Página inicial > Últimas Notícias > Mept 2019 exibe mais de 300 trabalhos de alunos do IFFar
Notícias IF Farroupilha

Mept 2019 exibe mais de 300 trabalhos de alunos do IFFar

Publicado em Quinta, 17 de Outubro de 2019, 16h41 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A X Mostra de Educação Profissional e Tecnológica do IFFar (Mept) ocorreu nesta quarta-feira (16) no Campus Santa Rosa. Com 321 trabalhos inscritos e cerca de 600 participantes, o evento demonstra o resultado de ações do IFFar nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

mept20191edit

Foto: alunos do IFFar chegam ao Campus Santa Rosa para participar da X Mept

A Mept é o maior evento de divulgação científica do Instituto Federal Farroupilha. Ocorre anualmente, sendo cada edição realizada em um campus do IFFar. Neste ano, a mostra teve como tema Bioeconomia - diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável.

Durante a abertura do evento, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFFar, professor Arthur Frantz, disse que a Mept é resultado de todo o trabalho da instituição nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. A Mostra consiste em diversos eventos que contemplam praticamente tudo o que é desenvolvido no IFFar: uma mostra de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão, o Seminário de Cursos de Pós-Graduação, a Mostra de Inovação, a competição de programação de computadores BugCup, a Mostra de Foguetes e o desafio de empreendedorismo Bye Bye Boss.

aberturaarthuredit

Foto: pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFFar fala durante abertura da X Mept

Aos estudantes, Arthur Frantz disse que a expectativa da instituição é "transmitir um sentimento de esperança na transformação" através do conhecimento e da criatividade. "Busquem soluções criativas; não se acomodem diante daquilo que vocês acham que incomoda; busquem soluções, sejam a transformação", finalizou o pró-reitor.

Reitora do IFFar destaca realização do evento mesmo com cortes orçamentários

Se a Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, da qual os IFs fazem parte, fosse um país, estaria entre os mais ricos do mundo no que diz respeito à qualidade da educação. A reitora do IFFar, professora Carla Jardim, utilizou os dados divulgados pela OCDE em 2016, para exaltar os bons resultados que os alunos do IFFar obtém em avaliações externas.

aberturacarlaedit

Foto: a reitora do IFFar, professora Carla Jardim, falou sobre as dificuldades financeiras enfrentadas pela instituição em 2019

De acordo com a reitora do IFFar, esses resultados são possíveis não apenas pelas atividades realizadas em sala de aula, mas também porque a instituição proporciona diversos espaços de aprendizagem aos estudantes, como demonstrado pela Mept, que reúne ações de ensino, pesquisa e extensão, e também atividades culturais.

Eventos institucionais importantes para a formação dos alunos, como a Mostra Cultural, os Jogos Estudantis e a própria Mept, chegaram a ser suspensos no ano de 2019 devido aos cortes no orçamento das instituições federais de ensino anunciados pelo Governo Federal. Dada a importância das atividades, elas foram realizadas a despeito das dificuldades. "Vamos continuar a despeito de qualquer movimento que tente reduzir a qualidade da educação que oferecemos", finalizou a professora Carla Jardim.

A diretora-geral do Campus Santa Rosa, Renata Rotta também destacou que a Mept foi uma das atividades que correu o risco de não acontecer em 2019. Ela disse que o IFFar precisa do suporte da sociedade para o desenvolvimento de suas ações. Para ela, a falta de invenstimento em educação levará o Brasil à perda da competitividade e da capacidade de enfrentamento a crises econômicas e sociais.

Acompanhe nosso site e redes sociais para mais informações sobre a Mept 2019.

Conheça os trabalhos e equipes vencedoras da Mept 2019

Mostra de Inovação apresentou projetos de alunos e professores do IFFar

Veja fotos da X Mept