Página inicial > Últimas Notícias > Live de abertura do IFFar Formação 2024 ocorre nesta quarta (20)
Notícias IF Farroupilha

Live de abertura do IFFar Formação 2024 ocorre nesta quarta (20)

Publicado em Terça, 19 de Março de 2024, 09h39 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A live intitulada “Mundo do Trabalho: diversidade, oportunidades e direitos” terá como convidado o professor Antonio Almerico Biondi de Lima (IFRB). A  transmissão acontece pela WebTV do IFFar, às 16 horas desta quarta-feira. O foco deste ano é aprofundar o entendimento sobre nossa identidade institucional e o papel dos Institutos Federais na educação brasileira.

Anexos:

A nova edição do IFFar Formação: conectando saberes e práticas inicia nesta quarta-feira, 20 de março, com uma live de abertura com a participação do professor adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Antonio Almerico Biondi de Lima, e está agendada para às 16h desta quarta-feira (o horário anterior das 14h do mesmo dia foi alterado por solicitação do palestrante convidado). O tema abordado será “Mundo do Trabalho: diversidade, oportunidades e direitos” e contará com a mediação da professora Patrícia Donicht, Pró-Reitora de Ensino do IFFar. Acompanhe a transmissão pela WebTV do IFFar por este link.

Novo Card.jpeg

O Programa IFFar Formação, do qual se origina o curso de mesmo nome, tem origem em um conjunto de ações de formação que se iniciaram em agosto de 2020, com o objetivo de promover o aprofundamento conceitual, tecnológico e didático-pedagógico para a implementação do Ensino Remoto na instituição durante a pandemia da Covid-19. A iniciativa se configura como uma estratégia que visa a capacitação contínua de servidores e estudantes.

Temática de 2024: Identidade, Currículo, Sujeitos e Inclusão

O foco deste ano é aprofundar o entendimento sobre nossa identidade institucional e o papel dos Institutos Federais na educação brasileira para capacitar a comunidade acadêmica e qualificar as ações do IFFar. Entre os temas, serão abordadas pautas como currículo para formação integral, características do ensino e aprendizagem na educação profissional e tecnológica, e a importância da inclusão. Confira o vídeo de boas-vindas que a Pró-Reitoria de Ensino produziu, o qual apresenta a proposta do curso.

Estrutura do Curso

O curso será oferecido no ambiente virtual Moodle do IFFar e será dividido em quatro módulos:

• 08/04/2024 – Abertura do Módulo 1: O Papel dos Institutos Federais na Educação Brasileira
  • 03/06/2024 – Abertura do Módulo 2: Currículo para Formação Integral
  • 05/08/2024 – Abertura do Módulo 3: Os Sujeitos e as Especificidades da Educação Profissional e Tecnológica (EPT)
  • 01/10/2024 – Abertura do Módulo 4: Incluir para Não Excluir

Certificação

O curso terá uma carga-horária total de 70 horas e é direcionado a servidores e estudantes do IFFar. A emissão de certificados aos concluintes ocorrerá após a finalização de todas as atividades previstas nos módulos.

Inscrição

A inscrição pode ser realizada pelo Moodle (neste link). Caso o servidor ou estudante não tenha cadastro no Moodle, é necessário cadastrar-se via formulário (neste link) até dia 30/04/2024 e então realizar a inscrição no curso até 29/05/2024. Estas e outras informações encontram-se no cronograma do curso, disponível em anexo.

Secom