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Já estão disponíveis as bibliografias que embasarão as questões do Exame Nacional de Acesso (ENA) ao Mestrado ProfEPT de 2020. O Exame versará sobre as Bases Conceituais e Históricas da Educação Profissional e Tecnológica, sobre Metodologias de Pesquisa e, sobre Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem.
O Exame seguirá os moldes do último ENA e contará com 50 questões objetivas. A previsão de lançamento do Edital é dia 02/12/2019, que contará com mais de 900 vagas para todos os estados brasileiros.
A aplicação da Prova do ENA 2020 será em 17.05.2020.
1) CIAVATTA, Maria. Ensino Integrado, a Politecnia e a Educação Omnilateral: por que lutamos? Revista Trabalho & Educação, v. 23, n. 1, p. 187–205, 2014. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.
2) DELLA FONTE, Sandra Soares. Formação no e para o trabalho. Educação Profissional e Tecnológica em Revista.v. 2, n° 2. Vitória: IFES, 2018, p. 10-19. Disponível em: <http://ojs.ifes.edu.br/index.
3) GALIAZZI, Maria do Carmo; SOUSA, Robson Simplicio de. A dialética na categorização da análise textual discursiva: o movimento recursivo entre palavra e conceito. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo (SP), v.7, n.13, 2019, p. 01-22. Disponível em: <https://ojs.netlink.com.br/
4) KUENZER, AcaciaZeneida. Trabalho e escola: a aprendizagem flexibilizada. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região. Brasília, DF, v. 20, n. 2, p. 13-36, dez. 2016. Disponível em: <https://hdl.handle.net/20.
5) LEITE, Priscila de Souza Chisté. Materialismo Histórico-Dialético e suas relações com a pesquisa participante: contribuições para pesquisas em Mestrados Profissionais. Revista Anhanguera, v. 18, n. 1, p. 52–73, 2018. Disponível em: <http://pos.anhanguera.edu.br/
6) MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.
7) MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008. Disponível em: <http://www.gepec.ufscar.br/
8) MOURA, Dante Henrique. Trabalho e formação docente na educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em: <http://portal.ifrn.edu.br/
9) PEIXOTO, E. M. DE M. Interdisciplinaridade e análise da produção científica: apontamentos a partir da concepção materialista e dialética da história. Filosofia e Educação, v. 5, n. 2, p. 120-165, 15 set. 2013. Disponível em: <https://periodicos.sbu.
10) RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. Curitiba, PR: Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em: <http://curitiba.ifpr.edu.br/
Publicado em Notícias
- 24/09/19
- 09h20
Com base na Resolução CONSUP nº 029/2019, de 07 de agosto de 2019, implementaremos ações afirmativas no próximo Processo Seletivo para Ingresso no Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT.
A prova (ENA 2020) que será realizada dia 17 de maio de 2019, terá a novidade da reserva de vagas para PPI e PcD.
Para o total de 24 vagas oferecidas pelo nosso Polo o arranjo será o seguinte:
AMPLA CONCORRÊNCIA - 12 VAGAS
9 vagas - 'ampla concorrência'
1 vaga - PP
1 vaga - I
1 Vaga - PcD.
SERVIDORES EBTT - 12 VAGAS
9 vagas - 'ampla concorrência'
1 vaga - PP
1 vaga - I
1 Vaga - PcD.
Em anexo, segue a resolução.
Publicado em Notícias
- 05/09/19
- 16h37
Título do projeto: A Experiência de Refletir sobre Indisciplina na Relação Professor/Aluno
Orientador: Dr.ª Marcele Teixeira Homrich Ravasio
Banca: Dra. Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher, e Dra. Andrea Fricke Duarte
Resumo:
Esta pesquisa foi produzida durante o curso de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal Farroupilha - Jaguari/RS. O objetivo é analisar os conflitos geradores de indisciplina existentes na relação professor/aluno, visando contribuir com a formação do profissional docente. A linha de pesquisa é “Práticas educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”, inserida no macroprojeto “propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não- formais de ensino na EPT”. Delineia-se como práticas educativas em EPT, por se tratar da questão da formação do professor, bem como, a sua preparação para lidar com questões de indisciplina na sala de aula. O problema da pesquisa tem como base a seguinte questão: “Quais reflexões podem auxiliar na construção de estratégias nos casos de indisciplina na relação professor/aluno?”. A investigação deu-se a partir de estudos sobre a sexualidade infantil propostos por Freud, bem como a disciplina em Michel Foucault. A pesquisa delineou-se como uma pesquisa-intervenção. O objeto de estudo foi a trajetória profissional e pessoal da pesquisadora, a qual teve a experiência como foco do processo investigativo, sendo que foi levado em conta o percurso de trabalho da pesquisadora como professora dos Anos Iniciais da rede pública de ensino. Com relação à coleta de dados, foram utilizadas observações da pesquisadora do seu próprio campo profissional, a partir da construção de registros de casos de indisciplina vivenciados por ela e, também, a sua posição frente a tais conflitos. Como ferramenta, foi utilizado um diário de campo, no qual foram feitos os registros das observações elencadas. Posteriormente, construiu-se o produto da pesquisa, sendo este um “guia de reflexões”, visando contribuir para o reposicionamento docente diante de conflitos geradores de indisciplina na relação professor/aluno.
Palavras-chave: Relação Professor/Aluno. Conflitos. Disciplina/Indisciplina.
Data da defesa: 28 de agosto de 2018
Horário: 9h
Local: Auditório Instituto Federal Farroupilha/ Santo Ângelo
Produto Educacional:
A experiência de refletir sobre indisciplina na relação professor/aluno: Guia de Reflexões
Publicado em Notícias
- 19/08/19
- 11h05
Abertura do semestre letivo - 2019/2, Turma III, Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica.
Em nome do IFFar Polo Campus Jaguari damos as nossas boas-vindas aos 24 discentes que compõem a 3ª Turma do Curso. Desejamos que seus percursos formativos sejam profícuos, repletos de conquistas e de novos sonhos, que essa passagem pelo ProfEPT revigore e fortaleça os vossos projetos pessoais e profissionais.
Parabéns pela aprovação no ENA 2019!!
Obrigado por nos escolherem e confiarem no trabalho de nossa instituição que prima pelo Ensino gratuito e de qualidade para todos e todas, considerando a formação omnilateral como meta, o trabalho como princípio educativo e a pesquisa como pressuposto pedagógico.
Ótimo semestre letivo para todos e todas!!!

Publicado em Notícias
- 15/08/19
- 16h33
Título do projeto: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA – IFFar E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: POSSIBILIDADES DE INTEGRAÇÃO DO CURRÍCULO COM A ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE.
Orientador: Dr.ª Taniamara Vizzotto Chaves
Banca: Dra. Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher, e Dra. Neusa Maria John Scheid
Resumo: O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa de mestrado desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)- Campus Jaguari. Trata-se de uma pesquisa documental de cunho qualitativo, que tem como campo de estudo o Curso Superior de Licenciatura em Matemática do IFFar. O objetivo desta pesquisa foi investigar quais os pressupostos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) são construídos durante o percurso formativo do curso e como tais pressupostos são abordados nas práticas de Estágio Supervisionado, quando desenvolvidas em espaços de EPT, numa abordagem Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente (CTSA). As fontes de dados foram o Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Matemática bem como os relatórios de Estágio Curricular Supervisionado, produzidos pelos acadêmicos do referido curso. Após a fase exploratória, construiu-se uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), validada através da aplicação em uma turma do Ensino Médio Técnico Integrado em Agropecuária do IFFar- Campus Alegrete. Observou-se que a forma como os conhecimentos matemáticos foram trabalhados contribuiu para que os alunos do Ensino Médio Técnico compreendessem com mais clareza a importância da aprendizagem matemática para seu desenvolvimento intelectual e passam a questionar as “respostas prontas” que muitas vezes recebem em sala de aula e também em seu cotidiano. Inevitavelmente essa postura questionadora expande-se para a vida dos educandos, o que vem a caracterizar o grande compromisso da Educação Profissional e Tecnológica. Fica demonstrado assim, que a unidade de ensino desenvolvida foi de grande valia para a formação profissional e pessoal dos alunos envolvidos e pode ainda contribuir para o fazer pedagógico dos acadêmicos de Licenciatura em Matemática do IFFar, a medida em que permite pensar práticas especificas para o espaço da EPT.
Palavras-chave: Estágio Curricular Supervisionado. Unidades de Ensino Potencialmente Significativas. Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente.
Data da defesa: 30 de agosto de 2019
Horário: 14h
Local: Sala 201 do Campus São Borja
Produto Educacional:
Unidade de Ensino Potencialmente Significativa - Tema: Volume
Publicado em Notícias
- 09/08/19
- 10h27
Título do projeto: A prática de ensino de Licenciatura em Química: possibilidade de articulação entre a formação inicial de docentes e a educação profissional e tecnológica
Orientador: Dr.ª Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher
Banca: Dra TaniamaraVizzotto Chaves, e Dra Marli Dallagnol Frison
Resumo: Este trabalho resulta da pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus Jaguari, a qual buscou investigar que elementos, no espaço da Prática de Ensino, na Licenciatura em Química do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete, se constituem articuladores entre a formação inicial de docentes e a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa ocorreu junto aos docentes de química do Campus Alegrete, a fim de identificar que elementos em relação à EPT se fazem presente em seu processo formativo, e aos acadêmicos da Prática enquanto Componente Curricular (PeCC), do sexto semestre do curso de Licenciatura em Química, através do desenvolvimento de uma proposta que buscou criar um espaço de apropriação de conhecimentos de professor. As atividades pedagógicas da PeCC VI foram acompanhadas pela pesquisadora durante as etapas de reflexão, elaboração e desenvolvimento da proposta, pelos licenciandos, no ensino de química em um curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio. Os dados produzidos através de entrevistas, com docentes e acadêmicos, foram analisados com a utilização da Análise Textual Discursiva, constituindo duas categorias, a saber, conhecimentos sobre Educação Profissional e Tecnológica e constituição pela prática proporcionada pela PeCC. Neste contexto, percebemos a importância da prática na construção de saberes próprios da profissão docente e a necessidade de intensificar o estudo dos elementos da EPT na formação de professores, bem como de metodologias que tenham como fundamentos básicos a interdisciplinaridade e a contextualização, que resultou na construção do produto educacional “PeCC: espaço de formação para a educação profissional e tecnológica”, que servirá de suporte para os docentes das práticas de ensino que versem sobre o tema e/ou atuantes no ensino médio integrado, bem como daqueles que desejam aprofundar-se no assunto com o objetivo de qualificar sua prática. Acreditamos que a pesquisa suscitou, nos docentes de química, a necessidade de apropriar-se dos conhecimentos da EPT para atuar no ensino médio integrado.
Palavras-chave: Formação de Professores. Prática de Ensino. Elementos formativos.
Data da defesa: 29 de agosto de 2019
Horário: 9h
Local: Auditório, IFFar - Campus Panambi
Produto Educacional:
Publicado em Notícias
- 09/08/19
- 09h26
Título do projeto: ASSESSORIA PEDAGÓGICA PARA O TRABALHO DOCENTE À LUZ DA FORMAÇÃO INTEGRAL
Orientador: Dr.ª Marcele Teixeira Homrich Ravasio
Banca: Dra. Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher, e Dra. Eva Teresinha de Oliveira Boff
Resumo: Nesse trabalho retomamos a História da Educação Profissional no Brasil e a criação dos Institutos Federais de Educação, estabelecendo relações entre os elementos que participam desse processo: trabalho, educação, sociedade e o compromisso com a formação integral. Pesquisamos a concepção de educação e currículo que orientam as ações educativas nos IF’s, e neste contexto, o currículo integrado enquanto proposta didático-pedagógica e o trabalho docente como elemento essencial para a sua efetivação. Os IF’s são instituições recentes, em fase de consolidação e de fortalecimento de sua identidade institucional, nesse sentido buscamos compreender como a assessoria pedagógica pode contribuir nesse processo de constituição. Como procedimento metodológico realizamos uma pesquisa documental e consulta à literatura pertinente. Posteriormente foi proposto um questionário junto aos docentes, cujas respostas foram analisadas com base na Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2016). Os resultados desta investigação revelam a necessidade de aprofundamento teórico, de implicação e abertura pedagógica, de apropriação do Projeto Pedagógico Institucional, fortalecimento do vínculo entre assessoria pedagógica e docentes e destacam o investimento na formação continuada e em espaços de diálogo e reflexão sobre as ações desenvolvidas como os principais meios para a efetivação do currículo e do trabalho integrado. O trabalho de pesquisa foi desenvolvido na Linha de Pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e teve como produto educacional a elaboração de um guia de orientações pedagógicas, com o objetivo de contribuir para o trabalho docente à luz da formação integral, essência da proposta didático-pedagógica institucional.
Palavras-chave: Educação Profissional; Currículo Integrado; Guia Pedagógico; Formação Continuada; Assessoria Pedagógica
Data da defesa: 16 de agosto de 2019
Horário: 14h
Local: Auditório, IFFar - Campus Santo Ângelo
Produto Educacional:
A proposta de formação integral no IFFar: guia de orientações pedagógicas para o trabalho docente
Publicado em Notícias
- 06/08/19
- 10h47
Título do projeto: MANIFESTAÇÕES ESTUDANTIS E CONSTITUIÇÃO DE LIDERANÇAS: UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS NO IFFAR/CAMPUS SANTO AUGUSTO DE 2015 A 2018
Orientador: Dr.ª Fernanda de Camargo Machado
Banca: Dra. Letícia Ramalho Brittes, e Dra. Leandra Bôer Possa
Resumo:A pesquisa em tela apresenta como objetivo principal investigar como os discursos das manifestações estudantis, ocorridas no período de 2015 a 2018, relacionam-se com a constituição de lideranças no IFFar/Campus Santo Augusto. Construída a partir do desenvolvimento de três objetivos específicos, quais sejam, (a) compreender em que condições históricas emergem os discursos das manifestações estudantis; (b) construir uma materialidade analítica que permita visualizar como os discursos das manifestações estudantis atuam na constituição de lideranças estudantis no IFFar/Campus Santo Augusto, e; (c) problematizar a relação entre os discursos das manifestações estudantis e a constituição de lideranças estudantis, a partir da experimentação de um Cinedebate integrado com estudantes dos segundos anos dos cursos técnicos integrados do IFFar/Campus Santo Augusto, como produto educacional dessa pesquisa, a qual busca revelar como os discursos atuam na constituição das lideranças estudantis. Seu referencial teórico buscou no filósofo francês Michel Foucault as referências necessárias para compreender as relações entre os conceitos de Discurso, Poder e Verdade, fundamentais para analisar os discursos produzidos pelos estudantes. Foram empregadas três etapas na elaboração desta pesquisa: a primeira, com o objetivo de resgatar o histórico das manifestações estudantis ocorridas no período delineado pela pesquisa e, assim, compreender as condições de produção dos discursos. A segunda etapa consistiu em realizar entrevistas com os estudantes, empregando questionários semiestruturados e, assim, produzindo a materialidade analítica necessária para compreender como se constituem as lideranças. Por fim, a terceira etapa foi a realização de um Cinedebate, como Produto Educacional, que objetivou problematizar as relações entre os discursos e a constituição de lideranças. A partir dessa análise, percebeu-se que as manifestações estudantis foco dessa pesquisa, emergem com e a partir de dois vetores: 1) da permanência dos discursos que posicionam os estudantes como guardiões da democracia, da cidadania e da educação escolar de qualidade no atual cenário neoliberal brasileiro; e 2) do papel exercido pelo uso das redes sociais como nova estratégia discursiva de engajamento. Além disso, a pesquisa evidencia a relação de imanência que produz os discursos das manifestações e a constituição de lideranças estudantis, uma relação de coprodução. Por fim, apresentou como Produto Educacional um Cinedebate integrado, que promoveu a relação entre os discursos de Estado, Poder e Verdade, conjugando as disciplinas de Sociologia, Filosofia, História, Geografia e Artes.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Liderança Estudantil; Manifestação Estudantil.
Data da defesa: 26/08/2019
Horário: 9h
Local: Auditório da Reitoria
Produto Educacional:
PRODUTO EDUCACIONAL: ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE UM CINEDEBATE INTEGRADO SOBRE MANIFESTAÇÕES E LIDERANÇAS ESTUDANTIS
Publicado em Notícias
- 06/08/19
- 09h41
Título do projeto: ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS E PREVENTIVAS PARA TOMADA DE PROVIDÊNCIAS EMERGENCIAIS EM SITUAÇÕES DE RISCO NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO EPT
Orientador: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues
Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, e Dr. Márcio Paulo Cenci
Resumo: Esta pesquisa, intitulada de “Estratégias Educativas e Preventivas para Tomada de Providências Emergenciais em Situações de Risco numa Instituição de Ensino EPT”, concentrou sua abordagem nas práticas educativa em Educação Profissional e Tecnológica, alinhando-se com linha de pesquisa 1 do ProfEPT. Objetivou identificar o nível de conhecimento dos profissionais da educação de uma instituição de ensino de Educação Profissional e Tecnológica, com enfoque no Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi, sobre procedimentos a serem adotados em situações de urgência ou emergência provocadas pelo homem ou pela natureza, bem como sobre procedimentos preventivos diários necessários para prevenir acidentes e sinistros no espaço pedagógico, de maneira a identificar as intervenções necessárias no espaço pedagógico que devem ser desenvolvidas pelos professores e técnicos da Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa bibliográfica foi utilizada para construção do referencial teórico e como metodologia utilizada foi o estudo de caso, com coleta de dados realizada por meio da aplicação e reaplicação de questionários, e utilização de técnicas de observação e de diário de campo para avaliar a aplicação e o alcance do produto que se propunha. A pesquisa apresentou como resultado que o nível de conhecimento dos profissionais da educação do Instituto Federal Farroupilha - campus Panambi é precário. A insuficiência de conhecimento teórico e prático dos profissionais do ensino que foi identificada pode ser atribuída à ausência de políticas públicas para fomento da educação prevencionista na sociedade brasileira, culminando na carência de perspicácia da população sobre medidas de segurança pessoal e coletiva. Entretanto, ao final, o produto educacional elaborado demonstrou ser importante ferramenta para o ensino, com capacidade para promover melhorias no cenário diagnosticado, capacitando os profissionais da educação para a gestão segura do espaço pedagógico.
Palavras-chave: Prevencionismo. Estratégias Educativas e Preventivas. ProfEPT. Produto Educacional. Práticas Educativas EPT.
Produto Educacional:
CURSO DE EXTENSÃO - ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS E PREVENTIVAS PARA TOMADA DE PROVIDÊNCIAS EMERGENCIAIS EM SITUAÇÕES DE RISCO NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO EPT - MULTIPLICADOR
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/433804
Publicado em Notícias
- 02/08/19
- 09h16
Título do projeto:
CERTIFICAÇÃO POR TERMINALIDADE ESPECÍFICA NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: PRODUTO E PRODUTORA DE REPRESENTAÇÕES CULTURAIS SOBRE A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA MENTAL GRAVE E MÚLTIPLA
Orientadora: Dr.ª Fernanda de Camargo Machado
Banca: Dr.ª Neiva Maria Frizon Auler, e Dr.ª Eliana Pereira da Costa de Menezes
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral entender como a CTE (CTE) atua como produto e produtora de representações culturais sobre a inclusão dos estudantes com deficiência mental grave e múltipla no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). Como objetivos específicos, buscou: empreender uma análise documental que permita entender em que cenário cultural a CTE é produzida como uma possibilidade de certificação para os estudantes com deficiência mental grave e múltipla no âmbito da RFEPCT; organizar uma materialidade analítica para compreender como a CTE produz representações culturais sobre a inclusão de estudantes com deficiência mental grave e múltipla no âmbito da RFEPCT; e produzir um texto de apoio sobre CTE, voltado aos gestores de ensino e docentes da RFEPCT, para constituir e desnaturalizar representações culturais sobre a inclusão dos estudantes com deficiência mental grave e múltipla, como produto educacional. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cuja metodologia inspira-se nos Estudos Culturais em Educação, em sua vertente pós-estruturalista, utilizando como lente de análise principal a noção de representação cultural, de Stuart Hall. Além disso, a pesquisa também evoca as ferramentas de discurso, poder, verdade e governamentalidade neoliberal, cunhadas por Michel Foucault, como elementos transversais de análise. O corpus empírico foi constituído de documentos oficiais da RFEPCT, especificamente a legislação nacional e os documentos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, os quais dispõem sobre a CTE. A análise mostrou que a CTE – instrumento até então permitido apenas para o ensino fundamental no Brasil - vai adentrando historicamente na RFEPCT no final da primeira década do século XXI. Isso se produziu a partir do elo entre educação especial e educação profissional e tecnológica, que compartilham representações culturais sobre a profissionalização e o autoempreendedorismo como caminhos para a garantia da inclusão dos sujeitos com deficiência mental grave e múltipla na escola e no mundo do trabalho. Também foi possível visualizar essas mesmas representações culturais, posicionando os estudantes com deficiência mental grave e múltipla como uma espécie de subgrupo de risco de exclusão, o que justificaria sua delimitação como público-alvo da CTE. Ademais, a análise mostrou como algumas estratégias institucionais de operacionalização da CTE produzem representações sobre a necessidade de constituição de uma rede de apoio institucional para promover a inclusão desses sujeitos na escola e no mundo do trabalho, o que produz a CTE como uma espécie de ponte estratégica entre essas duas esferas. O produto educacional sugerido foi um texto de apoio sobre CTE, voltado a gestores de ensino e docentes na RFEPCT voltado a produzir e desnaturalizar representações culturais sobre a inclusão dos estudantes com deficiência mental grave e múltipla, que emergiram como dados dessa pesquisa, por meio de uma linguagem amigável e dinâmica.
Palavras-chave: Educação Especial; Educação Profissional e Tecnológica; Inclusão.
Data da defesa: 21 de agosto de 2019
Horário: 9h
Local: Sala de Reuniões da PRPPGI, no 5º andar da Reitoria do IFFar
Publicado em Notícias
- 01/08/19
- 11h51

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