Página inicial > Últimas Notícias > Reditec 2022 inicia hoje (7) com transmissão online
Notícias IF Farroupilha

Reditec 2022 inicia hoje (7) com transmissão online

Publicado em Segunda, 07 de Novembro de 2022, 15h00 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Pela primeira vez desde a criação dos Institutos Federais, a 46° Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) 2022 acontece no Norte do país, em Belém do Pará, de 07 a 10 de novembro de 2022, no Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia.

reditec2022 notícia07112022

Com o tema “Povos e Identidades na Educação Profissional”, a Reditec é sediada este ano pelo Instituto Federal do Pará (IFPA). O evento é promovido pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), com patrocínio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), vinculado ao Ministério da Educação.

O objetivo da Reunião é falar sobre a inclusão na perspectiva do tratamento de realidades sociais, econômicas e humanas próprias de todas as regiões do Brasil. O evento contará com a participação de mais de 800 gestores, entre reitores, pró-reitores e diretores-gerais de campi das 41 instituições que compõem a Rede Federal. Serão realizados debates e reflexões do papel, do alcance e das proposições para a diversidade regional que caracteriza a Amazônia e o Brasil, percorrendo fases da gestão, desde o planejamento, passando pela execução e chegando ao acompanhamento/avaliação, costurados com o fio da inclusão social.

O evento traz uma extensa programação, com mesas redondas, programações culturais, fóruns, relatos de experiências exitosas e palestras. Embora o a Reditec seja presencial, parte das atividades pode ser acompanhada por toda a comunidade acadêmica, pelo canal do IFPA no YouTube.

Participação do IFFar na Reditec 2022

A reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, participa da 46ª Reditec acompanhada dos pró-reitores de Ensino, Extensão e Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, dos diretores gerais dos campi Jaguari, Panambi, Santa Rosa, Santo Ângelo, São Borja e São Vicente do Sul, e dos diretores de Gestão de Pessoas, de Tecnologia da Informação e de Relações Internacionais.

O IFFar também apresenta uma prática exitosa, inscrita na categoria "internacionalização". A experiência apresentada será Multiletramentos e Interação Linguística com Imigrantes Haitianos, realizada pelo Campus Santo Ângelo. O relato será transmitido pela internet, através do canal do IFPA no Youtube, no dia 11 de novembro, às 14h.

Sobre o tema “Povos e Identidades na Educação Profissional”

Com dimensões continentais, o Brasil é atravessado por variadas realidades, climas e histórias. Histórias de um povo marcado pela diversidade, que tem a cultura como a maior riqueza da nação. O Brasil é único em sua multiplicidade. De norte a sul, cada região apresenta particularidades sociais, econômicas e humanas, compondo um país diversificado não só em sua configuração física, mas também nos aspectos culturais, étnicos e políticos.

Os Institutos Federais (IFs) nascem da necessidade de dar sustentação a um Projeto Nacional, baseado na soberania, democracia e inclusão social. Este projeto exige uma instituição comprometida com as políticas públicas, capaz de produzir tecnologia e profissionais dispostos a serem protagonistas desse processo.

Nesse contexto, para contribuir com o desenvolvimento do país, se faz necessário compreender e considerar toda essa diversidade, é por isso que, em 2022, a Reditec traz como mote a inclusão, na perspectiva do tratamento das realidades próprias de todas as regiões do Brasil. E são esses aspectos que vão subsidiar as reflexões e proposições acerca da educação profissional, científica e tecnológica promovida pela Rede Federal.

Processo formativo

A proposta para 2022, é que os dirigentes da Rede Federal, motivados por essa temática, sejam mobilizados em debates e reflexões do papel, do alcance e das proposições para a diversidade regional que caracteriza a Amazônia e o Brasil. Dessa forma, a Reditec 2022 se constitui como um espaço para que os gestores repensem o processo formativo de suas instituições, percorrendo as fases da gestão, desde o planejamento, passando pela execução e chegando ao acompanhamento, costurados com o fio da inclusão social.

Programação REDITEC 2022 também pode ser acompanhada pela internet

Nos próximos dias, a Reditec poderá ser acompanhada não apenas pelo público presente no Hangar, mas também por toda a comunidade acadêmica, pelo canal do IFPA no YouTube. Toda a programação matutina, com mesas e palestras, além da conferência de abertura, o encerramento e, no período da tarde, experiências exitosas nas áreas de Ensino, Extensão, Internacionalização, Educação no Campo, Pesquisa & Inovação e Gestão.

Confira a programação que será transmitida online

Texto: equipe de comunicação da Reditec 2022 (texto adaptado pela Secom do IFFar, confira o conteúdo original nesse link)

Assunto(s):