Página inicial > Alegrete > Queda da ponte de pedra do Cerro do Tigre
Notícias Alegrete

Queda da ponte de pedra do Cerro do Tigre

Publicado em Sábado, 15 de Mai de 2021, 01h11 | por Gabinete Alegrete | Voltar à página anterior
O IFFar - Campus Alegrete junto ao Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas lamenta a queda da ponte de pedra, localizada no Cerro do Tigre, local visitado anualmente em saídas de campo com as turmas. O Cerro do Tigre possuía esse diferencial de outros morros testemunhos da região, a ponte formada naturalmente, constituída de rocha arenítica da formação Botucatu, de origem eólica, que ainda resistia ao intemperismo.
Durante as visitas de estudos podem ser observadas plantas de várias famílias botânicas, como cactáceas e bromeliáceas, espécies com adaptações para vida em ambientes rupestres, além de uma grande diversidade de líquens, insetos, aves e répteis.
Essas espécies ainda podem ser encontradas no local, que serve como um refúgio frente às alterações provocadas no ambiente do entorno. Porém, a atração da ponte já não existirá. Prova de que os processos exógenos atuam sobre a superfície terrestre, modificando o relevo.
Ficam os registros dessas visitas.