Página inicial > Últimas Notícias > Depoimento de egressa: da licenciatura em Ciências Biológicas ao mestrado
Notícias IF Farroupilha

Depoimento de egressa: da licenciatura em Ciências Biológicas ao mestrado

Publicado em Sexta, 11 de Fevereiro de 2022, 08h05 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Formada em 2021, com apenas 22 anos, Maria Carine hoje é mestranda em Botânica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Foto: arquivo pessoal

Maria Carine Nunes da Silva, 22 anos, egressa da Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Júlio de Castilhos, tem uma trajetória no IFFar marcada pela docência, pela pesquisa e pela representação estudantil. De 2018 a 2019, ela foi bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) e, nos anos seguintes, fez parte do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas (NPCBio). A última experiência despertou o interesse por plantas e pela pesquisa, e no final de 2021, recebeu a notícia da aprovação no Mestrado em Botânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Para ela, as vivências no IFFar foram fundamentais para a realização deste sonho. “A formação que recebi no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas com certeza foi essencial para minha aprovação, com aulas teóricas e práticas, que mesmo em meio a pandemia puderam ser muito bem aproveitadas. Igualmente, preciso mencionar a grande contribuição que meus professores do curso tiveram nessa conquista, oferecendo apoio e incentivo constantes”, destaca.

Além disso, ao longo dos quatro anos de curso, Maria Carine participou do Diretório Acadêmico (2018-2021), do Colegiado de Curso da Licenciatura em Ciências Biológicas (2020-2021) e do Conselho Superior do IFFar (2019-2021). “Tive a honra de representar meus colegas de curso e de campus, ajudando a tomar decisões importantes para o funcionamento do Instituto”, lembra a mestranda.

Confira abaixo o depoimento que ela nos enviou sobre a sua experiência como estudante do IFFar.

Depoimento da egressa Maria Carine Nunes da Silva

Meu nome é Maria Carine Nunes da Silva, tenho 22 anos, sou formada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo IFFar Campus Júlio de Castilhos, onde estudei de 2018 a 2021.
Inicialmente, optei por fazer minha graduação no IFFar por ser uma instituição pública e que ofertava o curso de meu interesse: Ciências Biológicas. Não possuía muitas referências do Instituto, uma vez que nenhum dos campi está localizado próximo da minha cidade de origem. Hoje, já formada, vejo o quanto essa escolha foi assertiva, considerando todas as oportunidades de aprendizado e crescimento que tive durante minha graduação, sendo representante estudantil, participando de projetos e eventos.

No decorrer dos quatro anos de curso, fui integrante do Diretório Acadêmico (2018-2021) e do Colegiado do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (2020-2021), além de membro do Conselho Superior do IFFar (2019-2021), onde tive a honra de representar meus colegas de curso e de campus, ajudando a tomar decisões importantes para o funcionamento do Instituto.

A partir do segundo semestre participei como bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência, o PIBID, (2018-2019). Essa experiência logo no início do curso contribuiu enormemente para minha formação docente, permitindo que eu desenvolvesse diversas habilidades necessárias para atuação profissional como professora, colaborando também com o meu desempenho nos estágios curriculares ao longo do curso.

Chegando ao fim minha experiência no PIBID, tive oportunidade de ingressar na iniciação científica, como membro do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas, o NPCBio, (2020-2021). Realizando estudos com o grupo de pesquisa desenvolvi interesse por plantas, e cheguei a apresentar um resumo da minha pesquisa com bromélias no Congresso Nacional de Botânica em 2021, além de participar de outros eventos de divulgação científica a nível regional.

Minha experiência com a pesquisa foi tão enriquecedora que optei por continuar trabalhando com plantas e com pesquisa científica, me inscrevendo assim, para seleção de Mestrado em Botânica, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A formação que recebi no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas com certeza foi essencial para minha aprovação, com aulas teóricas e práticas, que mesmo em meio a pandemia puderam ser muito bem aproveitadas. Igualmente, preciso mencionar a grande contribuição que meus professores do curso tiveram nessa conquista, oferecendo apoio e incentivo constantes. Estou muito contente com a aprovação, é o início da realização de um sonho e também o início de uma grande e desafiadora trajetória que tenho para percorrer.

Para finalizar, ressalto a importância que o IFFar teve na minha vida, oferecendo-me não somente uma formação profissional, como também uma série de oportunidades que me fizeram crescer como estudante e como pessoa, apresentando-me novas perspectivas e abrindo caminhos que eu nem imaginava antes de iniciar minha graduação. Sou muito feliz e grata por tudo que vivi nesses quatro anos dentro do IFFar e sempre que tiver oportunidade pretendo voltar a fazer parte dessa instituição.

Depoimento enviado por e-mail em janeiro de 2022.

Confira mais histórias no Portal de Egressos do IFFar.

Egresso ou egressa do IFFar: como a educação pública, gratuita e de qualidade do IFFar impactou em sua trajetória acadêmica e/ou profissional? Queremos conhecer sua história!

Escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e faça parte de nossa série sobre egressos e egressas.

Assunto(s):