Página inicial > Últimas Notícias > IFFar mantém IGC 4 nos indicadores de qualidade da educação superior
Notícias IF Farroupilha

IFFar mantém IGC 4 nos indicadores de qualidade da educação superior

Publicado em Quarta, 10 de Abril de 2024, 15h10 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Em uma escala que vai de 1 a 5, nota 4 é atribuída às instituições que têm desempenho superior ao que é exigido pelo MEC.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tornou público, no dia 2 deste mês, os resultados de três importantes indicadores que avaliam a qualidade da educação superior, o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

Esses indicadores são fundamentais para entender como está o desempenho dos estudantes e das instituições de ensino.

Por oito anos consecutivos, o Instituto Federal Farroupilha (IFFar) tem mantido uma classificação de nota 4 no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Isso é reflexo da qualidade dos cursos de graduação ofertados, considerando aspectos como infraestrutura, tecnologias, recursos e metodologias de ensino.

Essa conquista representa o resultado do bom desempenho dos investimentos em infraestrutura, tecnologia, recursos didáticos e metodologias de ensino. A estabilidade nesse patamar do IGC é fundamental para a credibilidade institucional, tanto para a continuidade dos estudos dos alunos quanto para sua inserção no mercado de trabalho.

Para a Diretora de Graduação do IFFar, Janete Maria De Conto, a manutenção do IGC 4 abre portas para diversas oportunidades, como a autonomia institucional, a participação em programas estudantis e oportunidades acadêmicas. O IFFar mantém sua autonomia para criar e autorizar novos cursos, expandir turmas e aumentar o número de alunos. Além disso, a instituição pode receber um maior aporte financeiro por parte do Ministério da Educação (MEC), participar de editais de apoio financeiro, como os de pesquisa e extensão, e se qualificar para programas estudantis, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e outras iniciativas do Governo Federal. Ter um IGC 4 proporciona mais oportunidades acadêmicas e fortalece a posição da instituição no cenário educacional.

A obtenção do IGC 4, pelo oitavo ano consecutivo, é motivo de reconhecimento para o IFFar, destacando seu comprometimento com a excelência acadêmica. O que reflete o esforço conjunto de toda a comunidade acadêmica, envolvendo servidores e estudantes.

FotoADM.jpeg

Foto:Curso de Administração no IFFar

Sobre os indicadores e os critérios de avaliação

O Índice Geral de Cursos (IGC) corresponde à média das notas do CPC ( Conceito Preliminar de Curso) e dos conceitos Capes dos cursos de programas de pós-graduação stricto sensu, ponderadas pelo número de matrículas nos diferentes níveis de ensino.

O Conceito Enade 2022, divulgado em outubro de 2023, foi crucial para o cálculo desses indicadores, como o CPC. No caso do IFFar, todos os sete cursos de graduação participantes do Enade 2022 obtiveram CPC satisfatórios, conforme demonstrado na tabela.

CPC Faixa

Frederico Westphalen

Júlio de Castilhos

Santo Augusto

Santa Rosa

São Vicente do Sul

Tecnologia em Gastronomia

São Borja

Tecnologia em Gestão Pública

São Vicente do Sul

3,0

A divulgação dos indicadores referentes ao ano de 2022 está disponível no site oficial do Inep.

Saiba mais sobre como funcionam os indicadores e a avaliação do IFFar em 2022 e 2023, nos seguintes links: