Página inicial > Últimas Notícias > Projeto incentiva a leitura em São Vicente do Sul
Notícias IF Farroupilha

Projeto incentiva a leitura em São Vicente do Sul

Publicado em Quarta, 14 de Junho de 2017, 11h11 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O projeto de ensino “Clube de Leitura” busca desenvolver nos alunos o gosto pela leitura e ressaltar sua importância no processo de formação.  O projeto é desenvolvido no Campus São Vicente do Sul desde setembro de 2014.

O intuito do projeto é aproveitar os tempos e os espaços do campus para desenvolver a leitura de obras literárias. Dessa forma, as atividades envolvem a identificação das características próprias de cada obra de acordo com o movimento literário, a ampliação do vocabulário para melhorar a compreensão dos textos literários e o debate sobre as obras literárias através da participação ativa dos alunos. Assim, procura promover a integração dos estudantes, compartilhando cultura e promovendo a arte literária no campus.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Rosimeire Simões de Lima, “ao iniciar um projeto, não temos a exata dimensão do que poderá acontecer aos participantes. Portanto, é com satisfação que pudemos comprovar quanto movimento foi feito”. A professora explica que diversos alunos que nunca tinham lido um livro tiveram o primeiro contato com as obras.

Outro ponto importante destacado é a escrita e a apresentação de atividades em público. “É um exercício diário e que deveria estar interligado com a leitura. Encontramos alunos com sérias dificuldades ortográficas. O mais significativo foi poder comprovar como a leitura de uma poesia modificou o dia de algum aluno. A escola precisa oportunizar tais atividades”.

11182121 886250008137418 5949819088182715203 n Rosimeire Simões de Lima