Página inicial > Últimas Notícias > Inep divulga conceito Enade 2021 dos cursos do IFFar
Notícias IF Farroupilha

Inep divulga conceito Enade 2021 dos cursos do IFFar

Publicado em Quinta, 15 de Setembro de 2022, 17h13 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta segunda-feira (12), os resultados do Enade 2021 e de dois dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior, calculados com base no desempenho dos estudantes: o Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD).

enade2021 notícia15092022

O Conceito Enade é um indicador de resultado, calculado a partir dos desempenhos dos estudantes de cada curso de graduação avaliado.

O IDD é um indicador de processo e busca mensurar o valor agregado pelo curso à formação dos estudantes, considerando seus desempenhos no Enade contextualizados a partir de suas características na entrada da graduação, pela nota do Enem.

O Inep divulgou, de forma conjunta, os resultados do Enade, o perfil dos participantes, os microdados do exame, os relatórios síntese de área, de curso e de instituições de educação superior e as planilhas com os dados do Conceito Enade e do IDD.

Também no último dia 12, o Inep disponibilizou, no Sistema Enade, o Boletim de Desempenho Individual do Estudante, com acesso restrito ao participante.

A cada ano, o exame se dedica a um ano do ciclo avaliativo trienal, previsto na Portaria Normativa nº 840/2018. Em 2021, foram avaliados os cursos do Ano II, com participação dos estudantes concluintes dos seguintes cursos do IFFar:

Curso Grau Campus

Sistemas de Informação Bacharelado São Borja 2 2
Análise e Desenvolvimento de Sistemas Tecnologia São Vicente do Sul 3 2
Análise e Desenvolvimento de Sistemas Tecnologia Alegrete 2 3

Em dezembro deste ano, o Inep divulgará outros dois indicadores: o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

O CPC é o resultado de diferentes aspectos relativos aos cursos de graduação, como desempenho dos estudantes, valor agregado pelo curso, corpo docente, e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo. Os insumos que o constituem são provenientes da nota Enade, do IDD, do Questionário do Estudante (15%) e do Censo da Educação Superior (30%). Cursos com CPC 3, 4 ou 5 manterão seu conceito de reconhecimento ou de renovação de reconhecimento por mais um ciclo avaliativo de três anos, sem recebimento de visita in loco.

O IGC é resultado da avaliação das instituições de educação superior e corresponde à média das notas do CPC dos cursos de graduação e dos conceitos CAPES dos cursos de programas de pós-graduação stricto sensu das instituições, ponderadas pelo número de matrículas de cada curso.

Saiba mais

Neste ano, no Enade 2022, os cursos de Bacharelado em Administração, Tecnologia em Gastronomia e Tecnologia em Gestão Pública serão avaliados. A prova ocorre no dia 27 de novembro. As informações completas estão disponíveis neste link.