Página inicial > Últimas Notícias > IFBA sedia Fóruns de Ensino, Pesquisa e Extensão do Conif
Notícias IF Farroupilha

IFBA sedia Fóruns de Ensino, Pesquisa e Extensão do Conif

Publicado em Terça, 26 de Abril de 2022, 16h00 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Os Fóruns de Ensino, Pesquisa e Extensão da Rede Federal da Rede Federal ocorrem de hoje (26) até sexta-feira no Instituto Federal da Bahia (IFBA). Os três eventos reúnem cerca de 100 gestores(as) da Rede Federal. A reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, representou o Conif durante a abertura dos eventos.

noticia forunsredefederalIFBA26042022

Foto: reitora do IFFar (no centro, com o microfone) fala durante abertura dos fóruns da Rede Federal no IFBA

O evento sediado pelo IFBA integra o Fórum dos Dirigentes de Ensino (FDE), o Fórum dos Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Forpog) e o Fórum de Pró-Reitores de Extensão (Forproext) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O pró-reitor de Ensino do IFBA, Jancarlos Lapa, explica que haverá pautas em comum que serão discutidas conjuntamente pelos três fóruns. Entre os temas que irão pautar o diálogo entre os(as) dirigentes de Ensino e os(as) gestores(as) da Extensão estão a utilização do recurso da Assistência Estudantil para pagamento de bolsas de Extensão, permanência e êxito, a curricularização da Extensão e a “natureza e identidade do trabalho docente (Portaria 983)” – este último envolverá também a interlocução com o Forpog, único dos três eventos que termina no dia 28.

A pauta do FDE inclui ainda temas como a formação inicial de professores(as), a realização de Seminário Nacional de Formação de Professores na Rede Federal, os desafios e possibilidades do Ensino no contexto da pandemia, entre outros.

Assuntos especificamente relacionados à pesquisa, pós-graduação inovação compõem a pauta da programação do Forpog programada para os dias 26 e 27 de abril. Entre eles, o GT de Construção de Diretrizes para especialização em rede e Modelo de PPC da Rede Federal, a necessidade de parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre o ensino semipresencial na pós-graduação e o debate sobre a metodologia a ser empregada na apresentação da Rede Federal à Capes.

Conext 2022 - O Forproext acontecerá de forma concomitante ao I Congresso de Extensão da Rede Federal (Conext 2022), que vai contar com a participação presencial e remota de palestrantes da Rede Federal e terá transmissão pelo Youtube, através do canal do evento.

Secom - com informações da Assessoria de Comunicação do IFBA