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O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) o Resultado das inscrições homologadas.
Mais informações: https://profept.ifes.edu.br/selecao/16462-edital22.
Confira o cronograma da seleção:
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ATIVIDADE |
DATAS* |
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Data de de publicação do Edital |
10/12/2021 |
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13/12/2021 a 10/01/2022 |
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Período de solicitação de isenção |
13/12 a 23/12/2021 |
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Resultado das solicitações de isenção |
03/01/2022 |
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Recursos ao resultado das solicitações de isenção |
04/01/2022 |
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Resultado final das solicitações de isenção |
07/01/2022 |
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Data limite para pagamento da inscrição |
11/01/2022 |
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Divulgação do resultado parcial das inscrições homologadas |
14/01/2022 |
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Recursos ao resultado das inscrições |
15/01 e 16/01/2022 |
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Resultado final das inscrições homologadas |
18/01/2022 |
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Período para envio dos documentos comprobatórios e autodeclaração da pontuação via sistema de inscrições |
18/01 a 22/01/2022 |
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Divulgação da classificação parcial dos candidatos |
24/01/2022 |
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Recurso a divulgação da classificação parcial dos candidatos |
25/01/2022 |
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Divulgação da classificação final dos candidatos aptos para avaliação e validação dos documentos comprobatórios |
26/01/2022 |
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Período para avaliação e validação dos documentos comprobatórios |
27/01 a 14/02/2022 |
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Divulgação das notas individuais após avaliação e validação dos documentos comprobatórios |
16/02/2022 |
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Recursos ao resultado das notas individuais |
17/02 e 18/02/2022 |
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Resultado e classificação final dos candidatos |
25/02/2022 |
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Bancas de Verificação de Cotas e Matrículas** |
03/03 a 25/03/2022 |
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Aula Inaugural e Início do semestre letivo |
a partir de 04 de abril de 2022 |
* Em todas as fases do ENA, para fins de datas/horários, será considerado o fuso oficial (Brasília).
** A divulgação do calendário de bancas de verificação das cotas e matrículas será de responsabilidade de cada Instituição Associada (IA).
Publicado em Notícias
- 17/01/22
- 08h20
Aulas acontecem no Campus Jaguari. Inscrições são online e vão até esta segunda-feira, 10 de janeiro. Seleção é por meio da análise do histórico profissional e acadêmico.

O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) lançou em dezembro de 2021 o edital de seleção para as turmas de 2022. As inscrições online vão até 10 de janeiro. Ao todo, são ofertadas 942 vagas, distribuídas entre as 40 instituições associadas ao mestrado em todo o Brasil. Metade das vagas é reservada a servidores da Rede Federal. O ProfEPT é coordenado nacionalmente pelo Instituto Federal do Espírito Santo.
O IFFar oferta 24 vagas, distribuídas da seguinte forma:
Servidores:
- Geral – 9 vagas
- PcD – 1 vaga
- Pretos e pardos – 1 vaga
- Indígenas – 1 vaga
Ampla concorrência:
- Geral – 9 vagas
- PcD – 1 vaga
- Pretos e pardos – 1 vaga
- Indígenas – 1 vaga
As aulas serão realizadas quinzenalmente no Campus Jaguari, nas quintas-feiras (tarde e noite) e nas sextas (manhã e tarde).
A seleção será feita por meio de análise de Histórico Profissional e Acadêmico, que possibilita que os candidatos apresentem aspectos referentes ao desempenho de suas funções profissionais e produções acadêmicas relevantes ao ProfEPT.
Podem participar do Edital 01/2021 os portadores de diploma de curso superior (licenciatura, bacharelado ou tecnólogo) ou declaração de conclusão de curso superior, devidamente reconhecido (ou revalidado) por órgãos competentes do Ministério da Educação.
As inscrições são feitas exclusivamente pelo Sistema de Inscrições. A taxa de inscrição é de R$ 95,00. A isenção da taxa poderá ser solicitada entre 13 e 23 de dezembro.
Saiba mais na página do Edital ProfEPT Nº 01/2021 e inscreva-se.
Confira o cronograma da seleção:
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ATIVIDADE |
DATAS* |
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Data de de publicação do Edital |
10/12/2021 |
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13/12/2021 a 10/01/2022 |
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Período de solicitação de isenção |
13/12 a 23/12/2021 |
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Resultado das solicitações de isenção |
03/01/2022 |
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Recursos ao resultado das solicitações de isenção |
04/01/2022 |
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Resultado final das solicitações de isenção |
07/01/2022 |
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Data limite para pagamento da inscrição |
11/01/2022 |
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Divulgação do resultado parcial das inscrições homologadas |
14/01/2022 |
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Recursos ao resultado das inscrições |
15/01 e 16/01/2022 |
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Resultado final das inscrições homologadas |
18/01/2022 |
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Período para envio dos documentos comprobatórios e autodeclaração da pontuação via sistema de inscrições |
18/01 a 22/01/2022 |
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Divulgação da classificação parcial dos candidatos |
24/01/2022 |
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Recurso a divulgação da classificação parcial dos candidatos |
25/01/2022 |
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Divulgação da classificação final dos candidatos aptos para avaliação e validação dos documentos comprobatórios |
26/01/2022 |
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Período para avaliação e validação dos documentos comprobatórios |
27/01 a 14/02/2022 |
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Divulgação das notas individuais após avaliação e validação dos documentos comprobatórios |
16/02/2022 |
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Recursos ao resultado das notas individuais |
17/02 e 18/02/2022 |
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Resultado e classificação final dos candidatos |
25/02/2022 |
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Bancas de Verificação de Cotas e Matrículas** |
03/03 a 25/03/2022 |
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Aula Inaugural e Início do semestre letivo |
a partir de 04 de abril de 2022 |
* Em todas as fases do ENA, para fins de datas/horários, será considerado o fuso oficial (Brasília).
** A divulgação do calendário de bancas de verificação das cotas e matrículas será de responsabilidade de cada Instituição Associada (IA).
Fonte: Secom - IFFAR
Publicado em Notícias
- 10/01/22
- 09h23
Título da Dissertação: Percepções dos egressos do Curso Técnico em Agroindústria no IFFar-Campus São Vicente do Sul: um olhar sobre a Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica
Produto Educacional: Finalizei o EJA EPT. E agora? Caminhos (des)construídos
Orientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos
Coorientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz
Banca: Dr. Renato Xavier Coutinho, e Dra. Roseli Adriana Blümke Feistel
Resumo: O presente estudo tem como proposta analisar o papel das políticas públicas educacionais implantadas no Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Campus São Vicente do Sul (SVS), especialmente, o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). O foco central da pesquisa é compreender o papel social desse programa na comunidade local, identificando, descrevendo e analisando alguns aspectos das políticas públicas implantadas com olhar especial sobre o EJA EPT na perspectiva dos egressos do Curso Técnico em Agroindústria Integrado modalidade PROEJA. Busca-se, ainda, rever, a partir da caracterização das experiências dos ex-alunos, os significados por eles atribuídos referente a sua participação no curso por meio de suas atividades relacionadas ao programa. Os sujeitos pesquisados foram os ex-alunos formados no Curso Técnico em Agroindústria Integrado na modalidade PROEJA nos anos de 2018 a 2019. Para atingir os objetivos propostos, a metodologia a ser usada é quali-quantitativa. A coleta de dados ocorreu a partir da realização de questionário com questões semiestruturadas e da análise documental. A análise de dados será apresentada de duas maneiras: a) através da constituição dos sujeitos sobre a ótica quantitativa e b) de análise textual dos mesmos. Como metodologia analítica das informações da coleta de dados foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD). Com a realização da pesquisa, procurou-se delinear a efetividade na execução do EJA EPT (Proeja) e reconhecer as necessidades de adequação ou possíveis mudanças na sua realização. Com base nesta análise, desenvolveu-se um produto educacional, onde optou-se pela construção de um Guia Referencial, com o intuito de contribuir para a análise e a reflexão dos profissionais envolvidos com a educação de jovens e adultos, além de favorecer a expansão e o fortalecimento do EJA EPT no IFFar Campus SVS. Como resultado desta pesquisa os egressos pontuaram de maneira positiva com relação ao conceito do curso, bem como aos conhecimentos adquiridos e ao desenvolvimento sociocultural. Desse modo, conclui-se que a educação ofertada contribuiu para a formação integral dos sujeitos, já que a maioria dos egressos prosseguiram seus estudos ou estão empregados. Outro dado significativo ressalta que há um percentual baixo de acesso ao trabalho na área de formação do curso, uma vez que dos 12 egressos entrevistados, desses apenas um (01) trabalha na área de Agroindústria. Assim, é necessário repensar a oferta de EJA EPT no Campus SVS, propondo novos cursos e buscando estratégias e instrumentos que fortaleçam essa modalidade de ensino principalmente na formação profissional.
Palavras-chave: Educação Profissional Tecnológica; Políticas Públicas Educacionais; EJA EPT.
Data da defesa: 28 de dezembro de 2021
Horário: 14h
Local: Videoconferência: https://youtu.be/OJzlWJ3hM8E

Publicado em Notícias
- 20/12/21
- 08h29
Título da Dissertação: OS CONCEITOS DA ONTOLOGIA, DA OMNILATERALIDADE E DO TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: uma reflexão a partir do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul
Produto Educacional: WEB SITE: INSTITUTOS FEDERAIS
Orientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos
Coorientador(a): Dra. Catiane Mazzoco Paniz
Banca: Dr. Adão Caron Cambraia, e Dra. Lenir Basso Zanon
Resumo: O presente trabalho buscou compreender como os principais conceitos das teorias da educação básica, profissional e tecnológica se relacionam com os conceitos que definem a cultura organizacional da instituição. Nesse sentido, a pesquisa se propôs a analisar alguns aspectos da internalização desta cultura: a presença e a compreensão, pela comunidade de profissionais da educação da instituição, dos principais conceitos e pressupostos que nortearam a criação dos Institutos Federais de Educação no Brasil, de modo que possam integrar a cultura e/ou a cultura organizacional no ambiente escolar, à luz dos conceitos que permeiam a Educação Básica, Profissional e Tecnológica na proposta da existência destas instituições. Assim, buscou-se compreender como os conceitos que embasam o tema da educação básica, profissional e tecnologia se apresentam e são ressignificados pelos profissionais da educação que atuam na instituição ao se tornarem elementos de cultura organizacional. O caminho metodológico desenvolvido foi o de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, que utilizou como instrumentos de análise de dados uma revisão bibliográfica, um questionário semiestruturado, e uma escuta sensível, que foi realizada através de encontros virtuais com base metodológica baseada nos círculos dialógicos investigativo-formativos. Com base na revisão bibliográfica foram relacionadas às temáticas da cultura organizacional com a educação profissional e tecnológica e levantados os seus principais conceitos, que foram levados ao questionário semiestruturado e aos círculos dialógicos investigativo formativos, buscando-se conhecer o nível de entendimento e a compreensão dos termos relacionados à educação profissional e tecnológica e a proposta de criação dos Institutos Federais de Educação no sentido de fazerem parte da cultura organizacional da instituição. A pesquisa apontou para um modelo de cultura organizacional ainda em construção, onde as principais temáticas relacionadas à educação profissional e tecnológica ainda estão sendo construídas e sedimentadas na compreensão, no pensamento e nos procedimentos da comunidade que trabalha nestas instituições. Como produto final da dissertação foi elaborado um produto educacional no formato de site em ambiente web que se propõe a servir como um repositório de informações sobre o tema da educação profissional e tecnológica, no intuito de que ele atue de forma a auxiliar na compreensão da comunidade de trabalhadores que trabalham nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia dos principais conceitos que envolvem a educação profissional e tecnológica no Brasil, dessa maneira contribuindo para a construção, consolidação e solidificação da cultura organizacional das instituições estudadas neste trabalho
Palavras-chave: Educação Básica, Profissional e Tecnológica; Ensino Integrado; Cultura Organizacional.
Data da defesa: 27 de dezembro de 2021
Horário: 09H
Local: Videoconferência: https://youtu.be/laaaOi0le54

Publicado em Notícias
- 15/12/21
- 10h13
Título da Dissertação: ACOLHIMENTO VIRTUAL NA PANDEMIA DE COVID-19 COM PERSONAGENS-TIPO EM AUDIOVISUAL PARA UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Produto Educacional: CONJUNTO DE AUDIOVISUAIS DE ACOLHIMENTO, COM PERSONAGENS-TIPO PARA INFORMAÇÕES SOBRE OS PRIMEIROS ACESSOS PARA NOVOS ALUNOS DO IFFAR
Orientador(a): Dr. Renato Xavier Coutinho
Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio, e Dr. Amauri Araújo Antunes
Resumo: Devido à situação excepcional de ensino remoto, a partir da necessidade de isolamento social provocada pela pandemia de COVID-19, a pesquisa aqui apresentada relata o desenvolvimento de um recurso para receber novos alunos em um inédito início de ano letivo totalmente virtual. Para tanto, foram aproveitadas as capacidades artísticas do aluno-pesquisador autor desse estudo. Com isso, estabelece-se como tema dessa pesquisa a utilização de personagens-tipo em audiovisuais de instrução para primeiros acessos remotos de alunos ingressantes no Ensino Médio Integrado em Instituição de Educação Profissional e Tecnológica. Objetiva-se relatar o processo de construção de um produto educacional composto por seis audiovisuais informativos, que tiveram como tema instruções de primeiros acessos virtuais para alunos ingressantes no Ensino Médio Integrado. Estes vídeos foram embasados em conceitos da Educação Profissional e Tecnológica e na composição de personagens-tipo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo Estudo de Caso. Para coleta de dados foram utilizados o relato de experiência, a pesquisa bibliográfica e o questionário de percepções. Como resultado foi criado um produto educacional voltado para estudantes ingressantes no Ensino Médio Integrado em situação excepcional de ensino remoto. Também foi comprovada sua eficiência diante da comunidade escolar a qual foi destinado, através dos relatos da comunidade acadêmica envolvida no processo de acolhimento. Além disso, foi formulado um esquema estrutural para futuras replicações da ideia do produto educacional.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Acolhimento Virtual; personagens-tipo.
Data da defesa: 21 de dezembro de 2021
Horário: 9h
Local: Videoconferência: https://youtu.be/5SYBdyDrH2U

Publicado em Notícias
- 13/12/21
- 13h29
Aulas acontecem no Campus Jaguari. Inscrições são online e iniciam hoje. Seleção é por meio da análise do histórico profissional e acadêmico.

O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) lançou, na última sexta-feira (10), o edital de seleção para as turmas de 2022. As inscrições online começam nesta segunda (13) e vão até 10 de janeiro de 2022. Ao todo, são ofertadas 942 vagas, distribuídas entre as 40 instituições associadas ao mestrado em todo o Brasil. Metade das vagas é reservada a servidores da Rede Federal. O ProfEPT é coordenado nacionalmente pelo Instituto Federal do Espírito Santo.
O IFFar oferta 24 vagas, distribuídas da seguinte forma:
Servidores:
- Geral – 9 vagas
- PcD – 1 vaga
- Pretos e pardos – 1 vaga
- Indígenas – 1 vaga
Ampla concorrência:
- Geral – 9 vagas
- PcD – 1 vaga
- Pretos e pardos – 1 vaga
- Indígenas – 1 vaga
As aulas serão realizadas quinzenalmente no Campus Jaguari, nas quintas-feiras (tarde e noite) e nas sextas (manhã e tarde).
A seleção será feita por meio de análise de Histórico Profissional e Acadêmico, que possibilita que os candidatos apresentem aspectos referentes ao desempenho de suas funções profissionais e produções acadêmicas relevantes ao ProfEPT.
Podem participar do Edital 01/2021 os portadores de diploma de curso superior (licenciatura, bacharelado ou tecnólogo) ou declaração de conclusão de curso superior, devidamente reconhecido (ou revalidado) por órgãos competentes do Ministério da Educação.
As inscrições são feitas exclusivamente pelo Sistema de Inscrições. A taxa de inscrição é de R$ 95,00. A isenção da taxa poderá ser solicitada entre 13 e 23 de dezembro.
Saiba mais na página do Edital ProfEPT Nº 01/2021 e inscreva-se.
Confira o cronograma da seleção:
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ATIVIDADE |
DATAS* |
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Data de de publicação do Edital |
10/12/2021 |
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13/12/2021 a 10/01/2022 |
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Período de solicitação de isenção |
13/12 a 23/12/2021 |
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Resultado das solicitações de isenção |
03/01/2022 |
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Recursos ao resultado das solicitações de isenção |
04/01/2022 |
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Resultado final das solicitações de isenção |
07/01/2022 |
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Data limite para pagamento da inscrição |
11/01/2022 |
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Divulgação do resultado parcial das inscrições homologadas |
14/01/2022 |
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Recursos ao resultado das inscrições |
15/01 e 16/01/2022 |
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Resultado final das inscrições homologadas |
18/01/2022 |
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Período para envio dos documentos comprobatórios e autodeclaração da pontuação via sistema de inscrições |
18/01 a 22/01/2022 |
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Divulgação da classificação parcial dos candidatos |
24/01/2022 |
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Recurso a divulgação da classificação parcial dos candidatos |
25/01/2022 |
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Divulgação da classificação final dos candidatos aptos para avaliação e validação dos documentos comprobatórios |
26/01/2022 |
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Período para avaliação e validação dos documentos comprobatórios |
27/01 a 14/02/2022 |
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Divulgação das notas individuais após avaliação e validação dos documentos comprobatórios |
16/02/2022 |
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Recursos ao resultado das notas individuais |
17/02 e 18/02/2022 |
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Resultado e classificação final dos candidatos |
25/02/2022 |
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Bancas de Verificação de Cotas e Matrículas** |
03/03 a 25/03/2022 |
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Aula Inaugural e Início do semestre letivo |
a partir de 04 de abril de 2022 |
* Em todas as fases do ENA, para fins de datas/horários, será considerado o fuso oficial (Brasília).
** A divulgação do calendário de bancas de verificação das cotas e matrículas será de responsabilidade de cada Instituição Associada (IA).
Publicado em Notícias
- 13/12/21
- 10h15
O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) lançou o edital de seleção para as turmas de 2022. As inscrições começam no dia 13 de dezembro de 2021 e vão até o dia 10 de janeiro de 2022. Ao todo, são 942 vagas, distribuídas entre 40 instituições associadas ao mestrado em todo o Brasil. Metade das vagas é reservada a servidores da Rede Federal. O ProfEPT é coordenado nacionalmente pelo Instituto Federal do Espírito Santo.
O IFFar terá a oferta de 24 vagas, sendo que parte destas estão destinadas a ações afirmativas. As aulas acontecem quinzenalmente (às quintas-feiras e às sextas-feiras) no campus Campus Jaguari.
A seleção será feita por meio de análise de Histórico Profissional e Acadêmico, que possibilita que os candidatos apresentem aspectos referentes ao desempenho de suas funções profissionais e produções acadêmicas relevantes ao ProfEPT.
A persistência do cenário ocasionado pela Covid-19 levou a organização a optar por essa forma de seleção no lugar da aplicação de provas presenciais, devido à preocupação com a preservação da saúde dos envolvidos.
Poderão participar do Edital 01/2021 os portadores de diploma de curso superior (licenciatura, bacharelado ou tecnólogo) ou declaração de conclusão de curso superior, devidamente reconhecido (ou revalidado) por órgãos competentes do Ministério da Educação.
As inscrições serão feitas, exclusivamente, via internet, no Sistema de Inscrições. A taxa de inscrição será de R$ 95,00. A isenção da taxa poderá ser solicitada entre 13 e 23 de dezembro.
Veja todas as informações na página do Edital ProfEPT Nº 01/2021 no seguinte link
Publicado em Notícias
- 10/12/21
- 17h51
As inscrições para o mestrado profissional vão de 13 de dezembro deste ano até o dia 10 de janeiro de 2022.
O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) lançou o edital de seleção para as turmas de 2022. As inscrições começam no dia 13 de dezembro de 2021 e vão até o dia 10 de janeiro de 2022. Ao todo, são 942 vagas, distribuídas entre 40 instituições associadas ao mestrado em todo o Brasil. Metade das vagas é reservada a servidores da Rede Federal. O ProfEPT é coordenado nacionalmente pelo Instituto Federal do Espírito Santo.
A seleção será feita por meio de análise de Histórico Profissional e Acadêmico, que possibilita que os candidatos apresentem aspectos referentes do desempenho de suas funções profissionais e produções acadêmicas relevantes ao ProfEPT. A persistência do cenário ocasionado pela Covid-19 levou a organização a optar por essa forma de seleção no lugar da aplicação de provas presenciais, devido à preocupação com a preservação da saúde dos envolvidos.
Poderão participar do Edital 01/2021 os portadores de diploma de curso superior (licenciatura, bacharelado ou tecnólogo) ou declaração de conclusão de curso superior, devidamente reconhecido (ou revalidado) por órgãos competentes do Ministério da Educação.
As inscrições serão feitas, exclusivamente, via internet, no Sistema de Inscrições. A taxa de inscrição será de R$ 95,00. A isenção da taxa poderá ser solicitada entre 13 e 23 de dezembro.
Veja todas as informações na página do Edital ProfEPT Nº 01/2021.
Confira abaixo o número total de vagas por instituição ofertante (sem a divisão das vagas reservadas para servidores e ações afirmativas):
| EDITAL 01/2021 | |
| INSTITUIÇÃO ASSOCIADA | NÚMERO DE VAGAS |
| CEFET-MG – campus Divinópolis | 24 |
| COLÉGIO PEDRO II – campus Centro | 22 |
| IF BAIANO – campus Catu | 24 |
| IF CATARINENSE – campus Blumenau | 24 |
| IF DA BAHIA – campus Salvador | 24 |
| IF DA PARAÍBA – campus João Pessoa | 24 |
| IF DE BRASÍLIA – campus Brasília | 24 |
| IF DE GOIÁS – campus Anápolis | 24 |
| IF DE MINAS GERAIS – campus Ouro Branco | 24 |
| IF DE PERNAMBUCO – campus Olinda | 24 |
| IF DE RONDÔNIA – campus Porto Velho | 24 |
| IF DE RORAIMA – campus Boa Vista | 24 |
| IF DE SANTA CATARINA – Centro de Referência e Formação em EAD | 24 |
| IF DE SÃO PAULO – campus Sertãozinho | 22 |
| IF DE SERGIPE – campus Aracaju | 24 |
| IF DO ACRE – campus Rio Branco | 24 |
| IF DO ALAGOAS – campus Benedito | 24 |
| IF DO AMAPÁ – campus Santana | 20 |
| IF DO AMAZONAS – campus Manaus-Centro | 22 |
| IF DO CEARÁ – campus Fortaleza | 24 |
| IF DO ESPÍRITO SANTO – campus Vitória | 24 |
| IF DO MARANHÃO – campus Monte Castelo | 24 |
| IF DO MATO GROSSO – campus Cuiabá | 24 |
| IF DO MATO GROSSO DO SUL – campus Campo Grande | 24 |
| IF DO NORTE DE MINAS GERAIS – campus Montes Claros | 24 |
| IF DO PARÁ – campus Belém | 20 |
| IF DO PARANÁ – campus Curitiba | 24 |
| IF DO PIAUÍ – campus Parnaíba | 24 |
| IF DO RIO DE JANEIRO – campus Mesquita | 24 |
| IF DO RIO GRANDE DO NORTE – campus Mossoró | 24 |
| IF DO RIO GRANDE DO SUL – campus Porto Alegre | 24 |
| IF DO SERTÃO DE PERNAMBUCO – campus Salgueiro | 22 |
| IF DO SUDESTE DE MINAS GERAIS – campus Rio Pomba | 24 |
| IF DO SUL DE MINAS GERAIS – campus Poços de Caldas | 24 |
| IF DO TOCANTINS – campus Palmas | 24 |
| IF DO TRIÂNGULO MINEIRO – campus Avançado Uberaba Pq. Tecnológico | 22 |
| IF FARROUPILHA – campus Jaguari | 24 |
| IF FLUMINENSE – campus Centro de Referência | 24 |
| IF GOIANO – campus Ceres | 24 |
| IF SUL-RIO-GRANDENSE – campus Charqueadas | 24 |
| TOTAL | 942 |
Publicado em Notícias
- 10/12/21
- 17h47
Título da Dissertação: A importância Social dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis - Desafios e Perspectivas Profissionais
Produto Educacional: Reciclagem eu faço e você ? - Um guia prático e educativo
Orientador(a): Dra. Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher
Banca: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos, e Dra. Vidica Bianchi
Resumo: O atual contexto socioeconômico brasileiro tem aflorado as desigualdades sociais e os problemas ambientais. Nesse ínterim, encontram-se aqueles que vivem de trabalhos informais e que necessitam da coleta de resíduos sólidos, vulgo lixo, para a sua sobrevivência e de sua família, os catadores de recicláveis. O presente estudo versa sobre a importância social dos trabalhadores de materiais recicláveis: desafios e perspectivas profissionais. Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo visa entender de que forma os trabalhadores de materiais recicláveis podem conquistar melhorias em suas atividades laborais visando a constituição de uma identidade profissional e valorização social. Este trabalho assenta a sua justificativa na possibilidade desses profissionais se constituírem auxiliares no processo de conscientização ambiental da sociedade, principalmente se problematizamos, nos diferentes espaços sociais, inclusive na Educação Profissional, a relação da Educação e Trabalho e Educação Ambiental. Como autores de referência nos amparamos em Frigotto (2001), Antunes (1995, 2001), Leff (2006), Santos (2005, 2018), entre outros e os documentos do Plano Nacional de Resíduos Sólidos e o Plano Ambiental do Município de Santa Maria/RS. Para conseguir alcançar os resultados almejados, a pesquisa pauta-se em uma metodologia de cunho qualitativo, na forma de estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram entrevistas com os catadores de recicláveis de empresas e/ou associações da cidade de Santa Maria/RS. Após a coleta e análise dos dados foi elaborado o produto educacional. A proposta do produto educacional é um guia prático, contendo falas de alguns trabalhadores e com conteúdo informativo sobre locais de descarte correto dos resíduos sólidos e de reciclagem no município de Santa Maria/RS.
Palavras-chave: Trabalhadores; Materiais Recicláveis; Educação Ambiental.
Data da defesa: 20 de dezembro de 2021
Horário: 17h e 30 min
Local: Videoconferência: https://youtu.be/ssqvspE4cWk

Publicado em Notícias
- 10/12/21
- 10h50
Título da Dissertação: CYBERBULLYING EM CONTEXTOS EDUCATIVOS: Construindo estratégias para uma cultura da alteridade na Educação Profissional e Tecnológica
Produto Educacional: Curso de formação permanente sobre cyberbullying e práticas educativas preventivas
Orientador(a): Dra. Neiva Maria Frizon Auler
Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, e Dr. Ascísio dos Reis Pereira
Resumo: Esta pesquisa foi realizada no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), dentro da linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e teve como objetivo geral identificar as práticas utilizadas no atendimento das ocorrências de cyberbullying no contexto escolar e propor estratégias de prevenção e enfrentamento dentro do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). Sobre os pressupostos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e explicativa. A amostra populacional foi composta por servidores lotados em equipes de Assistência Estudantil e Coordenações de Cursos de Ensino Médio Integrado do IFFar. A pesquisa desenvolveu-se nas seguintes etapas: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevista online semiestruturada (devido a Pandemia de Covid-19, que impôs distanciamento social). O processo de análise dos dados das entrevistas foi realizado por meio da Análise Textual Discursiva – ATD na perspectiva de Morais e Galiazzi. Os discursos corroboram com a necessidade de formação por parte dos servidores entrevistados, ao que tange a temática do cyberbullying em contextos educativos. A partir dos resultados da pesquisa foi elaborada uma proposta de formação (produto educacional), com vistas a possibilitar a reflexão e a compreensão sobre o fenômeno do cyberbullying no contexto educativo.
Palavras-chave: Cyberbullying, Currículo Integrado, Formação Profissional, Educação Básica Profissional e Tecnológica
Data da defesa: 16 de dezembro de 2021
Horário: 14h
Local: Videoconferência: https://youtu.be/RIrE4k6yzp4

Publicado em Notícias
- 06/12/21
- 10h46

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