Página inicial > Alegrete > Campus Alegrete lamenta queda da Ponte de Pedra do Tigre
Notícias Alegrete

Campus Alegrete lamenta queda da Ponte de Pedra do Tigre

Publicado em Quarta, 26 de Mai de 2021, 17h54 | por Ascom Alegrete | Voltar à página anterior

A Ponte de Pedra do Tigre, localizada entre Manoel Viana e Alegrete, sempre foi um dos principais pontos para saída de campo dos alunos e professores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFFar - Campus Alegrete. Porém, no último 14 de maio, a formação rochosa natural, desabou. Uma lamentável perda para o Instituto Federal Farroupilha, além de toda a região.

20180407_093905.jpg 33467019.jpg

A Ponte de Pedra do Tigre, localizada dentro de uma propriedade privada, chamada Fazenda Cerro do Tigre, era um dos mais visitados pontos turísticos da região. Cerca de 500 visitantes por mês passavem pelo local. Para o curso de Ciências Biológicas, "durante as visitas de estudos, os alunos podiam observar plantas de várias famílias botânicas, como cactáceas e bromeliáceas, além de espécies com adaptações para vida em ambientes rupestres e também uma grande diversidade de líquens, insetos, aves e répteis. Essas espécies ainda podem ser encontradas no local, que serve como um refúgio frente às alterações provocadas no ambiente do entorno. Porém, a atração da ponte já não existirá. Prova de que os processos exógenos atuam sobre a superfície terrestre, modificando o relevo", lamentou a Professora Paula Guadagnin.

O Cerro do Tigre possuía esse diferencial de outros morros testemunhos da região: a ponte milenar formada naturalmente, constituída de rocha arenítica da formação Botucatu, esculpida pelo tempo, de origem eólica, que ainda resistia ao intemperismo. A rocha acabou sendo afetada pela erosão. Chuva, ventos, raios, foram fazendo as erosões naturais nela. O cartão-postal, palco de lendas e mistérios, agora não existe mais. Ficam os nossos registros da bela paisagem e as lembranças de quem um dia ousou passar por ela: a ponte contava com cerca de 40 metros de comprimento e, no trecho mais estreito da travessia, tinha 80 centímetros de largura.

O local, agora na memória de quem um dia esteve lá, pode ser revisitado nos vídeos publicados no canal do YouTube do Prof. Paulo Jubilut sobre o Bioma Pampa. O professor elaborou dois vídeos com o auxílio da equipe do IFFar (Profs Paula Guadagnin, Jonas Sponchiado, Suelen Rodrigues, Jamile Gonçalves e hoje egressos Yan Silva, Ederson Bueno e Marcylene Vieira).

Vídeo 1 sobre Bioma Pampa com imagem da Ponte de Pedra, Arenização e Reserva Biológica Ibirapuitã:

Vídeo 2 sobre Bioma Pampa com imagens de nossos campos e do Museu "Centro de Pesquisas e Documentação de Alegrete":