Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria do IFFar vai aderir ao Programa Descarte Legal

Mensagem

Sorry - this event cannot be viewed using the link provided. Its possible the item may have been updated while you have been viewing the webpage.
Notícias IF Farroupilha

Reitoria do IFFar vai aderir ao Programa Descarte Legal

Publicado em Quinta, 26 de Setembro de 2024, 14h50 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Servidores do IFFar participaram de uma Roda de Conversa com representantes da Associação dos Selecionadores de Material Reciclável (Asmar) nesta quarta-feira (25). Durante o encontro, a Reitoria aderiu ao programa de coleta seletiva da Prefeitura de Santa Maria Descarte Legal. A atividade fez parte da programação da Semana ODS na Prática.

semanaodsreitoria notícia26092024

Foto: servidores da Reitoria do IFFar participam de Roda de Conversa sobre Agenda 2030

A Roda de Conversa fez parte das ações do IFFar relativas à Semana ODS na Prática, evento estadual sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030. A atividade buscou alinhar práticas sustentáveis com os ODS. Durante o encontro, foram discutidas e definidas diversas ações concretas.

Uma das principais decisões foi a adesão do IFFar ao Programa Descarte Legal, da Prefeitura Municipal de Santa Maria. A coleta seletiva no município é realizada diretamente pela Asmar, por meio de um contrato com a prefeitura.

Além dos servidores da Reitoria do IFFar, também participaram do encontro Margarete Vidal da Silva e Vera Lucia Carvalho, representantes da Asmar. Elas explicaram como funciona o processo de coleta seletiva em Santa Maria e como o IFFar pode se organizar para participar.

A Roda de Conversa foi seguida por uma reunião do Núcleo de Gestão Ambiental (Nugea) da Reitoria do IFFar. O Nugea se comprometeu a providenciar os materiais necessários para a coleta correta dos resíduos.

O Núcleo também vai promover uma campanha de sensibilização voltada à comunidade acadêmica conscientizando sobre a importância da separação de resíduos recicláveis e não recicláveis. Além disso, será criado um informativo explicando o que deve ser descartado em cada local.

Luciana Santos, integrante do Nugea da Reitoria, disse que, com essa ação, “o IFFar reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a implementação de práticas responsáveis que visam reduzir o impacto ambiental”. A adesão ao programa de coleta seletiva alinha-se diretamente ao ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis.

Semana ODS na Prática - entre os dias 24 e 26 de setembro, o IFFar se uniu a diversas instituições do Rio Grande do Sul para a Semana ODS na Prática. Foram realizadas atividades na Reitoria e no Campus Uruguaiana.

semanaodsuruguaiana notícia26092024

Foto: o Campus Uruguaiana promoveu uma exposição de trabalhos alusiva à Semana ODS na Prática

Na Reitoria, a Roda de Conversa, de acordo com Luciana Santos, “proporcionou a integração de diversos setores e consolidou o plano de ação para tornar o ambiente da Reitoria mais sustentável”.

A conversa também teve a participação dos pró-reitores de Extensão, Angela Marinho, e de Desenvolvimento Institucional, Carlos Lehn.

O Campus Uruguaiana promoveu, a partir do dia 24, uma exposição de trabalhos acadêmicos realizados por estudantes, sob a orientação de professores, demais servidores e parceiros externos, dentro da temática da Agenda 2030.

Secom