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Egressos são chamados a participar a partir de 20 de julho; docentes e discentes, a partir de 1º de agosto.
O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) acaba de lançar o seu Sistema de Autoavaliação e divulgar os prazos para que egressos, discentes, docentes e coordenadores do mestrado respondam às questões propostas. As avaliações vão embasar o Planejamento Estratégico do programa, cuja criação é importante para nortear os próximos passos e para o atendimento às exigências da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
A partir de 20 de julho, os egressos do ProfEPT já poderão acessar a ferramenta e participar da autoavaliação. Em 1º de agosto, será a vez dos docentes, discentes e coordenadores locais. O prazo para todos vai até 30 de agosto. A previsão é que, em setembro, sejam realizados seminários locais de análise dos dados e autoavaliação; e em novembro, um seminário nacional.
O Núcleo de Autoavaliação e Planejamento Estratégico do ProfEPT (Nape), que coordena o processo, explica que a avaliação será quantitativa e qualitativa. Os resultados deverão contribuir, além da elaboração do planejamento, para a consolidação do programa como produtor de conhecimento na área de ensino e EPT; para o desenvolvimento de processos simétricos entre as instituições associadas, com vistas ao fortalecimento da rede; para verificar o cumprimento das regulamentações; e para tornar públicos os resultados do programa.
A autoavaliação será disponibilizada no Observatório do ProfEPT a partir de 20 de julho.
Fonte: https://profept.ifes.edu.br/noticias/16436-autoavaliacao20
Publicado em Notícias
- 14/07/20
- 10h38
Título da Dissertação: Uso do Design Thinking para o ensino de empreendedorismo e inovação na Educação Profissional e Tecnológica - EPT
Produto Educacional: Guia Didático do Design Thinking: uma metodologia ativa para estimular a criatividade, a inovação e o empreendedorismo em sala de aula.
https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572344
Orientador(a): Dr. Fábio Diniz Rossi
Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, e Dr. Sérgio da Costa Nunes
Resumo: A presente dissertação, desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT – IFFAR, aborda o uso do Design Thinking como metodologia ativa para o ensino de empreendedorismo e inovação na Educação Profissional e Tecnológica – EPT. O objetivo deste trabalho foi elaborar um produto educacional para impulsionar o ensino de empreendedorismo e inovação na Educação Profissional e Tecnológica através do uso do Design Thinking. Intitulado “Guia Didático do Design Thinking”, o produto educacional visa oferecer aos docentes da rede federal um recurso pedagógico para o ensino de empreendedorismo e inovação que estimule aprendizagens ativas e colaborativas; o desenvolvimento integral do ser humano por meio da interdisciplinaridade e integração entre teoria e prática, resolução de problemas concretos, geração de ideias e projetos inovadores com potencial empreendedor, bem como maior protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem, de modo que os conteúdos e experiências sejam significativas na vida real dos mesmos. A metodologia desta dissertação é de natureza qualitativa e foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e análise documental de onze Projetos Pedagógicos dos Cursos técnicos do Instituto Federal Farroupilha.
Palavras-chave: Empreendedorismo; Inovação; Design Thinking
Data da defesa: 17 de julho de 2020
Horário: 09h
Local: Videoconferência
Link da transmissão: https://youtu.be/o-CenCoybk4
Publicado em Notícias
- 13/07/20
- 15h08
Para documentos com orientações e modelos de documentos, acesse o Link: https://sig.iffarroupilha.edu.br/sigaa/public/programa/documentos.jsf?lc=pt&id=856&idTipo=1
Logo Profept IFFAR: https://drive.google.com/drive/folders/1pwM-BN76xkj8ccLYVBpvhiTgbO56Qz-x?usp=sharing
Publicado em Documentos
- 01/07/20
- 09h27
Título da Dissertação: COMISSÃO DISCIPLINAR DISCENTE: FORMAÇÃO DE SERVIDORES E CONSTRUÇÃO DE SABERES COM UMA ABORDAGEM EDUCATIVA NO IFFAR
Produto Educacional: Guia de Orientação para a Formação das Comissões Disciplinares Discentes do IFFar
https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/571249
Orientador(a): Dra. Taniamara Vizzotto Chaves
Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio e Drª. Carolina Salbego Lisowski
Resumo: Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são instituições de ensino técnico pluricurriculares e multicampi, que visam formar sujeitos não só para o mundo do trabalho, mas também para a cidadania, para a vida e atuação em sociedade. Recebem anualmente uma diversidade de sujeitos, adolescentes e adultos, que convivem e estão inseridos em diversos espaços dentro destas instituições, as quais necessitam se organizar por meio de regras de funcionamento e convivência para que possam abrigar a diversidade de opiniões, vivências e conhecimentos socializados em seus espaços de formação. Como em qualquer espaço social, dentro destas instituições, existem casos de conflitos e também de indisciplina envolvendo tanto adolescentes quanto adultos. Em determinados casos, considerando-se a natureza e a gravidade dos conflitos, abre-se um Processo Administrativo Disciplinar conduzido por uma Comissão Disciplinar. A Comissão Disciplinar é geralmente composta por representantes dos diferentes segmentos das instituições e tem como função apurar e analisar os fatos apresentados no decorrer do processo. Para dar conta dos processos instaurados, dada à natureza desses, a Comissão Disciplinar necessita lançar mão de diferentes saberes que auxiliam na condução e na tomada de decisões visando a um trabalho mais efetivo e adequado. Dentre estes saberes, estão aqueles relacionados às questões técnicas e legais, no entanto, haja vistas a diversidade de formação dos componentes das Comissões Disciplinares acredita-se que eles necessitem de formação e de orientações especificas no que concerne às questões técnicas e legais. Neste sentido é que se constitui esta pesquisa de mestrado no âmbito do Programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, tendo como tema “A Comissão Disciplinar discente do Instituto Federal Farroupilha”. O objetivo geral da pesquisa é “Proporcionar espaços de formação permanente para as comissões disciplinares discentes do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) com vistas a qualificação do Processo Disciplinar Discente” com uma abordagem educativa enquanto instituição de ensino. Para dar conta do objetivo proposto como procedimento metodológico foi utilizada uma pesquisa-ação com abordagem exploratória estruturada em etapas, a partir do caminho investigativo orientado pela pesquisa qualitativa, com amplo levantamento bibliográfico e documental e mapeamento das percepções e das práticas dos membros das comissões disciplinares do IFFar sobre o trabalho desenvolvido dentro destes espaços. Como resultados da pesquisa tem-se que a maioria dos pesquisados considera importante ter estes espaços de formação permanentes que proporcionem a troca de ideias e a construção de saberes. Conclui-se que é preciso pensar a formação dos membros a partir de um conjunto de saberes que os capacite a atuação numa perspectiva educativa, pois relacionado a isso tudo, está o trabalho pedagógico norteador das comissões, para que o aluno tenha uma educação cidadã com consciência de seus atos e de suas consequências, pois à escola cabe também o papel de formar cidadãos. Como produto educacional constituiu-se um “Guia de Orientação para a Formação das Comissões Disciplinares Discentes do IFFar”, construído a partir de uma Formação Presencial para as Comissões Disciplinares Discentes do IFFar e de um conjunto de perguntas/dúvidas recorrentes aos processos disciplinares discentes.
Palavras-chave: Adolescente. Conflitos. Comissão Disciplinar Discente. Formação.
Data da defesa: 02 de julho de 2020
Horário: 15h
Local: de forma on-line
Para assistir acesse: https://youtu.be/s7UixHFso3Y
Publicado em Notícias
- 24/06/20
- 16h04
Título da Dissertação: ALIMENTOS E ALIMENTAÇÃO: INTEGRANDO CONHECIMENTOS BÁSICOS E TÉCNICOS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Produto Educacional: Sequência Didática: contextualizada e integrada com o tema alimentação no Curso Técnico Integrado em Alimentos
https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/571623
Orientador(a): Dr. Renato Xavier Coutinho
Banca: Dra. Catiane Mazocco Paniz, Dr. Paulo Roberto Cecconi Deon e Dra. Simone Lara
Resumo: Este trabalho, desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus Jaguari, teve como tema “Alimentos e Alimentação: Integrando Conhecimentos Básicos e Técnicos no Ensino Médio Integrado”. Seu objetivo foi investigar o impacto de uma proposta didática contextualizada e integrada desenvolvida com os estudantes do primeiro ano do curso Técnico Integrado em Alimentos do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo pesquisa-ação. O estudo ocorreu em duas etapas: 1) Aplicação de um questionário de frequência alimentar (QFA), quantitativo, auto aplicado, e em versão eletrônica para identificar os hábitos alimentares dos estudantes; 2) Intervenção pedagógica, onde foi desenvolvida a proposta didática, a qual se configura como o produto educacional desta dissertação. A prática educativa abordou a relação existente entre as disciplinas do núcleo básico e as técnicas do curso, relacionando-as com o tema alimentação. As atividades basearam-se na Metodologia da Problematização com base no arco de Maguerez, como norteador da pesquisa, onde foram divididas em cinco etapas: 1) Observação da realidade; 2) Identificação dos Problemas - Pontos chaves; 3) Teorização; 4) Hipóteses de solução; 5) Aplicação à realidade. A pesquisa foi desenvolvida na disciplina de Educação Física, onde os alunos foram divididos em cinco grupos, por áreas de conhecimentos Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens, Matemática e Área Técnica, tendo cada grupo que pesquisar no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), internet, na própria instituição, podendo os professores auxiliarem em dúvidas e questionamentos feitos pelos alunos. A coleta de dados desta etapa se deu a partir da observação da pesquisadora e registros no diário de campo. A partir dos resultados observou-se que a ingestão energética diária dos macronutrientes encontrou-se dentro das recomendações nutricionais preconizadas pelas DRIs (Dietary Reference Intakes), e o consumo dos alimentos de acordo com o grau de processamento, apresentou resultados relevantes, pois teve uma ingestão baixa de alimentos processados e um aumento do consumo de alimentos in natura e minimamente processados. Sobre o desenvolvimento da proposta didática integrada e contextualizada ocorreu de forma satisfatória, pois os alunos conseguiram relacionar o tema alimentação com as disciplinas básicas e técnicas do curso, onde eles puderam ter uma compreensão diferenciada do conhecimento, vivenciando a integração das disciplinas básicas e técnicas. Acredita-se que a inserção de práticas integradas como possibilidade do desenvolvimento do currículo integrado, para que o aluno possa estabelecer-se como aquele que constrói a própria aprendizagem e passe a ver o professor como o mediador desse processo é fundamental, pois através desta pesquisa notou-se a contribuição para a formação de um sujeito crítico, reflexivo e capaz de transformar a sua realidade.
Palavras-chave: Alimentação; Ensino Médio Integrado; Integração; Contextualização.
Data da defesa: 24 de junho de 2020
Horário: 14h
Local: Videoconferência
Link transmissão: https://stream.meet.google.com/stream/4d69ffb1-a532-4476-b27e-e0b32fad15a1

Publicado em Notícias
- 19/06/20
- 13h19
Publicação de artigo na Revista Insignare Scientia, v. 03, n.01, 2020
Título do Artigo
Paradigmas Presentes na Formação Inicial de Professores de Química: reflexões a partir da observação de uma atividade experimental
Autoras discentes:
- Josiana Rita Bazana e Mirian Marciane Barth
Autoras docentes:
- Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher; Taniamara Vizzotto Chaves; Marcele Homrich Ravasio
Resumo
Este artigo é resultado de uma atividade proposta na disciplina de Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem, do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). O estudo, que tem abordagem qualitativa, foi realizado a partir da observação de uma aula de um Curso de Licenciatura em Química, realizada no laboratório de química. As análises e reflexões sobre a observação abordaram a forma como as atividades experimentais foram realizadas, indicando a importância de se discutir o enfoque pedagógico da experimentação nos cursos de formação de professores, considerando a necessidade de problematização e contextualização de tais atividades. A observação revelou a existência de uma dicotomia entre teoria e prática, tendo em vista que os experimentos realizados se apoiavam na comprovação da teoria por meio da prática. Esta dicotomia também é identificada na matriz curricular do curso, que separa as disciplinas entre teóricas e experimentais. Este estudo abordou ainda os paradigmas educacionais associados a prática educativa observada, sendo estes o paradigma tradicional e o paradigma da complexidade ou emergente. Espera-se que esta pesquisa instigue os profissionais da educação a refletirem sobre suas práticas educativas, superando a mera transmissão do conhecimento, com o intuito de formar profissionais críticos e autônomos.
Palavras chave
Experimentação, Formação de Professores, Paradigma Educacional
Link para acesso ao texto
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11116
Publicado em Notícias
- 18/06/20
- 10h09
Título da Dissertação: ESTRATÉGIAS DE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DE DISCENTES DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - CAMPUS JAGUARI
Produto Educacional: Guia de Práticas de Educação em Saúde
https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570223
Orientador(a): Dr. Ricardo Antonio Rodrigues
Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dra. Raquel Folmer Corrêa e Dra. Camila Silveira Sfreddo
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma dissertação desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal Farroupilha - Campus Jaguari. O estudo, de natureza qualitativa, teve por objetivo avaliar o impacto das ações de educação em saúde da Assistência Estudantil na formação omnilateral e na permanência e êxito dos discentes no IFFAR - Campus Jaguari. Participaram da pesquisa os discentes do primeiro e terceiro anos do Curso Técnico Integrado em Sistemas de Energia Renovável, os docentes do curso e os profissionais da Assistência Estudantil. A coleta de dados foi realizada através de questionários confeccionados na ferramenta Formulários do site Google. Como técnica de análise de dados foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin, resultando em cinco categorias denominadas “Envolvimento da comunidade escolar”, “Saúde como fundamento na qualidade de vida”, “A influência na permanência e êxito escolar”, “Questões de saúde e currículo integrado” e “Perspectivas da prática educativa em saúde”. Com os resultados obtidos, parece relevante articular formas de integrar o trabalho em saúde desenvolvido nos IFs, visando qualificar a atenção em saúde. Do mesmo modo, avaliar as ações e serviços é um passo importante no trabalho educativo. Consideramos que a pesquisa obteve resultados satisfatórios, ao possibilitar a compreensão das percepções da comunidade acadêmica. Ao qualificar o trabalho de educação em saúde, esperamos que os estudantes conquistem a emancipação e tomada de consciência sobre a influência dos hábitos de saúde na formação integral. Assim, propusemos um produto educacional para auxiliar o desenvolvimento de ações de educação em saúde.
Palavras-chave: Educação em saúde; Educação Profissional e Tecnológica; Ensino Integrado; Formação Integral; Saúde escolar.
Data da defesa: 15 de junho de 2020
Horário: 14h
Local: Videoconferência: https://stream.meet.google.com/stream/17a78c63-8197-4269-a91e-169ffd220eca
Publicado em Notícias
- 02/06/20
- 08h28
Hoje (20/05/2020) é dia de ficar ligado(a) no canal da WebTV do IFFar no YouTube!
Às 16h, a egresa da primeira turma do ProfEPT Thamille Pereira dos Santos irá fazer um bate-papo ao vivo sobre altas habilidades/superdotação.
Será disponibilizado um link para inscrição durante a transmissão no YouTube, o que gerará uma certificação para os participantes.
Acompanhe a live neste link: https://bit.ly/2TkP1DF.
Se você já está curioso(a), confere o material que disponibilizamos sobre o tema na notícia: https://bit.ly/3dW0xgQ.

Publicado em Notícias
- 20/05/20
- 11h51
Memorando Circular ProfEPT Nº 05/2020 com orientações acerca da aplicação dos Produtos Educacionais e do prazo de conclusão dos mestrados profissionais, considerando o definido pela Portaria CAPES Nº 55/2020:
Memorando Circular ProfEPT Nº 05/2020
Publicado em Notícias
- 14/05/20
- 17h07
Portaria MEC Nº 473, de 12 de maio de 2020, que prorroga o prazo previsto no § 1º do art. 1º da Portaria nº 343.
Nesse contexto, a autorização para a "substituição das disciplinas presenciais, em andamento, por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação, nos limites estabelecidos pela legislação em vigor, por instituição de educação superior integrante do sistema federal de ensino," procede até 16 de junho de 2020.
Publicado em Notícias
- 14/05/20
- 16h59

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