Esse blog foi idealizado como produto final da pesquisa realizada junto ao Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica -PROFEPT – do Instituto Federal Farroupilha, Campus Jaguari. Ele pretende se tornar um instrumento de avaliação da efetividade do cumprimento dos objetivos institucionais pelo Instituto Federal Farroupilha - IFFar, e, neste sentido, é de extrema importância a sua participação tomando conhecimento dos dados da pesquisa e nos dando a sua opinião/sugestão/crítica.
Esta pesquisa foi realizada em dois Campi do Instituto Federal Farroupilha, nominados aqui como Campus A e Campus B. Os dados foram gerados a partir das entrevistas de 10 egressos do Campus A e de 11 egressos do Campus B, formados entre os anos de 2013 e 2017, de um curso técnico integrado.
Tabela: Avaliação do perfil dos entrevistados, 2019.
Ressalta-se como resultados mais importantes da pesquisa:
a) A grande maioria dos egressos afirmou que a escolha do curso técnico integrado, que foi objeto da pesquisa, foi pela formação profissional. Outra percepção importante, retirada do contexto das respostas, é de que há um peso grande da qualidade do ensino e da estrutura do Instituto Federal Farroupilha na decisão de escolha dos egressos, uma vez que ressalta como a melhor opção de ensino público na região investigada.
b) Identificou-se que, apesar de a maioria dos egressos terem respondido que consideravam que as disciplinas técnicas foram suficientes e habilitaram os mesmos para o exercício da profissão do curso técnico investigado, um número também considerável, cerca de 42,9% deles, responderam que consideravam que tais disciplinas não foram suficientes a sua adequada habilitação profissional. Ressaltou-se no discurso desses alunos dois pontos importantes para reflexão: insuficiência das disciplinas práticas, o que implica em dissociação entre teoria e prática; e, ensino de disciplinas técnicas fraco ou mediano. Percebe-se, ainda, que a afirmação de que o ensino das disciplinas técnicas foi insuficiente pela deficiência na prática sobressaiu-se nos discursos dos alunos do Campus A e de que o ensino das disciplinas técnicas era fraco ou mediano, sobressaiu-se nos discursos dos alunos do Campus B. No Campus A 30% dos alunos egressos consideraram que o ensino das disciplinas técnicas foi insuficiente por deficiência nas práticas. Já no Campus B 54% dos alunos egressos consideraram que o ensino das disciplinas técnicas foi insuficiente pelo ensino fraco ou mediano.
c) Ressalta-se também que 76,2% dos egressos dos dois Campi deram prosseguimento aos seus estudos no nível superior, o que demonstra um alto grau de verticalização do ensino, ou seja, o ensino ministrado no IFFar proporcionou aos seus egressos alcançar o ensino superior. Complementando esse dado, verifica-se que 7 dos 10 alunos entrevistados do Campus A e 7 dos 11 alunos entrevistados do Campus B deram prosseguimento aos seus estudos no nível superior. Deve-se ressaltar também que grande parte dos alunos que acessaram o ensino superior prosseguiram na mesma área de formação do curso técnico que foi objeto da pesquisa.
d) Outro dado relevante foi o alto grau de satisfação dos alunos com o ensino propedêutico, ou seja, com as disciplinas do ensino médio. Dos 15 alunos perguntados, 12 afirmaram satisfação com as disciplinas propedêuticas, tendo respondido que elas permitiram a eles acessar o ensino superior, o que demonstra um alto grau de satisfação com as disciplinas do ensino médio.
e) Sobressaiu-se também que há um percentual baixo de acesso ao mundo do trabalho, uma vez que dos 21 egressos entrevistados apenas 9 trabalham na área de formação do curso (42,9%), 11 egressos não estão trabalhando ( 52,4%) e 1 não trabalha na área de formação do curso (4,8%). Esse dado, interpretado isoladamente, poderia indicar que o Instituto Federal Farroupilha não estaria cumprindo uma das mais importantes de suas missões institucionais, que é proporcionar aos seus egressos o acesso ao mundo do trabalho. Entretanto, tal dado deve ser interpretado conjuntamente com outros que foram ressaltados na pesquisa, especialmente o atinente à verticalização do ensino, considerando que dos 11 egressos que não estão trabalhando, 9 responderam que não trabalham em razão da decisão de dar prosseguimento aos seus estudos no nível superior, sendo que deste universo (de 9 egressos que declararam que não trabalham para prosseguir os estudos), 8 fazem o curso superior na área de formação do técnico. Portanto, os dados interpretados conjuntamente, indicam que, apesar de haver baixo percentual de acesso ao mundo do trabalho, esse percentual justifica-se pelo acesso à verticalização do ensino, uma vez que grande maioria dos egressos adiaram a decisão de acessarem ao mundo do trabalho para acessarem a outros níveis da educação formal, como um dos objetivos também primordiais do Instituto Federal Farroupilha.