Página inicial > Últimas Notícias > IFFar irá ofertar cursos de capacitação para o exército brasileiro
Notícias IF Farroupilha

IFFar irá ofertar cursos de capacitação para o exército brasileiro

Publicado em Segunda, 15 de Agosto de 2022, 14h18 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Acordo de cooperação assinado entre Instituto Federal Farroupilha e 3ª Divisão do Exército (Comando Militar do Sul) vai proporcionar a certificação de jovens no serviço militar.

exercito 0.png

Foto: Reitora do IFFar, Nídia Heringer (centro), fala com o General Sérgio Luiz Tratz e com o Coronel André Portela Batista, da 3ª Divisão do Exército (à esq.).

Na manhã desta segunda-feira (15), o Instituto Federal Farroupilha assinou um acordo de cooperação técnica com a 3ª Divisão do Exército (Comando Militar do Sul) para a execução de projetos, programas e ações conjuntas. O principal objetivo é proporcionar a oferta de cursos presenciais e a distância, sobretudo de formação inicial e continuada (FIC), para turmas de oficiais temporários e efetivos do Comando. As ações vão iniciar na cidade de Santiago, onde o IFFar já oferta cursos de extensão de interesse do Exército, mas deverão se expandir para outras cidades.

O Diretor de Extensão, Alcionir Pazatto Almeida, explica que a parceria nasceu de uma necessidade do Exército de reconhecer saberes e habilidades adquiridas pelos oficiais durante o serviço militar. Isso porque, apesar de desenvolverem ofícios e competências, essas pessoas não recebem certificação. Isso pode dificultar a empregabilidade daqueles que optam por não seguir a carreira.

O interesse do Exército pelo IFFar para preencher essa lacuna surgiu a partir de ações desenvolvidas pelo Campus Jaguari e pelo Centro de Referência Santiago, destaca a Coordenadora de Extensão Tecnológica, Ana Carla dos Santos Gomes. São exemplos os cursos de extensão de Língua Espanhola para a prova de proficiência do exame DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira) e o de Boas Práticas em Serviços de Alimentação, ofertados em unidades do exército da região, além da participação de estudantes militares nos cursos técnico e FIC voltados à implantação de usinas fotovoltaicas.

Conforme a coordenadora, as tratativas dessa parceria começaram em 2019. Para ela, a assinatura do convênio é um grande passo para as duas instituições. Os próximos meses serão de organização para o início das atividades em 2023. Uma próxima reunião, em Santiago, vai discutir quais cursos poderão ser ofertados, conforme demandas do Exército e possibilidades do IFFar.

O acordo foi assinado pela reitora do IFFar, Nídia Heringer, pelo Diretor de Extensão, Alcionir Pazatto Almeida, pelo General Sérgio Luiz Tratz e pelo Coronel André Portela Batista, da 3ª Divisão do Exército. Também estiveram presentes no ato de celebração a Diretora de Educação a Distância, Raquel Lunardi; o Coordenador do Centro de Referência Santiago, Marco Malheiros, representando o Campus Jaguari; o Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Carlos Lehn; a Coordenadora de Extensão Tecnológica, Ana Carla dos Santos Gomes; e a Chefe de Gabinete, Dalva Pillar.

O acordo de cooperação técnica tem o prazo de 60 meses.

11.png

Foto: no centro, reitora do IFFar Nídia Heringer. À direita: Diretor de Extensão, Alcionir Pazatto Almeida; Coordenadora de Extensão Tecnológica, Ana Carla dos Santos Gomes; Diretora de Educação a Distância, Raquel Lunardi. À esquerda: General Sérgio Luiz Tratz e Coronel André Portela Batista, da 3ª Divisão do Exército.