Página inicial > Últimas Notícias > IFFar divulga programação da XV Mept
Notícias IF Farroupilha

IFFar divulga programação da XV Mept

Publicado em Terça, 17 de Setembro de 2024, 11h55 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A 15ª Mostra da Educação Profissional e Tecnológica do IFFar (XV Mept) ocorre no dia 3 de outubro, no Campus São Vicente do Sul. Pelo segundo ano consecutivo, o evento tem o Museu Itinerante de Ciência e Tecnologia da PUC como uma de suas atrações. Confira a programação completa.

notíciaXVmept notícia12082024

Imagem: identidade visual da XV Mept destaca o tema da atual edição: "Biomas do Brasil"

A Mept é o maior evento acadêmico do IFFar e traz um pouco de tudo o que é produzido em todas as unidades da instituição. Tem como objetivo oportunizar um espaço para exposição, apresentação e discussão de trabalhos, estudos e resultados de projetos realizados por estudantes e servidores que tenham empreendido ações desenvolvidas no campo do Ensino, da Pesquisa, da Extensão, da Inovação e do Empreendedorismo.

A programação do evento é constituída por uma mostra de 100 trabalhos de ensino, pesquisa e extensão na forma de posteres apresentados por alunos do IFFar e de outras instituições.

Em paralelo, são realizados outros cinco eventos: a Mostra de Inovação e Cultura Maker, o Encontro de Lideranças Estudantis do IFFar, e as finais da BugCup, da Mostra de Foguetes e do Desafio de Empreendedorismo e Inovação do IFFar Bye Bye Boss. Leia mais sobre cada um dos eventos no final desta notícia.

Completam a programação duas palestras, visitas ao Museu Itinerante de Ciência e Tecnologia da PUC e apresentações culturais. Ao final da Mostra, durante o seu encerramento, ocorre a premiação dos melhores trabalhos apresentados.

museudapucmept notícia17092024

Foto: o Museu Itinerante da PUC oferece experimentos interativos para os visitantes - em 2023, a estrutura foi montada no ginásio do Campus Alegrete

Em 2024, a Mept tem como tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”. Uma das palestras acompanha a temática principal: a professora Ana Paula Roveder, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), fala sobre “Ameaças, desafios e estratégias de conservação dos biomas do RS”.

A segunda palestra será ministrada pelo egresso do IFFar – Campus Panambi, Gustavo Pedroso de Moraes. O agora doutorando da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) fala sobre “O IFFar e os futuros possíveis de um egresso”.

A Mept é um evento aberto à toda a comunidade acadêmica do IFFar e também a visitantes externos. Confira abaixo a programação completa:

- Dia 3 de outubro de 2024 (Quinta-feira) – Campus São Vicente do Sul

• 7 às 9h – Recepção, credenciamento e café da manhã;
  • 9 às 12h – Mostra de Pôsteres e eventos paralelos: Mostra de Inovação e Cultura Maker, BugCup, Bye Bye Boss, Mostra de Foguetes e Encontro de Lideranças Estudantis do IFFar;
  • 10 às 13h30 – Visitação ao Museu Itinerante de Ciência e Tecnologia da PUC e Espaço Cultural (apresentações artísticas);
  • 11h30 às 13h30 – Almoço;
  • 13h45 às 14h15 – Cerimônia de Abertura;
  • 14h15 às 16h – Palestras: “Ameaças, desafios e estratégias de conservação dos biomas do RS” (Ana Paula Roveder/UFSM), “O IFFar e os futuros possíveis de um egresso (Gustavo Pedroso de Moraes/UFRGS);
  • 16 às 17h30 – Premiação e encerramento.

Conheça os eventos que compõem XV Mept

• Mostra de Trabalhos da Mept

É o evento principal da Mept. Trata-se da mostra de trabalhos realizados por estudantes nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. A Mostra de Trabalhos aceita inscrições de estudantes do IFFar e de outras instituições.

A apresentação é realizada na forma de pôsteres. Os visitantes podem circular entre os banners e ouvir explicações dos autores dos trabalhos.

• Mostra de Inovação e Cultura Maker do IFFar

mostradeinovação notícia07082024

Imagem: identidade visual renovada da Mostra de Inovação e Cultura Maker do IFFar

O evento tem como objetivo oportunizar um espaço para exposição de produtos, protótipos, jogos, objetos educacionais, softwares e outras soluções tecnológicas desenvolvidas por pesquisadores do IFFar.

Este será o primeiro ano em que o evento vai ser realizado com o nome de Mostra de Inovação e Cultura Maker. A ideia é que a já tradicional Mostra de Inovação seja um espaço em que estudantes e servidores do IFFar exerçam ainda mais sua criatividade e protagonismo.

• BugCup

A BugCup é um torneio de programação baseado na solução de problemas encontrados em códigos de programas de computador.

Antes da final, na Mept, são realizadas etapas classificatórias nos campi do IFFar. Duas equipes de cada campus do IFFar participam da etapa final. Em 2024, o evento chega a sua 10ª edição.

• Bye Bye Boss

byebyeboss notícia10092024b

Foto: estudantes do IFFar apresentam proposta empreendedora durante o Bye Bye Boss realizado em 2023, no Campus Alegrete

O Bye Bye Boss é um evento que consiste na apresentação de ideias de negócios e iniciativas empreendedoras para um corpo de jurados. Os alunos do IFFar apresentam seus projetos em três minutos e depois respondem a questionamentos dos jurados.

Em 2024 o evento tem sua edição com o maior número de inscritos. Mais de 300 estudantes do IFFar participam das etapas locais, que ocorrem desde o dia 11 de setembro nos campi.

• Mostra de Foguetes do IFFar

A Mostra de Foguetes consiste em uma competição onde alunos disparam ‘foguetes’ construídos com materiais recicláveis e impulsionados por reações químicas. Ganha a equipe que lançar o objeto mais longe.

• Encontro das Lideranças Estudantis do IFFar

O Encontro das Lideranças Estudantis do IFFar tem como objetivo reunir os estudantes que presidem grêmios estudantis e diretórios acadêmicos para debater questões importantes para os alunos. Nesse evento, não há apresentação de trabalhos nem premiação.