Página inicial > Últimas Notícias > Carta em defesa do Estado Democrático de Direito é lida na reunião do Conif
Notícias IF Farroupilha

Carta em defesa do Estado Democrático de Direito é lida na reunião do Conif

Publicado em Quinta, 11 de Agosto de 2022, 11h27 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Documento, lido por reitores e reitoras da Rede Federal nesta manhã em Petrolina (PE), reforça legitimidade do processo eleitoral e repudia retrocessos.

Anexos:

conif_1.png

Foto: Departamento de Comunicação e Eventos da Reitoria do IFSertão-PE

Na manhã desta quinta-feira (11), durante a 113ª Reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), reitores e reitoras de Institutos Federais fizeram a leitura da "Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito".

O documento, que conta com mais de 900 mil assinaturas, é de iniciativa da Faculdade de Direito da USP e faz referência aos 45 anos da "Carta aos Brasileiros", de 1977, quando um movimento denunciou a ilegitimidade do governo militar. O ato ocorre concomitantemente a outros atos marcados em todo o país para reafirmar o respeito às eleições e repudiar retrocessos.

No ato durante a reunião do Conif, o presidente do Conselho, Claudio Alex Jorge da Rocha, contextualizou a importância desse momento para o país. A seguir, a leitura foi feita em trechos, cada trecho por um reitor ou reitora de uma região do Brasil: Norte – Rosana Cavalcante (IFAC); Nordeste - Maria Leopoldina (IFSertão-PE); Centro-Oeste - Oneida Cristina (IFG); Sudeste - Jefferson Manhães (IFF); e Sul - Odacir Antônio Zanatta (IFPR).

A reunião do Conif é realizada em Petrolina (PE) e sediada pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertão-PE). A reitora do IFFar, Nídia Heringer, participa de forma virtual.

Confira a carta no arquivo anexo a esta notícia.

WhatsApp Image 2022-08-11 at 11.10.52 (1).jpeg

Foto: leitura da carta foi dividida entre reitores e reitoras que representaram as cinco regiões do país.

WhatsApp Image 2022-08-11 at 11.34.02 (2).jpeg

Foto: carta também foi lida nesta manhã por estudantes no Campus São Borja do IFFar.

Secom