Página inicial > Panambi > Projeto de extensão “Era uma vez...”, desenvolvido na Escola José de Anchieta, é selecionado para ser apresentado em evento em Porto Alegre

Mensagem

Sorry - this event cannot be viewed using the link provided. Its possible the item may have been updated while you have been viewing the webpage.
Notícias Panambi

Publicado em Quarta, 22 de Agosto de 2018, 19h49 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Para além das atividades de ensino e pesquisa, a extensão completa o tripé de atuação do Instituto Federal Farroupilha. Durante os meses de maio, junho e julho de 2018, a professora do IFFar – Campus Panambi, Carla Klos Schöninger, com o apoio das professoras Camila Fleck dos Santos e Neiva Kord Pierini, e das bolsistas voluntárias Francine Andrea Raffa e Caroline Severo, desenvolveram o projeto de extensão: “Era uma vez... A alfabetização científica e a literatura infantil”, na Escola Estadual José de Anchieta, de Panambi/RS.

O projeto objetivou proporcionar atividades de alfabetização científica, utilizando-se da literatura infantil como estratégia. O público-alvo foram estudantes de duas turmas de 2º ano do Ensino Fundamental da escola, envolvendo 48 participantes.

Durante os três meses de duração do projeto, criaram-se situações, experiências, experimentos, atividades, desafios e práticas pedagógicas em que os estudantes puderam exercer autonomia e o pensamento criativo, estabelecendo relações entre literatura infantil e a alfabetização científica. Para fomentar o exercício da relação de conhecimentos científicos com o cotidiano, os alunos eram incentivados a ler livros literários e sobre assuntos relacionados às Ciências Naturais, textos científicos, notícias e reportagens, folders informativos, livros didáticos, entre outros materiais.

As atividades contaram com planejamentos e cronograma pré-estabelecido conjuntamente, com cooperação das professoras titulares das turmas e das bolsistas. Deste modo, de acordo com a professora Carlo, “os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver o senso de investigação em atividades de leitura e produção que perpassaram as barreiras disciplinares”.

O projeto foi um dos selecionados para ser apresentado na 36ª edição do Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS), que ocorrerá entre os dias 28 e 31 de agosto, no Campus Centro da UFRGS, em Porto Alegre. Como os resultados obtidos com o projeto foram bastante positivos, o grupo intenciona continuar com as ações em breve.

Assunto(s): ,