Página inicial > Últimas Notícias > Campus Santo Ângelo promove palestras sobre ensino da computação
Notícias IF Farroupilha

Campus Santo Ângelo promove palestras sobre ensino da computação

Publicado em Quinta, 27 de Junho de 2024, 11h35 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O IFFar – Campus Santo Ângelo promoveu palestras sobre o ensino da computação na educação básica para alunos do curso de Licenciatura em Computação. As atividades ocorreram nos dias 13 e 14 de junho e estão disponíveis no Youtube.

palestrachristanbrackmannsantoângelo notícia27062024

Foto: professor Christian Brackmann ministra palestra para estudantes do Campus Santo Ângelo

As palestras foram ministradas pelo professor Christian Brackmann. O docente do IFFar – Campus Panambi socializou seus estudos, pesquisas e experiências na área do ensino da computação com a comunidade acadêmica do Campus Santo Ângelo.

As atividades ocorreram de forma presencial, mas foram gravadas e estão disponíveis no Youtube por meio deste link. Confira alguns dos temas tratados nas palestras:

• O campo profissional do licenciado em Computação;
  • O ensino da Computação no contexto global;
  • O contexto sociopolítico e cultural do licenciado em Computação;
  • Pensamento Computacional na Educação Básica utilizando exclusivamente atividades desplugadas (sem o uso de computadores);
  • O trabalho em parceria com o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB);
  • As ações relevantes construídas junto com o Ministério da Educação e Cultura, entre elas, o Complemento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): O Ensino da Computação na Educação Básica;
  • A obrigatoriedade do ensino da Computação no Brasil e os desafios dos licenciados em Computação.

As palestras foram coordenadas pela professora do Campus Santo Ângelo Eliane Felden, considerando as temáticas que hoje estão sendo desenvolvidas nas Práticas de Ensino da Computação (PeCCs).

De acordo com a docente, a atividade contribui com a construção da identidade profissional docente dos estudantes do IFFar. “É possível afirmar que foi um momento ímpar para a formação acadêmica, pelo dinamismo, entusiasmo e competência do professor Christian Brackmann”, descreveu Eliane Felden.

A atividade também contou com o apoio das professoras do Campus Santo Ângelo Marcele Ravasio, coordenadora do curso de Licenciatura em Computação, e Karlise Nascimento.

Ensino da computação na educação básica – o professor do Campus Panambi Christian Brackmann desenvolve pesquisa e trabalhos na área da computação, incluindo trabalhos sobre o ensino da computação e pensamento computacional desplugado. Confira algumas notícias sobre o tema publicadas no site do IFFar:

Secom – com informações do Campus Santo Ângelo (acesse o conteúdo original neste link)