Ir direto para menu de acessibilidade.

Tradução Portal

ptendeites

Opções de acessibilidade

Página inicial > Enade > Enade - Apresentação
Início do conteúdo da página
Ensino

Enade

Publicado em Sexta, 15 de Outubro de 2021, 16h09 | por Assessoria de Comunicação | Voltar à página anterior

O que é o Enade?

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de Cursos de Graduação (Enade), faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). É componente curricular obrigatório, conforme determina o § 5º do art. 5º da Lei nº 10.861, de 2004, e o § 1º do art. 39 da Portaria Normativa MEC nº 840, de 2018.

Quem deve fazer o Enade?

A cada ano, o Enade avalia determinados cursos de graduação, conforme ciclo avaliativo do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). É obrigatória a realização da prova pelos estudantes que estejam concluindo os cursos avaliados pelo Exame. A presença do estudante no exame é condição indispensável para a obtenção do diploma de conclusão do curso e do histórico escolar.

Quem é considerado estudante concluinte no âmbito do Enade?

Nos cursos de Bacharelado e Licenciatura são considerados concluintes aqueles que tenham integralizado 80% (oitenta por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2021, ou aqueles com previsão de integralização de 100% (cem por cento) da carga horária do curso até julho de 2022.

Nos cursos de Tecnologia são considerados concluintes aqueles que tenham integralizado 75% (setenta e cinco por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2021, ou aqueles com previsão de integralização de 100% (cem por cento) da carga horária do curso até dezembro de 2021.

Qual é a importância de fazer o Enade?

Os resultados do ENADE, tanto da prova quanto do questionário, constituem a base o cálculo de vários indicadores de qualidade do curso e da Instituição. Para além da nota individual, a turma avaliada de cada curso estará deixando uma “herança” para as próximas turmas.

Edição 2021

Em 2021, deverão fazer o Enade os estudantes do IFFar que estão concluido os seguintes cursos:

  • Licenciatura em Ciências Biológicas - Campus Alegrete, Júlio de Castilhos, Panambi, Santo Augusto, Santa Rosa e São Vicente do Sul
  • Licenciatura em Física - Campus São Borja
  • Licenciatura em Computação - Campus Santo Ângelo e Santo Augusto
  • Licenciatura em Química - Campus Alegrete. Panambi e São Vicente do Sul
  • Licenciatura em Matemática - Campus Alegrete, Júlio de Castilhos, São Borja e Santa Rosa
  • Bacharelado em Sistemas de Informação - Campus São Borja
  • Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Campus Alegrete e São Vicente do Sul

Para fazer a prova, os estudantes devem acessar o sistema do Enade e preencher o questionário até 13 de novembro de 2021. As informações sobre o acesso ao sistema estão disponíveis no Tutorial de Acesso ao Sistema Enade 2021. As provas serão realizadas no dia 14 de novembro, das 13h30 às 17h30.

As informações completas sobre o Enade 2021 estão disponíveis no edital que rege o exame, disponível neste link.

Datas importantes

Confira um resumo das datas importantes relacionadas ao Enade 2021:

  • 1º de novembro de 2021 - Divulgação dos locais de prova no Sistema Enade
  • 13 de novembro de 2021 - Data limite para o preenchimento do questionário no site do Enade.
  • 14 de novembro de 2021 - Realização da prova
  • 16 de dezembro de 2021 a 21 de janeiro de 2022 - Solicitação de dispensa de prova pelo estudante. A dispensa só se dá em situações previstas no Edital do ENADE e mediante justificativa comprovada.

Mais informações estão disponíveis na página oficial do Enade.

Anexos:

registrado em:
Fim do conteúdo da página