Página inicial > Últimas Notícias > Dirigentes de Institutos e Universidades cumprem agenda com governo federal
Notícias IF Farroupilha

Dirigentes de Institutos e Universidades cumprem agenda com governo federal

Publicado em Quinta, 19 de Janeiro de 2023, 13h58 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Em seus primeiros dias de governo, o Presidente Lula inicia diálogo com dirigentes de Institutos e Universidades Federais, além de entidades representativas, para ouvir reivindicações e apresentar ideias do governo para a educação.

Governo_IFS e Universidades_4.png

Foto: Reprodução TV Brasil.

Nesta manhã (19), o Presidente Lula se reuniu com reitores e reitoras de universidades e institutos federais no Palácio do Planalto para tratar dos planos do governo federal para a educação. O encontro teve início às 10h. Em seu discurso, destacou a necessidade de maior investimento em todos os níveis de ensino, da educação básica à superior, além da ciência, pesquisa e inovação. Também garantiu respeitar a autonomia universitária e estar aberto a ouvir as reivindicações dos dirigentes em reuniões anuais.

O Ministro da Educação, Camilo Santana, destacou o simbolismo do momento. Conforme o Ministro, o atual governo "abre as portas do palácio para o que há de mais importante nesse país, que é a educação". Santana colocou o MEC à disposição das instituições. Os discursos do Presidente da República e do Ministro foram transmitidos ao vivo pela TV Brasil no Youtube, neste e neste link.

"É um marco dialógico importantíssimo o Presidente, nos 15 primeiros dias úteis do governo, organizar espaço na agenda para escuta dos reitores e reitoras das instituições: sinaliza abertura para construção conjunta das pautas prioritárias e compromisso transparente com a educação pública", comenta a reitora do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), professora Nídia Heringer.

Por incompatibilidade de agenda, a dirigente não pôde participar presencialmente do encontro desta quinta-feira - e o convite enviado aos reitores e reitoras foi pessoal e intransferível, não permitindo outra representação do IFFar. Contudo, Nídia estará em Brasília para a Reunião Extraordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), agendada para os dias 25 e 26.

Primeira reunião entre Conif e novo governo

52635040857_0c31cb765d_c.jpg

Foto: Luis Fortes/MEC.

Na quarta-feira (18), a Diretoria do Conif reuniu-se com o Ministro da Educação e com o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Getúlio Marques, em Brasília. A pauta desse primeiro contato entre os conselheiros do Conif e a nova equipe do MEC foi norteada pela apresentação das prioridades do Colegiado e a busca pela retomada do protagonismo da Rede Federal na educação profissional do país.

O presidente do Conif, Claudio Alex Jorge da Rocha, aproveitou o encontro para apresentar a Rede Federal de uma maneira diferente para o ministro ao presenteá-lo com uma cesta com produtos desenvolvidos em alguns campi dos Institutos Federais. Todos os produtos são resultados diretos de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, tripé que sustenta e norteia as ações da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Secom, com informações do Conif