Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições para Mostra de Inovação e Cultura Maker do IFFar vão até 6 de setembro
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Segunda, 26 de Agosto de 2024, 14h06 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

As inscrições de trabalhos para a Mostra de Inovação e Cultura Maker foram prorrogadas até 6 de setembro. Os estudantes autores de trabalhos selecionados também poderão participar da 4ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica em Brasília.

mostradeinovação notícia07082024

A Mostra de Inovação e Cultura Maker do IFFar ocorre junto à Mostra da Educação Profissional e Tecnológica (XV Mept), no Campus São Vicente do Sul, no dia 3 de outubro.

O objetivo do evento é oportunizar um espaço para a exposição de produtos, protótipos, jogos, objetos educacionais, softwares e outras soluções tecnológicas interativas desenvolvidas por pesquisadores e estudantes do IFFar.

A inscrição de trabalhos vai até a sexta-feira da próxima semana, dia 6 de setembro. Os trabalhos podem ter autoria de até seis estudantes e devem ter um servidor na condição de orientador. No dia do evento, será permitida a participação de no máximo três integrantes da equipe.

Para realizar a inscrição, os estudantes devem submeter o trabalho escrito e uma apresentação em vídeo de até três minutos do produto, protótipo ou software a ser apresentado durante a Mostra.

Os alunos interessados em submeter trabalhos devem ler o regulamento da Mostra de Inovação e Cultura Maker, disponível no site da Mept.

Inicialmente, será selecionado um trabalho por campus. Caso não sejam preenchidas as 11 vagas, e/ou haja disponibilidade de infraestrutura, outros trabalhos poderão ser selecionados.

Além disso, o IFFar seleciona trabalhos para apresentação na Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a partir da Mostra de Inovação. Isso significa que os autores dos trabalhos selecionados terão a chance de apresentar seus projetos em Brasília.

No ano passado, foram disponibilizadas 15 vagas para o IFFar. Confira a lista de trabalhos apresentados na Semana da EPT em 2023. Em 2024, o número de trabalhos a serem levados para o evento de Brasília ainda não foi divulgado.

Mostra de Inovação se une ao Movimento Maker

A Mostra de Inovação é um dos eventos que tradicionalmente integra a Mept. Em 2024, ela está ainda mais completa, englobando também a Cultura Maker. Este é o primeiro ano em que o evento é realizado com o nome de Mostra de Inovação e Cultura Maker.

A ideia é que a já tradicional Mostra de Inovação seja um espaço em que estudantes e servidores do IFFar exerçam ainda mais sua criatividade e protagonismo. “A 1ª Mostra de Inovação e Cultura Maker do IFFar vai promover um ambiente de aprendizado dinâmico, colaborativo e orientado para resultados práticos, essencial para preparar os futuros líderes e inovadores de nossa sociedade”, prevê Thais Baldissera, integrante do Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica do IFFar (NIT).

Secom