Página inicial > Últimas Notícias > Avaliação Institucional é tema de evento na Reitoria do IFFar
Notícias IF Farroupilha

Avaliação Institucional é tema de evento na Reitoria do IFFar

Publicado em Quarta, 25 de Setembro de 2024, 17h51 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Seminário de Avaliação Institucional ocorreu nos dias 24 e 25 de setembro na Reitoria do IFFar, em Santa Maria. O evento reuniu representações de todos os campi para formação, discussão e planejamento de questões referentes aos processos de avaliação institucional.

seminarioavaliação notícia25092024c

Foto: Seminário de Avaliação Institucional reuniu servidores dos campi do IFFar na Reitoria

Durante a abertura do Seminário, o diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFFar, Gabriel Garcia, disse que o evento é um espaço essencial para a qualificação e aprimoramento dos processos de avaliação do IFFar.

“A avaliação é um instrumento fundamental na educação, pois não apenas mensura a qualidade dos nossos serviços prestados, mas também orienta nossas práticas educativas e administrativas rumo à excelência”, afirmou Gabriel Garcia.

De acordo com a organização do evento, a avaliação institucional serve como um guia para o planejamento das atividades relacionadas ao ensino, à pesquisa, à extensão e o suporte dessas áreas. Trata-se de um processo dinâmico que envolve a participação de todos e busca continuamente aprimorar a qualidade das ações e dos serviços prestados pela instituição.

seminarioavaliação notícia25092024a

Foto: a reitora do IFFar falou da importância da CPA e da CAIN durante abertura do Seminário de Avaliação

A reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, destacou a participação dos servidores dos campi. “Não se faz educação pública e não se discute avaliação institucional sem termos a representação de todas as frentes que juntas constroem uma instituição”.

Nídia Heringer também destacou o papel de setores do IFFar que atuam diretamente nos processos de avaliação institucional. “A presença da Comissão Própria de Avaliação, além de ser uma obrigatoriedade legal, é uma importante ferramenta de compromisso com o acompanhamento de todas as atividades institucionais”, afirmou a reitora.

A CPA é uma comissão constituída para conduzir os processos de avaliação internos da instituição, sistematizar e prestar informações ao INEP. É estabelecida por lei e possui regras e atribuições próprias. Nídia Heringer exemplificou o importante papel desempenhado pela Comissão: “toda vez que temos um curso sendo criado, ele passará por um processo de avaliação e reconhecimento; e lá estará a CPA presente”.

seminarioavaliação notícia25092024b

Foto: o presidente da CPA da UFSM, Fernando Pires Barbosa, ministrou duas palestras durante o Seminário de Avaliação do IFFar

A reitora também destacou o papel da Coordenação de Avaliação Institucional (CAIN). O setor foi criado em 2016, junto à Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, integrando a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional. De acordo com Nídia Heringer, a CAIN tem o “importantíssimo” papel de organizar as atividades e atuar em conjunto com a CPA.

Também estiveram presentes na mesa de abertura do Seminário de Avaliação Institucional do IFFar o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Carlos Lehn, e o presidente da CPA, Francisco Giraldi.

A programação do evento contou com reuniões setoriais e duas palestras seguidas de debates. As palestras foram ministradas pelo presidente da CPA da Universidade Federal de Santa Maria, Fernando Pires Barbosa. Confira a gravação da abertura e da primeira parte da programação na página da WebTV do IFFar no Youtube.

seminarioavaliação notícia25092024d

Foto: servidores do IFFar participam de evento sobre Avaliação Institucional na Reitoria