Página inicial > Últimas Notícias > Seleção de propostas de PD&I com instituições parceiras termina sexta (16)
Notícias IF Farroupilha

Seleção de propostas de PD&I com instituições parceiras termina sexta (16)

Publicado em Terça, 13 de Agosto de 2024, 10h51 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Servidores do IFFar têm até sexta-feira, 16 de agosto, para submeter propostas de projetos voltados para Pesquisa Aplicada, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PD&I) com instituições parceiras demandantes.

livepdei notíciadestaque09072024

A seleção das propostas é regida pelo Edital nº 175/2024. Acesse o documento aqui.

O objetivo da seleção é fomentar o desenvolvimento de projetos executados entre o IFFar e instituições parceiras demandantes. As instituições parceiras podem ser empresas públicas ou privadas, organizações não governamentais (ONGs), associações sem fins lucrativos, cooperativas, escolas, entre outras, que demandem por soluções de problemas reais por meio de Pesquisa Aplicada.

Serão selecionadas, portanto, propostas submetidas por servidores efetivos do IFFar construídas a partir de demandas de instituições parceiras. As propostas devem ser submetidas até 16 de agosto. Além de ser servidor do IFFar, o proponente deve ter, no mínimo, título de mestre e currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq. As inscrições são realizadas pela internet através do SIGAA.

Os projetos aprovados no edital receberão financiamento para despesas de custeio/capital de até R$ 4 mil e para pagamento de bolsas. Cada projeto pode ter uma cota de bolsa de nível superior no valor de R$700 ou duas de iniciação tecnológica de nível médio no valor de R$300. A vigência das bolsas será de 10 meses.

Live Tira-Dúvidas

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFFar (PRPPGI) promoveu uma live tira dúvidas sobre o Edital nº 175/2024. A gravação pode ser assistida no canal da WebTV do IFFar no Youtube, por meio deste link.

Saiba mais

O desenvolvimento dos projetos de Pesquisa Aplicada propostos pelos servidores do IFFar a partir de demandas de instituições parceiras vai se dar em duas fases.

O Edital nº 175/2024 rege a primeira fase. Nela, são selecionadas propostas submetidas por servidores efetivos do IFFar a partir de demandas de instituições parceiras. É nesta fase que também é desenvolvida a proposta de solução para a situação demandada.

Na segunda fase do edital, a ser executada a partir de 2025 e regida por edital complementar, ocorrerá o desenvolvimento e a implementação da proposta apresentada.