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Título do projeto: LETRAMENTO DIGITAL POR MEIO DO TRABALHO PEDAGÓGICO CRÍTICO NO CURSO TÉCNICO EM SISTEMAS DE ENERGIA RENOVÁVEL

Orientador: Dr. Adão Caron Cambraia

Banca: Dr. Mauricio Ramos Lutz, Dra. Mariglei Severo Maraschin

Resumo: O aprimoramento do letramento digital por meio do trabalho pedagógico crítico, no contexto da formação integrada, propõe-se em proporcionar o desenvolvimento de habilidades de compreensão, utilização, avaliação crítica e responsável das tecnologias digitais disponíveis na cibercultura. Esta pesquisa visa compreender a relação entre o trabalho pedagógico crítico e o desenvolvimento do letramento digital, em meio às possibilidades e desafios presentes na Educação Profissional e Tecnológica - EPT. A pesquisa contará com uma abordagem metodológica qualitativa, caracterizada como pesquisa do tipo descritiva, com uma dimensão exploratória para o desenvolvimento de um estudo de caso. A mostra será composta pelos professores do Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável Integrado ao Ensino Médio (SER), em que a coleta dos dados se dará através de entrevistas semiestruturadas vídeo gravadas e posteriormente transcritas, em que analisaremos as concepções docentes em relação às contribuições do letramento digital crítico  em seu trabalho pedagógico desenvolvido no percurso histórico do curso. A análise dos dados será conduzida com base na Análise Textual Discursiva (ATD). A pesquisa pretende contribuir para a valorização da organização de memórias do curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável, buscando compreender através da perspectiva histórica do trabalho pedagógico destes docentes, a relação do letramento digital na construção de uma formação humana integrada voltada ao mundo do trabalho. Como produto educacional avalia-se a possibilidade do desenvolvimento de um Guia Educacional em formato de e-book, buscando promover o desenvolvimento do trabalho pedagógico crítico relacionado ao Letramento Digital na formação integrada voltada ao mundo do trabalho.  Espera-se que a experiência e o conhecimento dos componentes da banca de qualificação possam contribuir para o enriquecimento do trabalho desenvolvido como um todo, apresentando sugestões e possibilidades que valorizem o trabalho de pesquisa e seu desenvolvimento produtivo.

Palavras-chave: Letramento Digital; Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos ; Trabalho Pedagógico Crítico.

Data da qualificação: 13 de junho de 2024

Horário: 9h


Local: Videoconferência

* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Qualificação Hélio T6

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  • 14/05/24
  • 15h59

Título do projeto: VERTICALIZAÇÃO DO ENSINO NA EPT: TRAJETÓRIAS DISCENTES E PERCEPÇÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL

Orientador: Dra. Ana Cláudia de Oliveira da Silva

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dra. Mariglei Severo Maraschin e Dr. Antônio Carlos Minussi Righes (Suplente)

Resumo: O presente trabalho será desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Jaguari, dentro da Linha de Pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, guardando relações com o Macroprojeto 3 - Práticas Educativas no Currículo Integrado. A pesquisa tem por objetivo geral investigar como os discentes do curso de Bacharelado em Administração do IFFar - campus São Vicente do Sul, oriundos do Curso Técnico Integrado em Administração, percebem o impacto da educação integral e da verticalização do ensino em suas trajetórias de vida. Para tal será realizada uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada, o local de investigação será o IFFar, mais precisamente o campus São Vicente do Sul, e os sujeitos da pesquisa serão os discentes regularmente matriculados no curso de Bacharelado em Administração, do referido campus, que tenham previamente se formado no curso Técnico Integrado em Administração. A coleta de dados será realizada primeiramente por meio de formulário online e, após, por meio da realização de entrevista narrativa com discentes selecionados. Os resultados serão analisados por meio da Análise de Conteúdo, de Bardin (2016). Espera-se ainda esclarecer, com o auxílio de autores como Pacheco (2011), Ramos (2010), Ciavatta (2014), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005) entre outros, os conceitos de verticalização e currículo integrado e suas correlações dentro do itinerário formativo dos discentes. Por fim, pretende-se a publicação, como produto educacional, de vídeos de curta duração que demonstrem os resultados obtidos por alunos que tenham a trajetória acadêmica e pessoal marcadas pela verticalização do ensino.

Palavras-chave: Verticalização; Currículo Integrado; Trajetória Acadêmica.

Data da qualificação: 29 de maio de 2024

Horário: 14h

Local: Videoconferência

* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Qualificação Guilherme T6

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  • 14/05/24
  • 13h58

Título do projeto: CONSTITUIÇÃO DO IFRS – CAMPUS VACARIA: CONTRIBUIÇÕES DAS NARRATIVAS MEMORIAIS DE SERVIDORES

Orientador: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos

Coorientador(a): Dr. Adão Caron Cambraia 

Banca: Dra. Catiane Mazocco Paniz, Dra. Raquel Folmer Corrêa

Resumo: Este projeto será desenvolvido no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal Farroupilha, Campus Jaguari, entre 2024 e 2025. Abordará a seguinte temática: Constituição do IFRS – Campus Vacaria: contribuições das narrativas memoriais de servidores. Esse tema situa-se na Linha de Pesquisa 2, Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT, e no Macroprojeto 4, História e Memórias no contexto da EPT. Procurar-se-á responder ao seguinte problema de pesquisa: Como se constituiu a trajetória histórica do IFRS – Campus Vacaria a partir das narrativas memoriais de servidores? Os participantes serão os servidores que presenciaram o início da trajetória do Campus Vacaria (2014-2016) e que continuam a atuar nessa unidade institucional no tempo em que se dará a pesquisa (2024 e 2025). O objetivo geral do trabalho consistirá em analisar a trajetória histórica do IFRS – Campus Vacaria por meio das narrativas memoriais de servidores que participaram do início do percurso dessa unidade institucional. A coleta de dados desta investigação, um estudo de caso com abordagem qualitativa, dar-se-á por meio de pesquisa bibliográfica e documental e, essencialmente, por meio de entrevista semiestruturada, fundamentando-se nas contribuições de Minayo (2013), de Lüdke e André (1986) e de Gil (2017). Para a análise dos dados coletados a partir das entrevistas, será utilizado o método da Análise Textual Discursiva (ATD), de acordo com Moraes e Galiazzi (2016). A fim de fundamentar os assuntos referentes às Bases Conceituais da Educação Profissional e Tecnológica, entre outros, serão trazidos para as interlocuções teóricas autores como: Saviani (2007), Ciavatta (2014), Pacheco (2011 e 2020), Ramos (2010), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2012). Ao final da pesquisa, pretende-se elaborar um produto educacional, no formato de documentário, que permita publicizar as narrativas memoriais dos participantes da pesquisa a fim de valorizar o percurso até o momento e fortalecer a identidade do IFRS – Campus Vacaria, que completará, em 2025, 10 anos de história.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Narrativas Memoriais; IFRS – Campus Vacaria.

Data da qualificação: 28 de maio de 2024

Horário: 15h


Local: Videoconferência

* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Qualificação Eduardo T6

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  • 14/05/24
  • 09h05

Título da Dissertação: "TRAJETOS FORMATIVOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS: A ATUAÇÃO DOS INTÉRPRETES DE LIBRAS - PORTUGUÊS NA EPT"

Produto Educacional: "O Tradutor Intérprete de Libras-Português e a sua Ética Profissional".

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746536

Orientador(a): Dr. Vantoir Roberto Brancher

Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani e Profa. Dra. Tânia Micheline Miorando

Resumo: O tradutor intérprete da Língua Brasileira de Sinais - Português (TILSP) faz mediação da comunicação entre pessoas surdas e ouvintes. O TILSP media o acesso à informação e à participação social dos surdos, contribuindo de maneira significativa para a inclusão e a acessibilidade em diferentes contextos, incluindo o ensino. O TILSP não se limita a simplesmente traduzir palavras de um idioma para outro, mas também transmitir emoções, intenções e nuances culturais presentes na comunicação. Este estudo, intitulado “Trajetos formativos e práticas educativas: a atuação dos intérpretes de Libras - Português na EPT”, pesquisa sobre os trajetos formativos, saberes, dificuldades e potencialidades dos tradutores intérpretes de Libras-Português (TILSP) e suas implicações na prática profissional dentro do contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O objetivo central da pesquisa é investigar os trajetos formativos e as práticas profissionais dos TILSP, analisando como esses aspectos influenciam na inclusão de alunos surdos perante as dificuldades e potencialidades da profissão. Os objetivos específicos são: mapear os trajetos formativos dos TILSP que atuam na EPT, analisar a produção científica sobre sua atuação, explorar as dificuldades e potencialidades enfrentadas por esses profissionais em salas de aula e desenvolver um produto educacional para aprimorar sua atuação institucional. Este estudo está inserido no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) na Linha de pesquisa 1: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A abordagem metodológica adotada é qualitativa, com a coleta de dados realizada através de entrevistas semiestruturadas, permitindo uma análise detalhada das experiências e percepções dos participantes. A análise de conteúdo será utilizada para tratamentos dos dados. Ao final da pesquisa, foi desenvolvido um produto educacional que possa ser utilizado para a formação contínua dos TILSP, baseado nas dificuldades e necessidades identificadas durante a pesquisa, com o intuito de elevar a qualidade da inclusão de alunos surdos e melhorar a prática profissional dos TILSP na EPT. Os resultados obtidos objetivam a melhoria da prática profissional dos TILSP, a qualidade da educação inclusiva para estudantes surdos na EPT visando a melhoria das práticas educacionais inclusivas. O produto que foi desenvolvido, o curso MOOC, intitulado “O Tradutor Intérprete de Libras-Português e a sua Ética Profissional”.

Palavras-chave:   Trajetos formativos. Tradutores Intérpretes de Libras – Português. Práticas educativas. Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

Data da defesa: 23 de maio de 2024

Horário: 14 h


Local: Auditório - Reitoria IFFar

Convite Defesa Nicole T5

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  • 13/05/24
  • 13h36

Título da Dissertação: MEMÓRIAS E PERCEPÇÕES RELACIONADAS A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS FAMÍLIAS DOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO IFFAR - CAMPUS SANTO AUGUSTO

Produto Educacional: CARTILHA DIDÁTICA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: reflexões e memórias na Educação Profissional e Tecnológica

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746230

Orientador(a): Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani
Coorientador(a): Dra. Neiva Maria Frizon Auler

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves e Dr. Edward Frederico Castro Pessano

Resumo: A Educação Ambiental caracteriza-se por ser um processo educativo que visa à formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação do meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável. Com a crescente preocupação com a crise ambiental, a Educação Ambiental tornou-se um tema fundamental no contexto educacional. No Brasil, a Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, determina a incorporação de práticas e valores relativos à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável em todos os níveis de ensino. Essa lei estabelece diretrizes para o ensino do tema em questão, preferencialmente de forma integrada e interdisciplinar. O presente estudo, desenvolvido junto ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológico, dentro da linha de pesquisa e Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em EPT tem como objetivo principal investigar as concepções de Educação Ambiental expressas através de memórias e percepções de um grupo de sujeitos - estudantes do Curso Técnico em Agropecuária do IFFar - Campus Santo Augusto e seus familiares, buscando identificar características das abordagens conservadora, pragmática e crítica. A presente investigação terá como alicerce teórico os estudos de Philippe Pomier Layrargues e Gustavo Ferreira da Costa Lima, que procederam à categorização do campo da Educação Ambiental no Brasil em três macrotendências, visando evidenciar as diferentes abordagens e perspectivas teóricas que envolvem a questão ambiental (Layrargues e Lima, 2011). Portanto, surge a indagação: Como os alunos e os familiares do curso Técnico em Agropecuária do IFFar - Campus Santo Augusto percebem as questões ambientais entre ser humano e ambiente e quais concepções de Educação Ambiental possuem? A investigação tem como metodologia a abordagem qualitativa seguindo procedimentos de um estudo de caso. Para a coleta de dados foram aplicados questionário para as famílias dos alunos e, posteriormente, entrevista semiestruturada. Os dados coletados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Como produto educacional, foi elaborada uma cartilha para a comunidade escolar, buscando promover a reflexão sobre questões ambientais e trazendo memórias das famílias participantes no projeto.

Palavras-chave: Educação Ambiental; Macrotendências; Educação Profissional e Tecnológica.

Data da defesa: 28/05/2024

Horário: 14h

Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari

Convite Defesa Marciano T5

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  • 13/05/24
  • 09h54

Título do projeto: PROTAGONISMO FEMININO NA DITADURA MILITAR DO BRASIL: uma análise sobre o assunto no currículo de história dos cursos de Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Farroupilha – Campus Jaguari

Orientador: Dra. Letícia Ramalho Brittes

Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio, Dra. Cristina dos Santos Lovato

Resumo: Este estudo propõe uma análise sobre o protagonismo feminino na ditadura militar do Brasil no currículo de história dos cursos de Ensino Médio Integrado do Instituto Federal
Farroupilha – Campus Jaguari. Especialmente, objetiva analisar a visibilidade oportunizada às mulheres em aulas de história sobre o assunto ditadura militar do Brasil nos cursos de Ensino Médio Integrado em Administração, Agricultura e Sistemas de Energia Renovável, do Instituto Federal Farroupilha – Campus Jaguari. A fim de realizar a análise proposta, este trabalho possui como objetivos específicos: identificar quais personagens femininas possuem destaque no currículo de história desses cursos; comparar a importância ofertada à participação feminina com relação aos homens; indagar se o gênero interferiu na forma como vivenciaram a ditadura militar; realizar um levantamento das personalidades que se destacaram no período e que não foram contempladas no currículo; e elaborar uma página no Instagram que oportunize visibilidade às mulheres do período estudado. Esta será uma pesquisa de cunho qualitativo, sustentada no método de Análise de Discurso Crítica de Fairclough (ADC). Pretende-se analisar criticamente o discurso presente em alguns documentos institucionais, como: os projetos pedagógicos dos cursos anteriormente citados; as ementas destes cursos com ênfase na disciplina de história; e nos livros didáticos utilizados pelos alunos nesta disciplina. Esse conjunto de textos irá compor o corpus desta pesquisa. Desse modo, o estudo estará focado em analisar a(s) posição(ões) sujeito atribuída(s) às mulheres nas abordagens sobre ditadura militar do Brasil. Os sujeitos desta pesquisa definem-se nas práticas discursivas presentes nos recortes discursivos gerados a partir dos documentos selecionados para o estudo. Por fim, entendemos que memória e história andam juntas, precisamos rememorar a ditadura militar para não dar espaço a disseminação de discursos negacionistas ou romantizados sobre o período. A ênfase em gênero pretende que as mulheres recebam a visibilidade histórica a qual tiveram negada. Entendendo que são assuntos indispensáveis para uma formação omnilateral dos sujeitos.

Palavras-chave: Mulheres. Currículo. Educação Profissional e Tecnológica.

Data da qualificação: 24 de maio de 2024

Horário: 14h


Local: Videoconferência

Convite Qualificação Thais T6

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  • 10/05/24
  • 15h04

Título da Dissertação: Memórias e Percursos Formativos das Mulheres Negras do IFFAR 

Produto Educacional: MULHERES PRETAS EMPODERADAS, EMPODERAM OUTRAS

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746346

Orientador(a): Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani

Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio e Dr. André Luis Pereira

Resumo: A Constituição Federal (1988) destaca no Art. 5º que: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade...” mas na prática estamos muito longe da institucionalização deste direito, a escravidão e os traços da descolonização assombram a população negra com um racismo, velado e historicamente estruturado na sociedade ainda nos dias atuais. A representatividade negra, tenta ocupar seu espaço, principalmente com a criação da Lei de Cotas, a mulher negra sai da senzala e ocupa um lugar na casa grande, em uma metáfora real. O ingresso de mulheres negras através de cotas ao mestrado, do ProfEPT em 2020, traz a reflexão da importância da presença da mulher negra no campo educacional como resgate da sua identidade cultural. Frente a este protagonismo em ascensão, apresenta-se esta pesquisa de mestrado desenvolvida junto ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica na linha de pesquisa de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica a qual investigou as memórias e os percursos formativos das mulheres negras do IFFar, bem como suas percepções em relação às ações afirmativas na EPT e sobre o lugar que ocupam enquanto representatividade. Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza básica e abordagem qualitativa, seguindo os procedimentos de estudo de caso com registro de História Oral Temática, através de entrevistas semi-estruturadas com dados categorizados pela Análise de Conteúdo de Bardin (2011). A fundamentação teórica explorou os conceitos: Racismo, EPT e Políticas Afirmativas (Leis 10.639/03 e 11.645/08), fundamentada em autores como CIAVATTA, RAMOS, FRIGOTTO, GOMES, ALMEIDA, GONZALEZ, RIBEIRO, CARNEIRO entre outros, trazendo uma reflexão sobre a representatividade da mulher negra na EPT. O produto educacional construído e validado se expressa através de uma Série de Podcast intitulado: MULHERES PRETAS EMPODERADAS, EMPODERAM OUTRAS! a qual compartilha aspectos teóricos e legais, e memórias das mulheres negras do IFFAR. Como resultados apurou-se: a continuidade da invisibilidade da mulher negra dentro das instituições, comprovada na inexistência de dados sobre o quantitativo de servidoras autodeclaradas negras. A ausência desses  dados relativos quanto a cor e raça, omitem a presença das mulheres negras e pardas nessas instituições, sendo uma importante demanda para ser encaminhada a coordenação de ações afirmativas. O silenciamento no debate sobre as questões raciais no campo da EPT evidenciam o racismo estrutural dentro das instituições do IFFAR.

Palavras-chave: Racismo,  Representatividade, Protagonismo negro.

Data da defesa: 24 de maio de 2024

Horário: 09h

Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari

Convite Defesa Aline T5

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  • 10/05/24
  • 13h33

Título da Dissertação: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO EJA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E SUA RELAÇÃO COM A PERMANÊNCIA E O ÊXITO NO IFFAR- CAMPUS SÃO BORJA

Produto Educacional: Roteiro para Grupo Focal - Diálogos construtivos e saberes, a partir do Auxílio Permanência da Assistência Estudantil enquanto práxis da cidadania.

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746343

Orientador(a): Dr. Ricardo Antonio Rodrigues

Banca: Dra. Ana Cláudia de Oliveira da Silva e Drª  Carolina Salbego Lisowski

Resumo: A Assistência Estudantil tem um papel muito importante dentro do Instituto Federal Farroupilha, considerando sua missão de contribuir para a formação omnilateral, ciente de que sua finalidade visa minimizar as desigualdades sociais, e, assim, democratizar o ensino na Educação Profissional e Tecnológica, garantindo a permanência e o êxito dos discentes. O interesse surgiu a partir de observações feitas como servidora no cargo de Assistente de Alunos na referida instituição e por acreditar que a educação transforma vidas. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo avaliar a percepção dos alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), quanto ao auxílio-permanência da Assistência Estudantil do IFFAR - Campus São Borja, enquanto possibilidade de contribuição para a formação da cidadania e a sua permanência e êxito escolar. A partir do problema: Será que os discentes do EJA/EPT têm a percepção do auxílio-permanência da Assistência Estudantil do IFFAR - Campus São Borja, enquanto possibilidade de contribuição para a formação da cidadania e a sua permanência e êxito escolar? Para alcançarmos o objetivo proposto e responder ao problema, a metodologia que utilizamos é de cunho qualitativo, com fins Concluímos que os alunos da EJA/EPT utilizam o celular como meio de comunicação, mas nem todos sabem utilizá-lo. O acesso à internet aparece como empecilho, pois não são todos que o possuem. Observamos um percentual de 50% (cinquenta) que está há mais de 15 (quinze) anos longe da escola, em maioria pertencente ao público feminino. Outro dado significativo é a necessidade de uma comunicação mais próxima dos alunos, estratégia que pode favorecer as soluções de alguns problemas apontados por eles, exploratórios/descritivos. Coletamos dados junto à Coordenação de Assistência Estudantil (CAE) e ao setor de Registros Acadêmicos (SRA) através da análise documental. Ainda, aplicamos um questionário contendo doze questões abertas e fechadas, bem como utilizamos a técnica de entrevista com grupo focal para reunir e analisar as informações. Com base na análise dos dados obtidos, desenvolvemos um Produto Educacional, onde optou-se pelo Grupo Focal a partir das demandas dos alunos. O intuito é auxiliar a CAE, a gestão e profissionais envolvidos com a educação de jovens e adultos, além de colaborar com medidas mais assertivas no que se refere à comunicação e que contribua para a permanência e êxito escolar. Como resultado dessa pesquisa, os alunos pontuaram a necessidade de uma maior comunicação entre a Assistência Estudantil e as turmas.

Palavras-chave: Cidadania; Tecnologia; EJA; Permanência e Êxito.

Data da defesa: 23 de maio de 2024

Horário: 16h


Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Defesa Viviani T5

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  • 10/05/24
  • 10h22

Título da Dissertação: Recuperação da Aprendizagem no ensino de Matemática na Educação Profissional e Tecnológica - caminhos (re)construídos

Produto Educacional: Aprender a Reaprender - Recuperação da Aprendizagem de Matemática

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746275

Orientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos
Coorientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz

Banca: Dra. Laila Azize Souto Ahmad e Dra. Roseli Adriana Blümke Feistel

Resumo: Esta pesquisa está  inserida na linha  Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica  (ProfEPT). Apresentamos como questão de pesquisa: Quais são os desafios e estratégias docentes encontrados na recuperação de aprendizagem no ensino da Matemática no Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Panambi? Nessa perspectiva,  o objetivo geral foi analisar os  desafios e estratégias docentes na recuperação de aprendizagem no ensino da Matemática no Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Panambi, no Estado do Rio Grande do Sul. Os  objetivos específicos foram os seguintes: (a) Resgatar historicamente as concepções de avaliação na legislação brasileira; (b) Verificar as diretrizes referentes à avaliação nos documentos do IFFAR; (c) Comparar a avaliação na formação acadêmica e a influência na docência pelos professores de Matemática dos cursos integrados; (d) Reconhecer as concepções dos professores de Matemática do IFFar – Campus Panambi, sobre recuperação da aprendizagem e e) Elaborar um Ebook com  os desafios e estratégias relevantes para a recuperação da aprendizagem no ensino de Matemática. A metodologia adotada foi de cunho qualitativo, com enfoque em estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa foram os professores de Matemática dos cursos técnicos integrados do IFFar - Campus Panambi.As entrevistas realizadas com os professores foram  transcritas e os dados foram analisados pelo método de análise textual discursiva (ATD). Assim, resultou em três categorias distintas: " As Experiências nas Avaliações e Processos de Recuperação na formação acadêmica de Matemática", "Estratégias Essenciais de Avaliação e Recuperação de Aprendizagem" e "Desafios na Implementação de Atividades de Recuperação de Aprendizagem no IFFar - campus Panambi". Essas categorias foram desdobradas em subcategorias, derivadas dos relatos dos participantes, e  foram analisadas juntamente com as fontes bibliográficas pertinentes. O e-Book foi elaborado a partir dos resultados da pesquisa que abordou conceitos fundamentais sobre recuperação da aprendizagem em Matemática, discussões gerais que respondem aos objetivos da pesquisa e embasamento legal. Conclui-se que os professores do IFFar - campus Panambi predominantemente utilizam avaliações finais ao término de cada semestre, com a  implementação de trabalhos ao longo do período letivo. Quanto à recuperação da aprendizagem, destacam-se abordagens como atendimento individualizado, monitoria por alunos da própria instituição e uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) para o desenvolvimento das atividades de aprendizagem propostas no ensino da Matemática. Sendo assim, essas estratégias evidenciam uma preocupação em promover uma prática pedagógica mais inclusiva e adaptada às necessidades individuais dos estudantes. O e-book foi avaliado pelos participantes da pesquisa e considerado, de maneira geral, de fácil compreensão, atrativo e a linguagem usada no material está de acordo com a finalidade e objetivo do mesmo.

Palavras-chave: Avaliação. Aprendizagem matemática. Ensino médio integrado. Recuperação da aprendizagem. ProfEPT.

Data da defesa: 23 de Maio de 2024

Horário: 14h e 30 min  

Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Defesa Valeria T5

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  • 09/05/24
  • 08h45

Título da Dissertação: LEITURA CRÍTICA NA EJA/EPT: CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA

Produto Educacional: LEITURA CRÍTICA NA FORMAÇÃO DA EJA/EPT: CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746249

Orientador(a): Dra. Letícia Ramalho Brittes
Coorientador(a): Dra. Taniamara Vizzotto Chaves

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues e Dra. Cristina dos Santos Lovato 

Resumo: A presente dissertação está vinculada ao curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFFAR campus Jaguari, na Linha de Pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica, ao Grupo de Pesquisa e Estudos em “Gestão Educacional, Currículo e Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica – GECPOL, ao Grupo de Pesquisa “Emancipação sem fronteiras: formação inicial e continuada de professores” e ao Grupo de Pesquisa  “Observatório do Proeja na Rede Federal de Educação Básica, Técnica e Tecnológica”. Sustenta-se que a leitura é uma atividade essencial para se ter acesso a informações, à cultura, ao conhecimento construído e acumulado historicamente, contribuindo para o sujeito instrumentalizar-se à participação democrática, cidadã e à transformação social. A problemática consiste em entender como a leitura crítica atua na formação dos Jovens e Adultos.  Essa questão se justifica pela necessidade de refletirmos acerca da importância da leitura crítica na formação dos jovens e adultos, uma vez que essa atividade está na base da construção do conhecimento de todas as disciplinas do currículo. O propósito central deste estudo é investigar os efeitos discursivos da leitura em uma perspectiva crítica e sua relação com a formação dos Jovens e Adultos do Curso Técnico em Gastronomia integrado a EPT no Instituto Federal Farroupilha, no Campus de São Borja. Os objetivos específicos visam: relacionar as perspectivas/concepções de leituras existentes com as concepções de leituras dos professores e dos estudantes, analisando como estes produzem sentidos para as práticas pedagógicas desenvolvidas; compreender o conceito e significado da ADC e investigar as suas contribuições como campo teórico e metodológico para as práticas de leitura crítica em sala de aula; construir uma Cartilha formativa, como produto educacional, com objetivo de contribuir para que os jovens e adultos tenham acesso a esse conhecimento e aos instrumentos teórico-metodológicos básicos da ADC, com vistas a sua emancipação intelectual. Os procedimentos metodológicos empregados foram a pesquisa bibliográfica, sendo sua abordagem de cunho qualitativo. Também, por meio da pesquisa de campo, foram aplicados questionários abertos aos professores e estudantes, além da observação livre das aulas. A análise dos dados coletados teve a fundamentação teórica e metodológica da Análise de Discurso Crítica. Esta pesquisa está embasada teoricamente em alguns autores como: Coracini (2001, 2005), Fairclough (2016), Foucault (1971), Freire (1984, 2011, 2017, 2013), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), Pacheco (2010), Ramalho (2012), Ramos (2008, 2010), Saviani (1989), Wittgenstein (1996). Verificou-se, como resultados, através do estado do conhecimento, da pesquisa bibliográfica, e da pesquisa de campo, que a leitura, se realizada numa perspectiva crítica, é fundamental na formação e emancipação intelectual dos Jovens e Adultos da EPT, evidenciando-se para tal intento as contribuições significativas da Análise de Discurso Crítica.

Palavras-chave: Análise de Discurso Crítica; EJA/EPT; Leitura Crítica; Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos.

Data da defesa: 23 de maio de 2024

Horário: 10h 30min


Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Defesa Rozilene T5

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  • 08/05/24
  • 13h40
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