Página inicial > Frederico Westphalen > Dia Nacional da Matemática é comemorado no Campus de Frederico Westphalen
Notícias Frederico Westphalen

Dia Nacional da Matemática é comemorado no Campus de Frederico Westphalen

Publicado em Segunda, 09 de Mai de 2016, 15h48 | por ASCOM Frederico Westphalen | Voltar à página anterior

De acordo com a a lei n° 12.835, de 26 de junho de 2013, dia 06 de maio é o Dia Nacional da Matemática, data de aniversário do escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan.

Ao longo de seus 79 anos, Malba Tahan publicou 120 livros, sendo 51 voltados à Matemática. Nessas obras, conseguiu repassar o conteúdo matemático em uma esfera envolvente com enigmas e fantasias, tornando-o uma aventura divertida e empolgante. Por essa diferenciada forma de escrever, até a data de seu falecimento, ele já havia vendido mais de um milhão de livros. Seu livro mais famoso, “O homem que calculava”, tornou-se um best-seller que até hoje atrai as novas gerações.

Segundo o texto da lei, cabe ao Poder Executivo elaborar atividades que ressaltem a importância da matemática, bem como o gosto pela prática do raciocínio lógico. Assim, mais do que o cumprimento de uma lei: a valorização e o reconhecimento do Dia Nacional da Matemática é um processo cultural e depende unicamente de como as autoridades educacionais o ressaltam.

Nessa perspectiva, as professoras de matemática do IFF Campus Frederico Westpahlen, Michelle Schlesner Rohde e Renata Zachi, organizaram algumas atividades para comemorar esta data.

Foram expostos alguns materiais didáticos, tais como sólidos geométricos, alguns exemplares da Revista Cálculo, provas da OBMEP e da OBM, um painel com algumas aplicações da matemática em disciplinas técnicas do Curso Técnico em Agropecuária, entre outros. Além disso, foi proposta a resolução de vários Desafios Matemáticos, bem como atividades interativas na lousa digital. Também foram disponibilizados alguns jogos lógicos e pedagógicos, como o Tangram, Cubo Mágico, Xadrez e Resta Um para que os alunos utilizassem a matemática de uma forma lúdica e descontraída.

As professoras de matemática agradecem a colaboração e participação de todos.