Página inicial > São Vicente do Sul > Campus promove formação sobre Currículo Integrado na Educação Profissional
Notícias São Vicente do Sul

Campus promove formação sobre Currículo Integrado na Educação Profissional

Publicado em Terça, 03 de Mai de 2022, 14h24 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Na quarta-feira, dia 27 de abril, docentes e técnicos-administrativos do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul participaram de formação com a temática "Currículo Integrado na Educação Profissional: da teoria à prática". O evento aconteceu de forma híbrida, contanto com a participação online da profª Lucília Machado, além da presença da profª Evelize Minuzzi e do prof. Renato Coutinho, ambos docentes do IFFar-SVS.

Em um primeiro momento, profª Lucília Machado, reconhecida pelo seu trabalho no campo da Educação Profissional, trouxe conceitos e problemáticas acerca da relação entre currículo, formação humana e educação profissional e tecnológica. Doutora em Educação pela PUC/SP e profª titular aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a pesquisadora viabilizou reflexões sobre a educação unitária, a politecnia e o ensino médio integrado. Após sua fala, houve um tempo para perguntas e considerações.

Na continuidade do evento, a profª Evelize Minuzzi, doutoranda do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências (UFSM), realizou apresentação a respeito das experiências de Práticas Profissionais Integradas (PPI’s) desenvolvidas nos cursos técnicos integrados do Campus SVS durante o ano de 2019. Essas experiências fazem parte de sua temática de investigação, que objetiva compreender quais os elementos essenciais para a PPI tornar-se parte da cultura institucional.

Por fim, o prof. Renato Coutinho, atual pró-reitor de Ensino do IFFar, apresentou um percurso possível para a implantação de PPI’s enquanto inovação dos processos de ensino-aprendizagem a partir de um currículo de qualidade superior. As novas propostas didáticas que nascem daí devem ter, como eixo, a abordagem relacional de conteúdos tipificados estruturalmente como diferentes.

Nesse sentido, o êxito no ensino integrado estaria ligado a um percurso formativo que seja um processo desenvolvido em comum, mediante aproximações sucessivas cada vez mais amplas e onde cada ação didática se torne parte de um conjunto organizado e articulado.