Página inicial > Últimas Notícias > IFFar integra Rede Brasileira de Instituições para o Desenvolvimento Sustentável
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Terça, 03 de Setembro de 2024, 10h27 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O IFFar passou a integrar a Rede Brasileira de Instituições de Ensino Superior para o Desenvolvimento Sustentável (UniSustentável). A reunião de boas-vindas ocorreu na última sexta-feira (30). Com a adesão, o IFFar reafirma seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

redeunisustentável notícia03092024

A UniSustentável tem como objetivo promover a cooperação e o intercâmbio entre as Instituições de Ensino Superior (IES) participantes, contribuindo para a construção de uma sociedade mais sustentável. A rede atua como um ponto de referência para a disseminação de boas práticas e permite a colaboração entre os atores das instituições de ensino, fortalecendo suas capacidades.

De acordo com a pró-reitora de Extensão do IFFar, Angela Marinho, a adesão à rede representa um passo significativo no compromisso com a sustentabilidade. “É uma oportunidade única para o IFFar se engajar de forma ativa em iniciativas que promovem o desenvolvimento sustentável no âmbito acadêmico”.

A Rede foi lançada em setembro de 2023 na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMS) e já conta com membros em todas as regiões do país. Na região sul, além do IFFar, integram a rede instituições como a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o Instituto Federal Catarinense (IFC).

“A rede nos oferece um espaço de troca e aprendizado contínuo, onde podemos colaborar com outras instituições, compartilhar experiências e fortalecer nossas práticas sustentáveis”, explica a pró-reitora de Extensão do IFFar. “Isso não só beneficia a nossa comunidade interna, mas também contribui para o avanço de uma educação comprometida com o futuro do nosso planeta”.

A reunião de boas-vindas à Rede ocorreu na última sexta-feira (30). Participaram do encontro representantes do IFFar e da Universidade Federal de Viçosa. A reunião foi conduzida pela coordenadora da UniSustentável, professora Rosamaria Padgett, e teve também a presença do membro do comitê administrativo, João Vitor Costa.

Durante a reunião, foram apresentados os objetivos e o funcionamento da rede, destacando-se a importância da colaboração entre as instituições para promover práticas sustentáveis no ambiente acadêmico. Além disso, foram discutidos os procedimentos necessários para a formação de grupos de trabalho, cadastros e assinaturas.

As novas instituições participantes, incluindo o IFFar, já estão convidadas para a 6ª reunião ordinária da Rede, agendada para o dia 13 de setembro. O IFFar será representado na Rede UniSustentável pela professora Angela Marinho, como titular. A professora Luciana Dalla Nora dos Santos, será a representante suplente.

Secom – com informações da Proex