Sobre o Campus
HISTÓRICO
As atividades do Campus Alegrete começaram em 1954, a partir da iniciativa do então Deputado Federal Rui Ramos, que pleiteou junto à Secretaria Estadual da Agricultura a criação de uma escola para atender aos jovens da colônia do Passo Novo. Naquele ano, 34 alunos fizeram parte da primeira turma de Iniciação Agrícola, em regime de internato.
Nos primeiros anos, a Instituição fazia parte da administração estadual, depois foi vinculada à Universidade Federal de Santa Maria. Em 1985, tornou-se Escola Agrotécnica Federal de Alegrete (EAFA). A estrutura física e o número de cursos cresceram gradativamente. Em 2005, foram autorizados os cursos superiores de Tecnologia em Produção de Grãos e Tecnologia em Agroindústria; no ano seguinte, a escola passou a oferecer Cursos Técnicos Integrados à Educação de Jovens e Adultos de Nível Médio (PROEJA), nas áreas da Informática e Agropecuária, além do Curso de Técnico Agrícola Integrado ao Ensino Médio, na habilitação Agropecuária.
Com a publicação da Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, foram criados os Institutos Federais – com isso, por meio da intregração da EAFA, do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) de São Vicente do Sul, de sua Unidade Descentralizada de Júlio de Castilhos, e do acréscimo da Unidade Descentralizada de Santo Augusto que anteriormente pertencia ao CEFET de Bento Gonçalves, foi criado o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IF Farroupilha ou IFFar).
De acordo com a lei de sua criação, o IFFar é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino. Equiparados às universidades, os institutos são instituições acreditadoras e certificadoras de competências profissionais, além de detentores de autonomia universitária.
Atualmente, o IFFar possui em sua estrutura administrativa onze campi, Reitoria, Centros de Referência e Polos de Educação a Distância, sendo caracterizado como uma instituição com natureza jurídica de autarquia, que lhe confere autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar.
O IFFar - Campus Alegrete oferta dezesseis cursos presencias e dois a distância. Em nível médio são ofertados os cursos técnicos nas modalidades Integrado (3), Subsequente (2) e PROEJA (Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional Tecnológica) (1); em nível superior oferta cursos de graduação na formas de bacharelado (2), licenciatura (3) e tecnologia (3); e também cursos de pós-graduação lato sensu - especialização (4). Também oferece cursos de formação continuada e extensão.
Com aproximadamente 1500 alunos, o Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete oferece oportunidades de qualificação para toda a comunidade da Fronteira Oeste e do Estado.
CURSOS
Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio (Ensino Médio + Formação Técnica)
Técnico em Agropecuária - Integral (diurno) - 3,5 anos
Técnico em Informática - Integral (diurno) - 3 anos
Técnico em Química - Integral (diurno) - 3 anos
Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio EJA/EPT (para maiores de 18 anos)
Técnico em Agroindústria - Noturno - 3 anos
Cursos Técnicos Subsequentes EaD (para quem já concluiu o Ensino Médio)
Técnico em Agroindústria - EaD (Polos Alegrete e São Gabriel) - 1,5 anos
Técnico em Manutenção e Suporte em Informática - EaD (Polos Santiago e São Gabriel) - 1,5 anos
Cursos de Graduação
Bacharelado em Agronomia - Integral (diurno) - 5 anos
Bacharelado em Zootecnia - Integral (diurno) - 5 anos
Licenciatura em Ciências Biológicas - Noturno - 4 anos
Licenciatura em Matemática - Noturno - 4 anos
Licenciatura em Química - Noturno - 4 anos
Tecnologia em Alimentos - Noturno - 3 anos
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Noturno - 3 anos
Tecnologia em Produção de Grãos - Noturno - 3,5 anos
Cursos de Pós-graduação Lato Sensu
Especialização em Computação Aplicada
Especialização em Ensino de Ciências e Matemática
Especialização em Gestão Escolar
Especialização em Produção de Culturas de Lavoura
Anexos:
Redes Sociais