Página inicial > IF Farroupilha > Reitoria do IFFar defende o Programa Rede e-Tec Brasil
Notícias Educação a Distância

Reitoria do IFFar defende o Programa Rede e-Tec Brasil

Publicado em Segunda, 16 de Outubro de 2017, 17h07 | por Administrador EaD | Voltar à página anterior

A reitora do Instituto Federal Farroupilha, Profª. Carla Comerlato Jardim, a Diretora de Educação a Distância, Profª. Carla Cristiane Costa e o Prof. André Hellvig da Silva, Coordenador Geral da Rede e-Tec Brasil estiveram em Brasília, nos dias 09 e 10 de outubro de 2017, junto à SETEC (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica) para defender a continuidade do Programa Rede e-Tec Brasil.

Na ocasião, os professores foram recebidos no gabinete da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica da SETEC, pela Sra Eline Neves Braga Nascimento e  a  Coordenadora-Geral de Educação Profissional e Tecnológica a Distância e Tecnologia Educacionais – CGED, Sra Maria das Gracas Costa Nery da Silva.

A  reitora do IFFar ressaltou sobre a importância da Educação a Distância (EAD) para a Instituição e que o  organograma institucional, juntamente com o Código de Regulamentos de Atribuições de Direções, Coordenações, Setores e Serviços da Reitoria e campi, apresenta sua estrutura organizacional, da qual a Educação a Distância faz parte, confirmando assim, o incentivo e apoio a esta modalidade de ensino.

A modalidade de Educação a Distância está presente no Plano de  Desenvolvimento Institucional (PDI 2014-2018), nas regulamentações Institucionais, nos Projetos de Cursos. Documentações estas que já apontam para a Institucionalização da EAD.

Destacou-se, também,  sobre todo um investimento, por parte da Reitoria, dos campi e Polos EAD em processos formativos com viés administrativo, pedagógico e tecnológico, consolidados pela Instituição e com ampla participação da comunidade interna e externa. Movimentos, estes que vêm ao encontro com a EAD institucionalizada.

Entretanto, até que o processo de Institucionalização aconteça, o Programa Governamental Rede e-Tec Brasil ´vem sendo de suma importância para que a Educação a Distância  possibilite o acesso a formação técnica, pública e gratuita, especialmente, para mulheres entre 25 e 40 anos, com filhos, relacionamento estável e que contribuem com o orçamento familiar, considerando o perfil dos(as) estudantes que são atendidos(as) pela EAD no IF Farroupilha.

No momento da reunião, um dos assuntos que emergiu foi o mapa de demanda exigido pelos ministérios, que entretanto, não está contemplando, na integra, os municípios Polos EAD parceiros do Instituto  Federal Farroupilha. Neste instante,  houve um comprometimento por parte das integrantes da SETEC  em rever metodologias que possam dialogar mais fortemente com os municípios.

Fonte: Diretoria de Educação a Distância

Assunto(s):