Página inicial > Últimas Notícias > Codir aprova novo Plano de Integridade do IFFar
Notícias IF Farroupilha

Codir aprova novo Plano de Integridade do IFFar

Publicado em Quinta, 19 de Setembro de 2024, 11h34 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O novo Plano de Integridade do IFFar foi aprovado durante a 7ª Reunião Ordinária do Colégio de Dirigentes (Codir), realizada nesta quarta-feira (18). O documento identifica riscos à integridade institucional, avalia seus impactos e propõe ações corretivas.

7ªreuniãocodir notícia19092024

A elaboração do novo Plano de Integridade foi realizada pela Diretoria de Governança, Riscos e Controles (DGRC) do IFFar. O documento atualiza o Plano de 2018 e segue sugestões do “Manual para Implementação de Programas de Integridade no Setor Público”, publicado pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União.

De acordo com o documento, o Plano de Integridade visa “promover a adoção de medidas e ações institucionais destinadas à prevenção, à detecção e à remediação de fraudes e atos de corrupção”. Para isso, tem entre seus principais objetivos:

• Identificar os processos/áreas que oferecem riscos à integridade;
  • Estabelecer medidas de tratamento para os riscos identificados;
  • Implementar e monitorar as medidas de tratamento dos riscos.

O Plano foi apresentado ao Codir pelo diretor de Governança, Riscos e Controles do IFFar, Rodrigo Uszacki Carvalho de Freitas. Ele explicou que o documento traz, entre outros itens, o mapeamento dos riscos prioritários que dizem respeito à integridade no IFFar e como serão conduzidos o monitoramento e a atualização periódica do Plano.

Além disso, os anexos do documento apresentam a identificação, a avaliação e o tratamento dos riscos à integridade do IFFar. Saiba mais sobre a identificação e classificação dessas informações no final desta notícia.

Aprovado pelo Codir, o documento será agora encaminhado à Secretaria de Comunicação do IFFar para que seja realizada sua diagramação e publicação no Portal Institucional, prevista para o mês de outubro.

Documento identifica principais riscos à integridade do IFFar

De acordo com Rodrigo de Freitas, os anexos finais do novo Plano de Integridade do IFFar trazem o que seria o resultado do trabalho realizado. Eles apresentam, em forma de tabelas, os principais riscos à integridade do IFFar, seus impactos, e medidas de tratamento, incluindo indicação de ações e setores responsáveis.

A identificação dos riscos foi realizada a partir de indicadores ou temas latentes. Estes temas foram então classificados por área de risco, evento risco, causas e possíveis consequências.

Confira abaixo um exemplo retirado do documento:

• Área de Risco: Acesso à Informação;
  • Evento Risco: Falhas no Portal Institucional;
  • Causas: Planejamento e organização do Portal Institucional, Falta de atualização do Portal, [entre outras];
  • Consequências Potenciais: Danos à imagem da instituição, Transparência Ativa e Passiva prejudicada, [entre outras].

A avaliação dos riscos é realizada por meio de uma matriz que leva em consideração a probabilidade e o impacto dos riscos. A cada uma destas variáveis é atribuído um valor de 1 (muito baixa) a 4 (alta). Os valores são, por fim, multiplicados.

Ao Evento Risco “Acesso à Informação”, citado no exemplo acima, foi dado o valor 3 (médio) para a variável “probabilidade”, pois o evento já ocorreu algumas vezes e pode voltar a ocorrer. Para a variável “impacto”, foi dado o valor 2 (baixo), já que as consequências para este tipo de evento são menores e em processos secundários.

O valor final do risco ficou em 6, que indica um “Risco Moderado”. A avaliação final também considera os controles existentes relacionados ao Evento Risco.

Em relação ao tratamento dos riscos, o Plano de Integridade indica a forma como os eventos serão tratados. Na maioria dos casos, a ação indicada é a mitigação do risco. Também são apresentadas quais ações serão tomadas, os objetivos, se a medida é preventiva ou corretiva, o setor responsável, o prazo para execução das medidas e a situação atual da proposição.

Saiba mais

A 7ª Reunião Ordinária do Codir ocorreu nesta quarta-feira (18), por videoconferência. O evento foi transmitido pelo canal da WebTV do IFFar no Youtube. As gravações das reuniões estão disponíveis neste link.

Entre as pautas do encontro, também estava a recomposição da Comissão de Ética e da Comissão Permanente de Sindicância e Inquérito Administrativo do IFFar (Copsia). Essas comissões fazem parte da estrutura de gestão da integridade no IFFar.

A Comissão de Ética é formada por três membros titulares e três suplentes escolhidos entre servidores do quadro permanente de pessoal do IFFar e designados pela reitora. A Copsia passou a ser composta por dois servidores (um docente e um TAE) de cada campus do IFFar desde o ano passado.

De acordo com a reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, os campi já foram solicitados a enviarem nomes de servidores representantes para as comissões. Ela também convidou os servidores interessados em integrar as comissões que busquem saber de que forma podem contribuir e integrar as equipes.

Durante a reunião do Codir, também foi apresentado um panorama sobre as obras de expansão e consolidação do IFFar. Saiba mais sobre esta e outras pautas neste link.