Página inicial > Santo Augusto > Professores desenvolvem atividades sobre Poesia com estudantes dos cursos técnicos
Notícias Santo Augusto

Publicado em Segunda, 04 de Julho de 2022, 17h28 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Durante o mês de junho os professores Edevandro Sabino da Silva e Soni Pacheco de Moura de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira realizaram nas turmas de 1º anos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Administração e Alimentos atividades com poesias. O conteúdo foi desenvolvido a partir de variadas e diferentes atividades.

Inicialmente os professores introduziram o conceito de gênero lírico através de aulas teóricas, onde foram vistas a teoria acerta do texto poético. Na sequência foram retomados os conceitos de sentido conotativo e denotativo, através dos significados da palavra CORAÇÃO, que culminou na construção de um cartaz em cada turma.

Ainda durante as aulas teóricas foi explicado e exemplificado a diferença básica entre poesia e poema, fazendo com que o estudante pudesse perceber isso através de exemplos e que de certa forma despertasse neles o sentimento poético. A importância da metáfora para a construção/produção de um poema também foi assunto abordado pelos docentes que trabalharam a música Metáfora de Gilberto Gil.

A música do compositor baiano e ídolo da MPB ainda resultou em uma atividade lúdica que foi a elaboração da lata do poeta. Nessa atividade os professores levaram para sala de aula várias poesias e espalharam aleatoriamente, depois disso cada estudante pegava uma poesia e realizava uma breve leitura silenciosa e na sequência fazia a leitura em voz alta para os demais colegas e com a ajuda do professor realizavam a interpretação e teciam comentários a respeito. A lata da poesia permanecerá na sala de aula até o fim do ano. E em cada aula de língua portuguesa e literatura um estudante ficará responsável por trazer uma poesia, declamar para os colegas e colocar o texto dentro da lata.

Paralelo a esse trabalho, a professora Tamara Brudna da Rosa de Língua Inglesa, trabalhou nas mesmas turmas com os sonetos de William Shakespeare, que foram interpretados em Inglês e posteriormente a versão/tradução em língua materna. Esse trabalho interdisciplinar, na visão da professora Tamara “é importante para que os estudantes percebam que nem sempre se pode fazer simplesmente uma tradução literal e que isso acontece com frequência em textos literários, pois além da mensagem, esses textos também transmitem sentimentos e em muitos casos uma musicalidade e entonação que não pode ser perdido.”

Para finalizar as atividades referentes aos poemas/poesias os professores ainda elaboram e realizaram um sarau literário que aconteceu no auditório do campus em dois momentos. No dia 23/06 a turma de alimentos e no dia 30/06 foi vez dos estudantes de administração. Essa atividade consistia na declamação de poemas. As turmas foram divididas em grupos ou trios e deveriam escolher um poema para realizar a apresentação. Além da declamação, cada grupo era responsável por criar figurinos e cenários de acordo o texto escolhido, para ilustrar a apresentação.

A professora Soni salienta que a poesia na escola tem ação formadora, pois ela ajuda ampliar o domínio da linguagem e capacita o leitor na construção do conhecimento. O professor Edevandro lembra, também, que o texto poético possibilita ao indivíduo conhecer a si mesmo e ao outro e ainda o mundo que está a sua volta.