a descoberta e geração de conhecimento, bem como com o desenvolvimento e produção de algo novo ou que necessita da validação científica.
O cadastro de projetos de pesquisa ocorre em regime de fluxo contínuo ao longo do ano, por meio de chamadas específicas, permitindo o seu registro na Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPGI).
Anualmente são lançados 03 editais de financiamento: uma chamada para classificação e distribuição de cotas de bolsas a projetos de pesquisa (bolsas institucionais e de agências de fomento, como FAPERGS e CNPq), uma chamada de apoio para concessão de recursos financeiros a projetos de pesquisa (para itens de custeio e capital) e uma chamada para concessão de recursos financeiros para grupos de pesquisa (para itens de capital).
Após o uso dos recursos, o pesquisador deve realizar a prestação de contas, que é avaliada pelos órgãos competentes estabelecidos no edital. Após a avaliação e aprovação, os bens de capital adquiridos são patrimoniados e estarão disponíveis para o campus.
Anexa a esta notícia, segue a Lista Atualizada dos Projetos Cadastrados/Renovados em 2023.
Regulamentações e Legislações Institucionais
A Pesquisa, no âmbito Nacional e Institucional, é normatizada por diferentes regulamentações e legislações. No âmbito Nacional, as normas estão publicadas na Constituição Federal e em Leis, Decretos e Resoluções.
No âmbito do IFFar, as normas estão publicadas no Estatuto, no Regimento Geral e nas Resoluções e Instruções Normativas. As normas, quando não previstas nesses documentos, também podem constar nos editais
institucionais da Pesquisa.
Consulte nos anexos as Regulamentações e Legislações Institucionais sobre a Pesquisa.
Anexos:
- Legislação e Regulamentações 2023_1_IFFarSVS.pdf (483 Downloads)
- Grupos de Pesquisa CNPq_IFFarSVS.pdf (256 Downloads)
- Projetos de Pesquisa cadastrados ou renovados em 2023_IFFarSVS.pdf (251 Downloads)
- Resultado de Safra 2022-2023_Soja, Milho e Arroz Irrigado.pdf (471 Downloads)
- Circular Técnica 01_2018 DPEPSVS.pdf (426 Downloads)
Redes Sociais