Página inicial > Últimas Notícias > IFFar seleciona membros para as Comissões de Heteroidentificação
Notícias IF Farroupilha

IFFar seleciona membros para as Comissões de Heteroidentificação

Publicado em Sexta, 10 de Junho de 2022, 12h40 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O IFFar abriu seleção para membros das Comissões de Verificação (Heteroidentificação) de Candidatos Autodeclarados Pretos/Pardos nos Processos Seletivos 2023. O período de inscrições vai de 08 a 20 de junho.

seleçãoheteroid notícia10062022

Podem se inscrever na seleção servidores do IFFar (docentes e tecnicos-administrativos), estudantes maiores de 18 anos e membros da sociedade civil com atuação ligada ao tema étnico-racial (associações, confederações, conselhos, movimentos organizados, etc).

As inscrições devem ser realizadas de 08 a 20 de junho através deste link. Para participar, os candidatos devem estar atentos às informações dispostas no Edital nº 201/2022, que rege a seleção.

As Comissões de Heteroidentificação do IFFar serão responsáveis por verificar e validar a autodeclaração étnico-racial dos candidatos aos processos seletivos do IFFar. A autodeclaração é o documento que os candidatos preenchem e assinam ao concorrer pela reserva de vagas étnico-racial previstas na Política de Ações Afirmativas do IFFar.

A atuação das comissões dos campi resume-se em observar o fenótipo do candidato, marcados pelo conjunto de traços negroides (relativamente à cor da pele - preta ou parda da população negra, dentre outros aspectos físicos), critérios em consonância com o estabelecido no artigo IV da Lei nº 12288/2010 (Estatuto da Igualdade Racial). Na Reitoria, a comissão vai analisar eventuais recursos aos pareceres das comissões dos campi.

Os membros selecionados vão participar de formação, oficina ou curso sobre a temática (será disponibilizada pelo IFFar uma formação, em formato virtual e assíncrono, com carga horária de 2h e reunião de instrução sobre procedimentos, também em formato virtual e assíncrono, com duração de 1h).

De acordo com a Coordenação de Ações Inclusivas do IFFar, o procedimento de heteroidentificação "é uma forma de fiscalização da política pública de ação afirmativa e se fez necessário para combater desvios das reservas de vagas ou fraudes. É mais um mecanismo que garante a efetividade da política pública".