Página inicial > Últimas Notícias > Campus Santa Rosa inaugura laboratório de Informática
Notícias IF Farroupilha

Campus Santa Rosa inaugura laboratório de Informática

Publicado em Terça, 02 de Abril de 2024, 11h53 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Os alunos do eixo de Controle e Processos Industriais do IFFar - Campus Santa Rosa agora contam com um laboratório de informática, no prédio de Eletromecânica. Com a inauguração do novo espaço pedagógico, os estudantes têm a facilidade de integrar aulas práticas e teóricas.

SR_labInfo04.jpg

Foto: Autoridades fazem o corte de fita simbólico na abertura do laboratório.

Foi inaugurado, no dia 22 de março, o 4º Laboratório de Informática do Campus Santa Rosa, representando um passo importante para o avanço do eixo de Controle e Processos Industriais. Atualmente, o campus oferece o curso Técnico em Mecatrônica na modalidade integrada ao ensino médio, o Técnico em Eletromecânica Subsequente, e no próximo ano deve iniciar o curso superior de Tecnologia Mecatrônica Industrial.

A oferta da nova formação de nível superior vai aproveitar investimentos já realizados para a oferta dos cursos técnicos e proporcionar a verticalização da formação na área. De acordo com a diretora-geral, Analice Marchezan, há uma forte demanda do setor produtivo local por profissionais com essa habilitação.

O laboratório irá facilitar muito a dinâmica entre as aulas práticas e teóricas, pois está localizado junto aos outros laboratórios e salas de aula do prédio de Eletromecânica. A sala e está equipada com 37 computadores e projetor e teve o custo de R$ 262 mil. Os recursos para a compra dos equipamentos foram obtidos a partir de emenda do deputado federal Elvino Bohn Gass e recursos internos.

A cerimônia de inauguração contou com a presença da diretora-geral do Campus Santa Rosa, Analice Marchezan, do deputado Bohn Gass, servidores, estudantes.

Em sua fala, a diretora-geral, Analice Marchezan ressaltou que implantar novos espaços no campus é sempre uma alegria. “Todo o investimento em infraestrutura significa à instituição poder oferecer mais cursos, formar mais pessoas, proporcionar mais pesquisas e extensão, além de atender às demandas da comunidade”.

Já o deputado federal Elvino Bohn Gas fez uma fala ressaltando a importância de conhecermos a região em que estamos inseridos para garantir a oferta de educação pública e de qualidade comprometida com o desenvolvimento regional.

A aluna  da 1ª turma do Técnico em Mecatrônica, Amanda Marchiori, representou os estudantes e professores do eixo. Em sua fala, ela ressaltou a importância do laboratório para o desenvolvimento das atividades do curso. “Nas disciplinas que envolvem programação, como Microcontroladores e CLP, nós sempre estamos escrevendo código, testando nos equipamentos, e voltando para o computador para fazer ajustes”, contou a aluna, que também ressaltou os benefícios trazidos pelo novo espaço. “É um vai e vem constante, mas essencial para o aprendizado. Dessa forma, se torna extremamente importante para o curso, ter um laboratório de informática junto ao prédio da Mecatrônica para que os professores consigam realizar as aulas”.

Também estiveram presentes os vereadores Márcia Carvalho e Dado Silva,  o representante do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Sr. João Roque, equipe diretiva e professores do IFFar Campus Santa Rosa, entre outras autoridades.

SR_LabInfo04.b.jpg

Foto: Alunos, equipe diretiva e autoridades presentes posam para foto no Laboratório de Informática.

Ascom Campus Santa Rosa