Página inicial > Últimas Notícias > IFFar recebe secretário do Ministério do Desenvolvimento Agrário
Notícias IF Farroupilha

IFFar recebe secretário do Ministério do Desenvolvimento Agrário

Publicado em Sexta, 17 de Novembro de 2023, 17h33 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O secretário de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (Seab/MDA), Milton Fornazieri, visitou o IFFar nos dias 13 e 14 de novembro. O objetivo da visita foi a discussão de temas envolvendo a agricultura familiar e a possibilidade de parcerias no Campus Jaguari e na Reitoria do IFFar.

reuniãoseabmdareitoria notícia17112023

Foto: reunião realizada na Reitoria do IFFar com o secretário da Seab/MDA (à esq. da reitora, que está de vermelho, no centro da imagem)

A convite da direção do Campus Jaguari, Milton Fornazieri realizou uma visita oficial à unidade nos dias 13 e 14 de novembro. A programação do encontro contou com uma palestra ministrada por Milton Fornazieri com o tema “Agricultura Familiar e Ações Estratégicas do Seab/MDA” e reuniões com cooperativas, associações, sindicatos e trabalhadores ligados à Agricultura Familiar e com prefeitos e secretários de municípios da região.

No dia 14, foi realizada uma reunião com a comunidade acadêmica do Campus Jaguari. A pauta do encontro foi a possibilidade de parcerias entre o IFFar e a Seab/MDA para a realização de projetos e ações de fomento à formação e capacitação para agricultores familiares.

A abertura do encontro em Jaguari teve a participação da pró-reitora de Extensão do IFFar, Angela Marinho, representado a reitora do IFFar, do diretor-geral do Campus Jaguari, Ricardo Rodrigues, e do prefeito de Jaguari, Roberto Turchiello. Também estiveram presentes prefeitos e representantes dos municípios de Nova Esperança do Sul, Toropi, Itacurubi, São Pedro do Sul e Santiago.

seabmdaemjaguari notícia17112023

Foto: abertura de evento realizada no Campus Jaguari com o secretário da Seab/MDA

O secretário Milton Fornazieri este acompanhado do superintendente do MDA no Rio Grande do Sul, Milton Bernardes.

Secretário sinaliza possibilidade de acordo de cooperação com o IFFar

Na tarde do dia 14, Milton Fornazieri reuniu-se com a reitora do IFFar, Nídia Heringer, na Reitoria, em Santa Maria. No encontro, foram discutidas possíveis parcerias e colaborações técnicas entre o IFFar e a Seab/MDA para fortalecer a educação dos agricultores familiares na região do Vale do Jaguari. Nídia Heringer apresentou a instituição ao secretário e destacou os projetos de extensão voltados para a agricultura familiar desenvolvidos pelo IFFar.

miltonfornazieri notícia17112023

Foto: Milton Fornazieri, secretário da Seab/MDA, durante reunião na Reitoria do IFFar

Milton Fornazieri afirmou que sua visita ao IFFar o fez perceber o quanto os institutos federais estão envolvidos com a agricultura familiar e “o quanto é bom ver dentro da sala de aula filhos de agricultores familiares e assentados”. Para o secretário, o fato dessas pessoas estarem fazendo cursos técnicos nas áreas das ciências agrárias mostra o interesse delas em permanecerem em suas terras.

Como encaminhamento, o secretário do MDA sugeriu a construção de um acordo de cooperação técnica para, a partir disto, encontrar soluções para as demandas da instituição a partir de ações concretas. Algumas dessas ações poderiam, de acordo com Milton Fornazieri, trazer recursos financeiros para a instituição executar os seus projetos.

Milton Bernardes também participou da reunião na Reitoria do IFFar. O superintendente do MDA no RS elogiou a capacidade técnica de servidores docentes e TAEs do IF Farroupilha e o engajamento deles nas questões envolvendo a agricultura familiar. Também destacou que, dos 10 campi, oito têm vocação para atividades ligadas ao tema. Isso abre possibilidades para que a instituição estabeleça relações com o ministério de médio e longo prazo.