Página inicial > Últimas Notícias > IFFar participa de lançamento do Comitê pelo Meio Ambiente
Notícias IF Farroupilha

IFFar participa de lançamento do Comitê pelo Meio Ambiente

Publicado em Sexta, 29 de Julho de 2022, 14h30 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Na solenidade, reitora do IFFar destacou o papel do Comitê para aproximar instituições e população em prol de um compromisso comum.

nidia_teste.png

Foto: captura de tela da transmissão ao vivo.

Compromisso permanente com o futuro: esse é o slogan do Comitê pelo Meio Ambiente, lançado na manhã desta sexta-feira (29) em Santa Maria, com participação do Instituto Federal Farroupilha. Trata-se de uma iniciativa conjunta entre órgãos públicos, instituições de Ensino Superior e sociedade civil organizada para discutir ações e iniciativas práticas que promovam mudanças comportamentais e tornem o tema ambiental prioritário e urgente para o município.

O objetivo da solenidade de lançamento foi apresentar a proposta à comunidade e buscar novas adesões para contribuir com a iniciativa. A reitora do IFFar, Nídia Heringer, discursou na abertura. De início, destacou o atual momento “de maturidade e diálogo” entre diferentes instituições e esferas do município. Segundo ela, “uma cidade que se reúne para dialogar sobre os problemas com certeza está imbuída de propósitos sociais e compromissos duradouros”.

Heringer enfatizou a imperatividade da pauta ambiental em nível global ao mencionar a Agenda 2030, por meio da qual estados membros da ONU se comprometem com metas para o desenvolvimento sustentável. Com esse gancho, enalteceu a iniciativa local de criar o Comitê pelo Meio Ambiente. "Ao mesmo tempo em que é importante que as nações se reúnam, a gente sabe que é na casa da gente, na rua da gente, na cidade da gente que começam as pequenas transformações que poderão fazer a sociedade do futuro ser diferente”, declarou. Assim, a reitora desejou que a data seja o “marco de uma iniciativa que deixe legados, mas que sobretudo aproxime instituições e a população para ações e um compromisso comum”.

Neste contexto, Nídia Heringer reafirmou o papel educativo e social do IFFar na formação e na articulação com o território em que se insere. Como exemplo, citou o trabalho do Núcleo de Gestão e Educação Ambiental (NUGEA), presente em todos os campi, que tem como objetivo pautar a temática ambiental em seus diferentes eixos, envolvendo as comunidades locais.

Além do IFFar, o Comitê pelo Meio Ambiente é formado pelo Grupo Diário, prefeitura de Santa Maria, Câmara de Vereadores de Santa Maria, UFSM e Universidade Franciscana (UFN). A Coordenadora de Extensão Tecnológica, Ana Carla dos Santos Gomes, representa o Instituto Federal Farroupilha no grupo.

A solenidade foi seguida de uma palestra com o ambientalista Claudio Langone. O evento foi transmitido ao vivo pelo Grupo Diário por meio da Rádio CDN (93.5 FM), TV Diário (canais 526 e 26 da Claro Net) e live no Facebook

Secom, com informações do Diário de Santa Maria