Página inicial > Últimas Notícias > IFFar participa de Seminário de Extensão, Pesquisa e Educação para a Sustentabilidade
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Sexta, 13 de Setembro de 2024, 16h04 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O 3º Seminário Internacional de Extensão, Pesquisa e Educação para a Sustentabilidade (Siepes) ocorre de 12 a 14 de setembro na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul em São Francisco de Paula (Uergs/Hortênsias). O IFFar é uma das instituições parceiras do evento e participa da programação com a apresentação de seis trabalhos.

3siepes notícia13092024

Foto: equipe do IFFar presente no 3º Siepes

O Siepes é promovido pela Rede Gaúcha de Instituições para a Educação Sustentável (Regies). A Rede é integrada por oito instituições públicas de ensino superior do Rio Grande do Sul. Entre elas, o IFFar. A Uergs, instituição que organiza e sedia a 3ª edição do evento também integra a Rede.

Durante a abertura do evento, o IFFar esteve representado pela pró-reitora de Extensão, professora Angela Marinho. A professora do IFFar também é coordenadora do Regies e mediou a conferência de abertura.

Angela Marinho falou sobre a importância da temática da sustentabilidade para as instituições de ensino, citando a atuação das universidades públicas e dos Institutos Federais durante a crise climática no Rio Grande do Sul. Para ela, a tríade resiliência, reflexão e ação pautam este trabalho.

3siepes notícia13092024b

Foto: a pró-reitora de Extensão do IFFar (a segunda, da esq. p/ dir.) mediou a conferência de abertura do 3º Siepes

“Resiliência para enfrentar os desafios impostos pela natureza e, diante daquilo que de alguma forma não podemos mudar, resiliência para continuar lutando. Reflexão sobre tudo o que tem acontecido nos últimos anos […]. Este é o momento de refletirmos sobre o que está acontecendo e sobre que planeta queremos”, disse a pró-reitora de Extensão do IFFar.

Angela Marinho também mencionou a atuação do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Rio Grande do Sul (Foripes-RS) no enfrentamento da crise climática. Recentemente, o Foripes-RS apresentou um projeto contendo ações que promovam e apoiem a reconstrução do estado.

Uma das propostas apresentadas é a realização de uma campanha coletiva e humanitária em que as comunidades acadêmicas atuam de modo integrado por meio de ações de pesquisa e de extensão. Neste sentido, Angela Marinho apontou a extensão universitária como um caminho para levar as ações de ensino e os resultados das pesquisas até as comunidades.

3ª edição do Siepes inaugura apresentação de trabalhos

Esta é a primeira edição do Siepes que recebeu inscrição de resumos de ações de extensão. Os trabalhos selecionados são apresentados na forma de pôster digital. O IFFar inscreveu seis ações para apresentação durante o evento.

De acordo com a professora do Luciana Dalla Nora, todas as ações inscritas estão relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) estabelecidos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

A 3ª edição do Siepes ocorre até o dia 14 de setembro e tem como tema “Educação para Sustentabilidade Rumo a 2030: a urgência das IES para o alcance dos ODS”. Confira a programação completa do evento.

Saiba mais

A primeira edição do Siepes ocorreu em 2022, na Reitoria do IFFar, em Santa Maria. O evento é organizado pela Regies. A Rede tem como propósito fortalecer iniciativas relacionadas aos 17 ODSs.

Secom – com informações da Uergs. Confira o texto original aqui