Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do IFFar retomam aulas nesta segunda-feira (19)
Notícias IF Farroupilha

Estudantes do IFFar retomam aulas nesta segunda-feira (19)

Publicado em Sexta, 16 de Fevereiro de 2024, 12h56 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O ano letivo do IFFar inicia oficialmente na próxima segunda-feira (19), quando os estudantes retomam ou iniciam suas aulas. Todas as unidades do IFFar realizam atividades de recepção aos estudantes. Confira a programação de alguns campi.

Noticia VoltaAsAulas16022024

Em 2024, o ano letivo do IFFar vai de 19 de fevereiro a 13 de dezembro. O 1º semestre se encerra na primeira semana de julho, para cursos técnicos subsequentes e superiores, e na segunda, para técnicos integrados. Após o período de recesso acadêmico, o 2º semestre inicia no dia 29 de julho, para todas as modalidades. As datas e outras informações sobre o ano letivo estão dispostas no Calendário Acadêmico 2024 do IFFar, disponível aqui.

Tradicionalmente, as unidades organizam atividades de acolhida para os estudantes, envolvendo palestras, atividades de integração, visitas guiadas e apresentação da instituição, entre outras. Confira abaixo a programação de algumas unidades do IFFar:

Campus Jaguari

O Campus Jaguari vai dividir as atividades de integração entre os dias 19, 20, 21 e 23 de fevereiro. Do dia 19 ao dia 21, serão organizadas as recepções dos estudantes, divididos por ano e turma. No dia 23, será realizada uma confraternização envolvendo todas as turmas, tanto no Campus Jaguari, quanto no Centro de Referência de Santiago. Confira as datas e os horários das recepções na página da unidade.

Campus Júlio de Castilhos

O Campus Júlio de Castilhos terá atividades organizadas pelas coordenações dos cursos no dia 19 e, no dia 20, uma programação desenvolvida pela Coordenação de Assistência Estudantil (CAE). No dia 19, a programação ocorre nos turnos da tarde e da noite e inclui música ao vivo. Confira a programação completa na página da unidade.

Campus Panambi

O Campus Panambi vai recepcionar os estudantes antigos no dia 19 de fevereiro de manhã e de tarde, dependendo do turno em que ocorre cada curso. Para auxiliar o retorno, a unidade disponibilizou um Guia de Volta às Aulas. As informações para os alunos novos serão publicadas na página da unidade, na sexta-feira (16).

Campus Santo Augusto

O Campus Santo Augusto recebe os estudantes no dia 19 de fevereiro em dois turnos. Pela manhã, os estudantes do curso técnico integrado ao ensino médio participam de atividade de acolhida no Ginásio de Esportes, a partir das 8h. À noite, veteranos e calouros dos cursos superiores iniciam as aulas a partir das 19h. Os ingressantes do curso de bacharelado em Agronomia iniciam as aulas no dia seguinte (20), a partir das 7h50. Já os calouros da Licenciatura em Ciências Biológicas começam no dia 26 de fevereiro. Confira as informações completas no site do campus.

Campus Santo Ângelo

O Campus Santo Ângelo também dividiu a programação de recepção aos estudantes entre os dias 19 e 20 de fevereiro. As atividades ocorrem em diferentes horários e datas de acordo com os cursos. Confira a programação completa no site do campus.

Campus São Vicente do Sul

O Campus São Vicente do Sul vai receber os alunos ingressantes juntamente de seus familiares no dia 19 de fevereiro. No dia 21, será a vez dos veteranos. A unidade disponibilizou informações completas para o retorno às aulas no site.

Acompanhe a página do IFFar e as páginas dos campi para saber mais sobre o início do ano letivo 2024.

Manual do Estudante 2024 - A edição atual do Manual do Estudante do IFFar está disponível para download no Portal Institucional. O documento traz todas as informações institucionais necessárias para os alunos. Acesse.

Homenagem aos servidores - o IFFar vem realizando homenagens aos servidores que atuam há 15 anos ou mais na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. As atividades marcam os 15 anos da instituição, completados em 29 de dezembro de 2023, e, nos campi, também marcam o início do ano letivo 2024. Confira.

Vídeo da reitora – A reitora do IFFar, Nídia Heringer, gravou um vídeo destacando alguns dos temas que vão envolver a comunidade acadêmica no decorrer deste ano: os 15 anos dos Institutos Federais, a Consolidação e Expansão da Rede Federal, o Processo Eleitoral para Gestores do IFFar e os Jogos dos Institutos Federais da Região Sul. Confira destaques e acesse o vídeo completo neste link.