Página inicial > Panambi > Projeto do Campus Panambi constrói recursos pedagógicos para o ensino de surdos
Notícias Panambi

Projeto do Campus Panambi constrói recursos pedagógicos para o ensino de surdos

Publicado em Segunda, 15 de Janeiro de 2018, 10h41 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Durante o 2º semestre de 2017 alunos que integravam a comunidade surda do IFFar – Campus Panambi foram objeto de estudos para implantação de melhorias nas condições de aprendizagem. O projeto “Produção de Recursos Pedagógicos para o Ensino de Surdos” objetivou construir materiais/recursos pedagógicos para serem usados com alunos surdos nas diferentes disciplinas, a partir da necessidade de cada professor, na intenção de potencializar o aprendizado os alunos surdos.

A partir de observações e entrevistas/conversas nas salas de aula onde havia alunos surdos matriculados, as dificuldades quanto ao entendimento de determinados conteúdos foram anotadas e compartilhadas com o grupo integrante do projeto, composto pela educadora especial Daniela Medeiros, em conjunto com as alunas colaboradoras Eliziane Moura Paulus, Bruna Martins Vieira e Franciele Fernandes da Silva. Logo, surgiram ideias de possíveis recursos para facilitar o processo de ensino/aprendizagem dos alunos surdos, os quais foram validados por docentes e intérpretes de Libras antes de serem disponibilizados aos alunos.

Na avaliação da professora Daniela, o projeto atingiu diretamente os alunos surdos, visto que os recursos construídos se caracterizavam como bilíngues e visuais, facilitando e ressignificando a compreensão de diferentes conteúdos e disciplinas. Também para as alunas bolsistas e voluntárias, a experiência com o projeto possibilitou um alargamento de suas interpretações sobre o processo de inclusão escolar, colaborando para uma melhor compreensão das especificidades do processo de ensino/aprendizagem de alunos surdos.

Assunto(s):