Página inicial > Últimas Notícias > IFFar obtém reconhecimento nacional no empreendedorismo
Notícias IF Farroupilha

IFFar obtém reconhecimento nacional no empreendedorismo

Publicado em Segunda, 20 de Novembro de 2023, 18h46 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O IFFar foi escolhido como o Instituto Federal mais empreendedor da região sul no Ranking IES Empreendedora 2023. Participaram do estudo 31 instituições da Rede Federal.

Anexos:

21NOV_Noticia IFFar empreendedorismo.png

O Ranking IES Empreendedora é elaborado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores – Brasil Júnior. A pesquisa é realizada a cada dois anos e envolve a aplicação de questionários entre estudantes e coleta de informações junto à gestão das instituições de ensino superior brasileiras participantes. O cerne da pesquisa envolveu as Incubadoras Tecnológicas, as Startups, as Empresas Juniores, o corpo de servidores e a estrutura Institucional.

A 5ª edição do Ranking foi a primeira a contemplar os Institutos Federais. Para isso, a metodologia foi adaptada e elaborou-se um índice específico para medir o empreendedorismo dessas instituições.

Entre 31 instituições da Rede Federal, o IFFar ficou na 10ª colocação, sendo o primeiro entre os IFs da região sul. Além dos IFs, também fazem parte da pesquisa 108 universidades públicas e privadas. O IFFar também figurou entre as 30 instituições que são consideradas apoiadoras do Movimento de Acessibilidade.

As pró-reitorias de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) e de Extensão (Proex) do IFFar, que atuaram diretamente na coleta dos dados do IFFar, avaliam que a colocação no ranking “representa um trabalho contínuo que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos e que envolve toda a comunidade acadêmica”. “Esse resultado indica que estamos trilhando um caminho empreendedor institucionalmente e que nossas ações e eventos condizem com a formação empreendedora dos nossos alunos”.

O resultado da pesquisa foi lançado na última sexta-feira (17), no Plenário da Câmara dos Deputados em Brasília. A sessão pode ser assistida neste link. Acesse o ranking completo nos anexos desta notícia.

Secom