Página inicial > Últimas Notícias > IFFar participa da organização do VIII Encontro Nacional da Rede ODS Brasil
Notícias IF Farroupilha

IFFar participa da organização do VIII Encontro Nacional da Rede ODS Brasil

Publicado em Quinta, 16 de Novembro de 2023, 18h49 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O VIII Encontro Nacional da Rede ODS Brasil ocorreu nos dias 7 e 8 de novembro em Brasília. O IFFar participou do evento como coorganizador e apresentando a institucionalização da Agenda 2030.

encontroodsbrasil notícia16112023

A Rede ODS Brasil define-se como uma “coalização de instituições que têm como interesse comum a institucionalização da Agenda 2030”. Durante o VIII Encontro Nacional, instituições que estão incorporando a Agenda 2030, como o IFFar, puderam trocar experiências e planejar ações para 2024.

A Agenda 2030 é um plano estabelecido pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) que visa a constituição de um mundo melhor para todos os povos e nações. Ela estipula 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODSs) que abordam diversos desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas em todo o mundo.

O IFFar participou do VIII Encontro Nacional da Rede ODS Brasil através da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). A instituição esteve envolvida junto do Grupo de Trabalho Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), onde contribuiu com o engajamento institucional e a sistematização do planejamento visando a implementação da Agenda 2030 e dos ODSs.

Durante o evento, também foi apresentado um pôster mostrando as ações do IFFar para a institucionalização dos ODSs. Entre elas, destaca-se a inclusão desses objetivos como item obrigatório para o cadastro de todos os projetos no SIGA e nos editais de fomento às ações de extensão.

De acordo com a professora do IFFar Luciana Dalla Nora, que participou do Encontro, essa exigência “demonstra o comprometimento do IFFar em integrar os ODSs às ações de extensão, alinhando-se aos temas de geoconservação, biodiversidade, inclusão social, cultura, capacitação em tecnologia e educação, sustentabilidade na alimentação, eventos de disseminação do conhecimento e parcerias estratégicas”.

O IFFar também se esforça em ampliar a conscientização sobre os ODSs entre estudantes, servidores e comunidades através da integração desses princípios aos currículos, do incentivo de pesquisa e inovação alinhadas aos ODSs, do estabelecimento de parcerias estratégicas, como a co-fundação da Rede Gaúcha de Educação Superior (REGIES), e da promoção e participação em eventos como o Seminário Internacional de Extensão, Pesquisa e Educação para a Sustentabilidade (SIEPES).

Para a professora Luciana Dalla Nora, o recente recebimento do Selo ODS Educação pelo IFFar “demonstra o comprometimento do IFFar com a implementação efetiva dos ODSs”.

Saiba mais e veja a programação completa do VIII Encontro Nacional da Rede ODS Brasil neste link.

Secom